segunda-feira, 18 de junho de 2012

A Simbologia do Chofar

Chofar é um instrumento feito de chifre de carneiro, seu nome é derivado do hebraico (shôphâr), que significa trombeta ou buzina.

Foi utilizado na Bíblia pelos hebreus para anunciar:
- guerras;
- fazer um chamado para o arrependimento;
- anunciar a voz de DEUS;
- proclamar um rei ou pessoa importante que estaria entrando em um determinado local.

O chofar tem diversas formas e tamanhos e, entre outras funções, atualmente é utilizado para adorar a Deus e lembrar a volta de Jesus. Mesmo diante de tanta modernidade, a reverência ao significado dos sons emitidos continua sendo tradicional, fazendo diferença na vida espiritual de quem toca e ouve o sagrado instrumento.

Significados dos toques do chofar

Tekiáh - longo/curto: usado para festas e para adoração. O Tekiáh também dá uma mensagem que relata o ensino bíblico da separação entre o homem e seu Criador.

Shevarim - 3 toques Tekiáh: usado para anunciar a entrada de um rei e levar o povo ao arrependimento e à santidade. Esse toque também expressa a alegria interior no meio das aflições do mundo, com a certeza de que o reino dos céus será implantado em toda a terra. Toda vez que o Shevarim é tocado, é reafirmada a fé no retorno e na entrada do Messias.

Teruah - 1 Tekiáh seguido de 9 Stacato (toques breves): usado para a guerra e para chamar o povo ao arrependimento e à tristeza pelos pecados cometidos.

Tekiáh Gedolahi - 1 Tekiáh longo (o grande toque): usado para anunciar o juízo de Deus e simbolizar também a alegria, pois o Senhor perdoou os pecados do povo e por isso o homem se tornou livre para adorá-lo.

FONTE: Enfoque Gospel (Diane Duque)