quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mulheres na História do Mundo

1792 - Inglaterra - Mary Wolstonecraft escreve um dos grandes clássicos da literatura feminista – A Reivindicação dos Direitos da Mulher – onde defendia uma educação para meninas que aproveitasse seu potencial humano.
1822 – Brasil - A Arquiduquesa da Áustria e Imperatriz do Brasil, Maria Leopoldina Josefa Carolina, exerce a regência, na ausência de D. Pedro I, que se encontrava em São Paulo. A imperatriz envia-lhe uma carta, juntamente com outra de José Bonifácio, além de comentários de Portugal criticando a atuação do marido e de dom João VI. Ela exige que D. Pedro proclame a independência do Brasil e, na carta, adverte: "O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece".
1827 – Brasil - Surge a primeira lei sobre educação das mulheres, permitindo que freqüentassem as escolas elementares; as instituições de ensino mais adiantado eram proibidas a elas.
1857 - Estados Unidos - No dia 8 de março, em uma fábrica têxtil, em Nova Iorque, 129 operárias morrem queimadas numa ação policial porque reivindicaram a redução da jornada de trabalho de 14 para 10 horas diárias e o direito à licença-maternidade. Mais tarde foi instituído o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, em homenagem a essas mulheres.
1879 – Brasil - As mulheres têm autorização do governo para estudar em instituições de ensino superior; mas as que seguiam este caminho eram criticadas pela sociedade.
1885 – Brasil - A compositora e pianista Chiquinha Gonzaga estréia como maestrina, ao reger a opereta "A Corte na Roça". É a primeira mulher no Brasil a estar à frente de uma orquestra.
1887 – Brasil - Formou-se a primeira médica no Brasil: Rita Lobato Velho. As pioneiras tiveram muitas dificuldades em se afirmar profissionalmente e algumas foram ridicularizadas.
1893 - Nova Zelândia - Pela primeira vez no mundo, as mulheres têm direito ao voto.
1917 – Brasil - A professora Deolinda Daltro, fundadora do Partido Republicano Feminino em 1910, lidera uma passeata exigindo a extensão do voto às mulheres.
1920 - EUA - Sufrágio feminino.
1923 – Japão - As atletas femininas ganham o direito de participarem das academias de artes marciais.
1928 – Brasil - O Governador do Rio Grande do Norte, Juvenal Lamartine, consegue uma alteração da lei eleitoral dando o direito de voto às mulheres. Elas foram às ruas, mas seus votos foram anulados. No entanto, foi eleita a primeira prefeita da História do Brasil: Alzira Soriano de Souza, no município de Lages - RN.
1932 – Brasil - Getúlio Vargas promulga o novo Código Eleitoral, garantindo finalmente o direito de voto às mulheres brasileiras. A primeira atleta brasileira a participar de uma Olimpíada, a nadadora Maria Lenk, de 17 anos, embarca para Los Angeles. É a única mulher da delegação olímpica.
1933 – Brasil - Nas eleições para a Assembléia Constituinte, são eleitos 214 deputados e uma única mulher: a paulista Carlota Pereira de Queiroz.
1937/1945 – Brasil - O Estado Novo criou o Decreto 3199 que proibia às mulheres a prática dos esportes que considerava incompatíveis com as condições femininas tais como: "luta de qualquer natureza, futebol de salão, futebol de praia, pólo, pólo aquático, halterofilismo e beisebol". O Decreto só foi regulamentado em 1965.
1945 - A igualdade de direitos entre homens e mulheres é reconhecida em documento internacional, através da Carta das Nações Unidas.
1948 - Depois de 12 anos sem a presença feminina, a delegação brasileira olímpica segue para Londres com 11 mulheres e 68 homens. Neste ano, a holandesa Fanny Blankers-Keon, 30 anos, mãe de duas crianças, foi a grande heroína individual da Olimpíada, superando todos os homens ao conquistar quatro medalhas de ouro no atletismo.
Declaração Universal dos Direitos Humanos
1949 - São criados os Jogos da Primavera, ou ainda "Olimpíadas Femininas". No mesmo ano, a francesa Simone de Beauvoir publica o livro "O Segundo Sexo", no qual analisa a condição feminina.
1951 - Aprovada pela Organização Internacional do Trabalho a igualdade de remuneração entre trabalho masculino e feminino para função igual.
1960 – Brasil - Grande tenista brasileira, a paulista Maria Esther Andion Bueno torna-se a primeira mulher a vencer os quatros torneios do Grand Slam (Australian Open, Wimbledon, Roland Garros e Us Open). Conquistou, no total, 589 títulos em sua carreira.
1974 – Argentina - Izabel Perón torna-se a primeira mulher presidente.
1975 – Argentina - Ano Internacional da Mulher. A ONU promove a I Conferência Mundial sobre a Mulher, na Cidade do México. Na ocasião, é criado um Plano de Ação.
1979 – Brasil - Eunice Michilles, então representante do PSD/AM, torna-se a primeira mulher a ocupar o cargo de Senadora, por falecimento do titular da vaga. A equipe feminina de judô inscreve-se com nomes de homens no campeonato sul-americano da Argentina. Esse fato motivaria a revogação do Decreto 3.199.
1980 – Brasil - Recomendada a criação de centros de autodefesa, para coibir a violência contra a mulher. Surge o lema: "Quem ama não mata".
1983 – Brasil - Surgem os primeiros conselhos estaduais da condição feminina (MG e SP), para traçar políticas públicas para as mulheres. O Ministério da Saúde cria o PAISM - Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, em resposta à forte mobilização dos movimentos feministas, baseando sua assistência nos princípios da integralidade do corpo, da mente e da sexualidade de cada mulher.
1983 - Estados Unidos - Sally Ride é a primeira mulher astronauta. Voou na nave espacial Challenger.
1985 – Brasil - Surge a primeira Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher - DEAM (SP) e muitas são implantadas em outros estados brasileiros. Ainda neste ano, com a Nova República, a Câmara dos Deputados aprova o Projeto de Lei que criou o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.
1985 - É criado o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), em lugar do antigo Fundo de Contribuições Voluntárias das Nações Unidas para a Década da Mulher.
1987 – Brasil - Criação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro - CEDIM/RJ, a partir da reivindicação dos movimentos de mulheres, para assessorar, formular e estimular políticas públicas para a valorização e a promoção feminina.
1988 – Brasil - Através do lobby do batom, liderado por feministas e pelas 26 deputadas federais constituintes, as mulheres obtêm importantes avanços na Constituição Federal, garantindo igualdade a direitos e obrigações entre homens e mulheres perante a lei.
1990 – Brasil - Eleita a primeira mulher para o cargo de senadora: Júnia Marise, do PDT/MG.
1993 – Brasil - Assassinada Edméia da Silva Euzébia, líder das Mães de Acari, o grupo de nove mães que ainda hoje procuram seus filhos, 11 jovens da Favela de Acari (RJ), seqüestrados e desaparecidos em 1990.
1993 - Ocorre, em Viena, a Conferência Mundial de Direitos Humanos. Os direitos das mulheres e a questão da violência contra o gênero recebem destaque, gerando assim a Declaração sobre a eliminação da violência contra a mulher.
1994 – Brasil - Roseana Sarney é a primeira mulher eleita governadora de um estado brasileiro: o Maranhão. Foi reeleita em 1998.
1996 – Brasil - O Congresso Nacional inclui o sistema de cotas, na Legislação Eleitoral, obrigando os partidos a inscreverem, no mínimo, 20% de mulheres nas chapas proporcionais.
1996 – Brasil - A escritora Nélida Piñon é a primeira mulher a ocupar a presidência da Academia Brasileira de Letras. Exerce o cargo até 1997 e é membro da ABL desde 1990.
1997 – Brasil - As mulheres já ocupam 7% das cadeiras da Câmara dos Deputados; 7,4% do Senado Federal; 6% das prefeituras brasileiras (302). O índice de vereadoras eleitas aumentou de 5,5%, em 92, para 12%, em 96.
1998 – Brasil - A Senadora Benedita da Silva é a primeira mulher a presidir a sessão do Congresso Nacional.
2001 – Alemanha - A alemã Jutta Kleinschmidt é a primeira mulher a vencer o Rali Paris-Dakar, na categoria carros. Considerada a prova mais difícil do planeta - seu desafio é atravessar o deserto - Kleinschmidt, com essa vitória, faz juz à força feminina, presente em todas as atividades do mundo atual. Em 23 anos de disputa, jamais uma mulher havia ganho nessa competição.
2003 – Brasil - Marina Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT) do Acre, reeleita senadora com o triplo dos votos do mandato anterior, assume o Ministério do Meio Ambiente do governo Lula no dia 1º de janeiro de 2003. Em seu discurso de posse, disse: "Não acho que devemos nos render à lógica do possível. O possível é feito para não se sair do lugar".
2010 – Brasil – Posse de Dilma Roussef nossa 1ª presidente

Fonte: IBGE

Marcha para Jesus - O que é?

Atendendo aos pedidos segue informações sobre a "Marcha para Jesus", usei as perguntas que me enviaram ou que sempre fazem:


 1 - O que é a Marcha para Jesus? 
A Marcha para Jesus é um evento internacional e interdenominacional, ou seja, é realizado por diversas denominações evangélicas e ocorre anualmente em milhares de cidades pelo mundo. Vários católicos por amor a Jesus também participam da marcha.

2 - Como surgiu? 
Foi criada em Londres, em 1987, com nome de "City March", chegou ao Brasil, através da iniciativa de lideranças evangélicas, principalmente da Igreja Renascer e de outras igrejas neopentecostais, apoiada também por igrejas tradicionais e pentecostais. Entre 1994 e 2000 foi realizada como um evento global, ocorrendo em cerca de 170 países na mesma data. Em todas cidades a Marcha para Jesus reúne multidões.

3 - Qual a maior Marcha para Jesus em quantidade de vidas hoje? 
A maior Marcha para Jesus é realizada na cidade de São Paulo e reúne anualmente 4 milhões de pessoas. Além de São Paulo, centenas de cidades pelo mundo e no Brasil, incluindo as capitais do país, possuem a sua edição da Marcha para Jesus. Fazendo parte do calendário oficial de diversas cidades, conta com a participação de trios elétricos de diversas comunidades e igrejas cristãs, envolvendo diversas denominações. Em setembro de 2009 o presidente Lula sancionou a lei da Marcha. Tornando-a oficial no país.

4 - Quando foi a 1ª Marcha para Jesus no mundo? 
A 1ª Marcha para Jesus aconteceu em 1987 em Londres, no (Reino Unido), e foi fundada pelo pastor Roger Forster, pelo cantor e compositor Graham Kendrick, Gerald Coates e Lynn Green. A expectativa inicial de 5 mil pessoas foi largamente superada pela presença de 15 mil vidas, motivando a realização de um novo evento. Em 1990, a Marcha para Jesus já havia se espalhado por 49 cidades em todo o Reino Unido e também em Belfast (capital da Irlanda), onde 6 mil católicos e protestantes se reuniram. A estimativa foi de cerca de 200 mil vidas. A Marcha para Jesus logo se expandiu para os demais continentes.

5 - Quando começou no Brasil? 
Em 1993 o evento foi realizado pela 1ª vez no Brasil. 
A 1ª edição do evento levou cerca de 350 mil pessoas às ruas de São Paulo, com destino ao Vale do Anhangabaú, onde ocorreu um show gospel. Em 2008 a Marcha reuniu 3 milhões de pessoas segundo a  Polícia Militar e em 2009, no dia 2 de novembro, foi de 4 Milhões de Pessoas, este ano em São Paulo, que é a maior do mundo como escrito acima reuniu 5 milhões de vidas.

6 - Quando começou em Petrópolis?
Há 10 anos atrás mas foi em 2004 que ela foi instituída como lei municipal e tomou o formato que tem hoje. Lei nº 6.081 de 06 de janeiro de 2004.
Sempre realizada pelo COMEMPE com o apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis

7 - Qual o objetivo da marcha?
Honrar  a Palavra, obras e a Pessoa do Senhor Jesus, é vedada qualquer forma de proselitismo (é a busca insistente de adeptos para a própria religião ou igreja, com hostilidade para outras crenças).


Foto acima é da Marcha de Fortaleza

Espero ter esclarecido a todos.

Graça e Paz!!!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Casamento - Submissão


Como uma esposa cristã, tenho que ser submissa ao meu esposo? 
Submissão é uma ideologia ultrapassada?
Submissão é uma cultura machista?

No dicionário submissão é ato ou efeito de submeter-se a uma autoridade ou lei. Aceitação de um estado de dependência. Estar debaixo da mesma missão.

A Bíblia Sagrada traz em suas páginas ensinamentos que não envelhecem ao longo tempo e jamais ficam ultrapassados. 
A Bíblia não é fruto de uma ideologia humana. O casamento foi desde o principio uma instituição divina, e regulamentada pelo próprio Deus. Antes, mesmo de a sociedade reconhecer o valor da mulher, o Senhor Deus já reconhecia.

No livro de I Corintios 7:4 esta escrito “A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.” Como se pode ver claramente a Bíblia orienta que a mulher seja submissa ao marido e ele a ela.

Em Efésios 5:33 este ensinamento é repetido “Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido”. A mulher cristã deve sim ser submissa ao seu marido da mesma forma que ele deve se submeter a ela, a mulher deve reverenciar o seu esposo, assim como ele tem o dever de ama-la e honra-la.

Em I Pedro 3:1 vem a ordem clara de que as esposas devem ser submissas “Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos;” Texto este que infelizmente tem servido como base para muitos argumentos machista no meio do povo de Deus. Porém como todo texto quando usado fora de contexto, este texto utilizado sozinho é distorcido. Pois se continuarmos a ler, neste mesmo capitulo veremos que o dever de submissão é condicionado.
No versículo sete, Pedro ressalta que o dever do marido é dar honra a mulher e entendê-la. “Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações”. (I Pedro 3:7). Portanto não há machismo nem feminismo nesta ordem divina e sim um conselho para que o casamento seja uma fonte de benção na vida do casal.

Em nossos dias são inúmeros os casamentos que acabam em divórcio, dor e sofrimento, simplesmente por que o casal não se sujeita um ao outro. Cada um quer mandar mais, quer falar mais alto. Querem ser honrados, mas, não dão honra. Querem ser amados, mas, não sabem amar. Que Deus tenha misericórdia e abra os olhos dos casais para entender e obedecer este aconselhamento divino que só traz edificação e bênçãos.

Graça e Paz!!!

Vaidade


Cuidados com o corpo é pecado? 
Cuidados com a aparência é pecado?
Cuidados e capricho para se vestir é pecado?


Perguntas típicas que sempre aparecem no meio evangélico. 

O que é vaidade? 
A Bíblia responde: “Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.” (Eclesiastes 1:2).

No dicionário de língua portuguesa vaidade é o desejo exagerado de atrair admiração, atenção ou elogios dos outros.

Desde o nascimento o ser humano é assim, quando bebês, choramos para atrair atenção de nossos pais, e este choro por diversas vezes é o que garante nossa sobrevivência. 

Esse comportamento é pecado? 
Obviamente, não.

Cuidar do corpo é sim vaidade, mas isto não quer dizer que seja pecado, pecado será se o seu desejo de cuidar do corpo estiver associado ao desejo de exibi-lo aos homens ou se estiver atrelado ao espírito de prostituição e sensualidade. 
“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição” (I Tessalonicenses 4:3). 
A vaidade só se torna um pecado quando ela compromete o nosso relacionamento com Deus, afastando-nos da santificação, quando ela passa a ocupar o primeiro lugar em nossas vidas.

Então não é pecado cuidar do corpo, fazer academia, se vestir bem, porém é preciso ter sabedoria, e não se deixar dominar pela vaidade, não se pode ser escravo dela, fazer tudo para ser belo, a beleza do corpo é coisa passageira.  
Vaidade são, obra de enganos: no tempo da sua visitação virão a perecer.” (Jeremias 10:15). 
Este corpo não garante a nossa salvação, temos que alimentar nossa alma, santificar-nos, e sempre lembrar que nosso corpo é templo do Espírito Santo. 
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (I Corintios 6:19)

Portanto, mulheres cristãs, sejamos prudentes e sábias, vamos cuidar de nossos corpos, termos saúde e aparência limpa e saudável, vestir o que nos faz sentir bem, o que está de acordo com nosso tipo físico, lembre-se que "podemos todas as coisas mas nem tudo nos convém", vamos estar diariamente belas para nós mesmas ou nossos maridos, mas também cuidar de nossas almas e sermos santas para nosso Deus. 
Primeiro Deus, sempre, e com ordem e decência podemos ficar belas, sejamos sensatas.
Toda criação esta sujeita à vaidade, é a própria Bíblia que diz: “Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou” (Romanos 8:20). 
Vamos cuidar de nossas aparências, sem nos esquecer jamais de nossas almas, vamos ser bênçãos para nossos maridos, filhos e exemplo na Igreja de Cristo.

Maquiagem pode?
Pode sim, desde que você saiba o que está fazendo! Nada mais feio que um blush marcado (tipo chinelada na cara) ou um olho cheio de glitter ao meio dia, lapis escorrido então, ui, um horror.
Acorde e limpe sua pele, uniformize-a com uma base no mesmo tom da sua pele (sempre que for comprar base teste no rosto e nunca na mão porque o tom é diferente), se quiser usar uma sombra pode é só optar pelos tons neutros, rimel, delineador e um batom ou gloss. Vai deixar você bonita o dia todo. A noite pode carregar mais um pouquinho.
Para evitar o borrão no olho, passe o lápis por fora e o esfume, ou se preferir o lápis dentro da linha d'água passe com um pincel um pouco de pó compacto em baixo dos cilios para evitar o escorrimento.

Enfim, nunca esteja linda, SEJA SEMPRE LINDA!!! Não é pecado não.
Arrume-se para se sentir bem e não para ser vista.
Qual a sua intenção quando passa um batom, faz a unha ou veste uma roupa nova?
Ser vista ou ser feliz?
Se é ser vista pare o que está fazendo, o que vale é o propósito do coração e seu propósito está errado.
Se é para ser feliz e se sentir bem e segura continue.

Graça e Paz!!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Batismo - Maio/2011


























Batismo do dia 29/05/2011 - Jonathan, Fabiana e Thiago.
Foi uma manhã tremenda na presença do Senhor!!

Graça e Paz!!!

Liderança Feminina - parte 1

Dizem que mulheres, não estão autorizadas a ensinarem, usam como argumentos os trechos bíblicos abaixo:

"Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.” (I Corintios 14:33-35).

O apóstolo Paulo, foi uns dos maiores teólogos e sábios da igreja primitiva, ele escreveu as diretrizes que estruturaram o cristianismo como uma organização religiosa. E em sua sabedoria ele começa esta ordem, dizendo que Deus, não é Deus de confusão. Na época de Paulo as mulheres eram proibidas de ensinar e falar em público, se as mulheres cristãs começassem a agir desta forma estariam sendo motivos de confusão e estariam desobedecendo às leis da época.  

Este texto não é argumento válido para proibir as mulheres de pregar, aconselhar e testemunhar. Primeiramente, veja que após dizer que as mulheres estejam caladas, o Apóstolo Paulo usa a conjunção explicativa “porque” para explicar que não lhes é permitido falar pela “lei”; 

Então eu pergunto, a lei ainda proíbe que as mulheres falem em local público? 
É atualmente vergonhoso ou desonroso a mulher ensinar?

A palavra de Deus é atemporal, não muda com o passar dos anos, porém é interpretada em diferentes épocas e por diferentes pessoas. A sociedade humana, esta sim, muda a todo instante. Algumas pessoas, principalmente homens com ideologia machista, usam o versículo que está em 1 Timóteo 2:11-12 para afirmar que a mulher não pode ensinar: E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio" Esta proibição, parte de Paulo para Timóteo e não de Cristo, sejamos sábios.

Paulo diz: “e não permito”, primeira pessoa do singular, a proibição é exclusiva dele, e levando em consideração a cultura da época é fácil entender o motivo desta proibição, que nada tem em comum com os dias de hoje.  Na nossa sociedade é perfeitamente normal a mulher ensinar, a maioria dos professores do ensino básico e fundamental são mulheres. Elas estão nas universidades, nas empresas, no lar, no comércio, desenvolvem trabalhos brilhantes, e são cada vez mais reconhecidas. Se Deus deu as mulheres todas estas habilidades e capacidades, é porque deseja que elas as usem.

As palavras acima são da esposa do Pr Marco Feliciano.

Resolvi postar porque constantemente sou perguntada sobre isso, tenho dado estudos na igreja sobre o posicionamento da mulher HOJE.
Não vou para por aí, vou aos poucos esmiuçar mais este assunto que é sinônimo de polêmica e doutrinas humanas, enfim, cada um na sua, mas fico com o que a Bíblia diz!!

Joel 3 - "Derramarei do meu Espirito sobre TODA a carne, vossos filhos e vossas FILHAS profetizarão, vossos jovens (homem ou mulher) terão visões e sonharão vossos velhos (homem ou mulher) até sobre os meus servos e sobre MINHAS SERVAS derramarei do meu Espirito naqueles dias e profetizarão"

Graça e Paz!!


segunda-feira, 20 de junho de 2011

O Dízimo e o Espírito Santo


1 – A natureza do Espírito Santo
O Espírito Santo é uma pessoa divina, tal como o Pai e o Filho, ele convence o homem do seu estado pecaminoso e da condenação eterna.
      
      a)      Provas bíblicas da sua divindade – Em GN 1.2 tem a primeira referencia ao Espírito Santo, o qual participou ativamente da criação. O Espírito Santo possui os mesmos atributos do Pai e do Filho.
1 – Onipotência
2 – Onisciência
3 – Onipresença

      b)      Provas da sua personalidade – O Espírito Santo é uma pessoa, não uma influência ou energia cósmica ou força ativa de Deus. Ele possui características e personalidade, intelecto, vontade e sentimento. (RM 8.27 e 1Co 2.10 e 11.16) onde se observa claramente a sua capacidade de examinar, conhecer e interceder, ele se entristece e tem ciúme (zelo) de nós. Tiago 4.5 e mais:

Revela: 2Pe 1.21 – A bíblia, revelação de Deus à humanidade, foi escrita por homens. Inspirados pelo Espírito Santo.
Ensina: Jo 14.26
Intercede: RM 8.26 – Ele intercede por nós com gemidos inexprimíveis
Ordena: AT 13.2
Testifica de Cristo: JO 15.26 / 1 Jo 5.6 e 7
Fala a Igreja: Apocalipse 2.7,11,17,29 – 3.6 e 13 – 22
Convida à Salvação: Apocalipse 22.17

2– Nomes e Símbolos do Espírito Santo
a)      Espírito de Deus – Significa que ele é executivo da divindade. Em Lc 11.20, Jesus afirma que expulsará os demônios pelo “dedo de Deus”.

b)      Espírito de Cristo – Rm 8.9 conferido a 3º pessoa da trindade indica que o Espírito Santo é enviado por Cristo para glorificar e habitar o salvo.

c)       O consolador – Jo 14.16,26 – 16.7 O Senhor sabia que breve, teria que deixar seus discípulos, contudo, eles não ficariam sós, pois Ele enviaria o “outro consolador” a fim de ficar com ele para sempre.

d)      Espírito de Verdade – Jo 14.17 e 16.13

e)       Espírito da Graça – 2 Co 12.9

f)       Espírito de Vida – Rm 8.2 O poder do pecado e da morte não tem efeito sobre aqueles que receberam o Espírito Santo. RM 8.11

3 – Símbolos do Espírito Santo
a)      Fogo – fala de ação purificadora do Espírito Santo, ao mesmo tempo em que incinera a força do pecado dentro de nós e consome tudo que representa palha, madeira e feno, o fogo do Espírito Santo assinala a presença de Deus na vida do crente, ao iluminá-lo e aquecê-lo.

b)      Vento – JO 3.8 – O Senhor refere-se à ação do vento, para ilustrar a operação do Espírito Santo na regeneração do pecador. Tal como o vento, sua presença é sentida sem, no entanto, poder tocá-lo. Percebe-se a sua real operação na vida do crente e da igreja, embora não possa vê-lo tal como é. Seus atos independem da vontade humana, pois ele é Deus, é soberano.

c)       Agua – simboliza a palavra de Deus, que concede vida aos que estão mortos em seus delitos e pecados.

d)      Selo – é a garantia que um objeto não seja confundido com nenhum outro, é uma marca pessoal e intransferível. O crente é uma propriedade do Senhor, o selo do Espírito Santo, no ato da conversão, confere a garantia de vida eterna ao novo membro da família de Deus.

e)      Azeite – é o mais conhecido dos símbolos atribuídos ao Espírito Santo. No antigo testamento era usado para consagrar sacerdotes e reis de Israel, ser ungido significava estar revestido da autoridade de Deus. A igreja primitiva ungia os enfermos, que saravam, após a oração da fé. Tiago 5.14 e 15 ainda se faz isso em obediência a palavra de Deus.

f)       Pomba – simboliza: brandura, inocência, doçura, pureza, amabilidade e paz.

 Graça e Paz!!!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

O Dízimo nas Epístolas


1 Co 16.2 – coisas que aparecem no texto
·        As primeiras contribuições eram feitas no 1º dia da semana (domingo) proporcional a prosperidade de cada um. Quanto mais o crente prospera mais contribui, e deve ser oriunda da motivação correta. “Não com tristeza, ou por necessidade, porque Deus ama quem da com alegria.” 2 Co 9.7

As bênçãos que acompanharam o dízimo
1º Bênçãos para a igreja – É para ter mantimentos na casa do Senhor, para evangelizar, enviar missionários, manter o pastor, cuidar da assistência social, construir templos e suprir o dia-a-dia da administração.
2º Bênçãos para quem entrega o dizimo
1 – Entrega o dizimo e depois faça prova com o Senhor. Fazer prova não é chantagear, mais saber que ele é recíproco para conosco, se cumprirmos a nossa parte. O que acontece ao crente motivado com a visão correta:
a)     Sente-se recompensado por sentir-se parte ativa da obra de Deus.
b)    Deus o socorre em tempos difíceis.
c)     Tornar-se exemplo para os demais.
d)    Deus lhe é recíproco em proporções maiores.
e)     Recursos para igreja.
f)      A obra de Deus é realizada com maior rapidez.

Graça e Paz !!!



Para aquecer o corpo

Uma das maneiras mais gostosas de nos manter aquecidos no inverno é tomando uma xicara de chá bem quentinho, no meu caso, algumas xicaras porque eu amo chá.
A bebida espanta o frio sem fazer a dieta desandar, desde que consumida sem açúcar!
A nutricionista Bruna Lopes Camargo, de São Paulo, indica as propriedades para algumas versões:
Branco - rico em licopeno, é antioxidante celular, indicado contra depressão e cansaço.
Camomila - rico em betacaroteno, substancia importante na manutenção de cabelos, tecidos, visão noturna e imunidade, rico em vitamina C.
Verde - é desintoxicante e combate os radicais livres.
Hibisco - rico em ferro e vitamina B1, retardam o envelhecimento e garantem o bom funcionamento do coração.
Vermelho - rico em flavina e cálcio, atua na manutenção dos ossos e no funcionamento do sistema nervoso.
Hortelã - com fibras, que ajuda a regular o intestino, combate o mau colesterol.

Beba chá, aqueça-se.

Graça e Paz!!!

Fonte: Revista "Dieta Já" - nº 196 - Junho 2011

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dizimo

O dízimo é uma forma de mostrar gratidão pelas bênçãos decorrentes da salvação. O dízimo é um sinal de avivamento, entre outros, quando provém da fé e de um coração que reconhece o senhorio de Deus sobre todas as coisas.

·        O Dízimo no Antigo Testamento

No antigo testamento era separar a 10ª parte do produto da terra e dos rebanhos para sustento do santuário de Deus e dos sacerdotes.

1 – Nos dias de Abraão o dízimo é anterior a Moisés e Abraão, porém seu 1º registro bíblico é deste patriarca. - GN 14-20 / HB 7-2 / LV 27-30,32-34 / DT 12-5 e 6.
2 – Jacó - GN 28.18-22
3 – Moisés - DT 26.1-15
            Nesta época era mantida a casa de Deus e a tribo levítica, responsável pelo sacerdócio.
Malaquias chamou de roubadores de Deus quem não pagava o dízimo. ML 3.8-10

·        Dízimo no Novo Testamento

1 – Jesus e o dízimo - MT 23.23 e 24

O texto mostra que o dízimo entre os contemporâneos de Jesus tornou-se legalista e ostenta tória de falsa espiritualidade. Os escribas e fariseus cumpriam esta determinação para serem vistos e honrados pelos homens, e não como fruto sincero de corações agradecidos. Era só aparência. O texto enfatiza a arrogância, da falsa religiosidade, onde a hipocrisia se reveste de justiça para tornar-se glória de corações iníquos e apodrecidos.
            No MT 23 Jesus reprova a motivação errada. Foi isto que deixou claro ao afirmar “... pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei,o juízo, a misericórdia e a fé, ou seja, uma coisa não pode existir sem a outra. Tanto que acrescentou.
“Deveis porém, fazer estas coisas (viver o juízo, a misericórdia e a fé) e não omitir aquelas” (dizimar a hortelã, o endro e o cominho).
Jesus reforçou o conceito de que o dízimo, antes de ser obrigatoriedade, para aparentar justiça, é um ato de fé que produz obediência voluntária aos mandamentos da palavra de Deus.

Graça e Paz!!!

terça-feira, 7 de junho de 2011

O que é a Salvação???

A princípio, pode-se afirmar q ela é o resultado da morte expiatória de Jesus Cristo na cruz, que livra o homem da condenação eterna, causada pelo pecado.

·         Um ato soberano de Deus

 A salvação é um ato da soberana vontade de Deus, que em seu Filho nos reconciliou consigo mesmo.

·         Um ato de infinita misericórdia
Ela é dada graciosamente, mediante a fé, e não através de nossos próprios méritos ou boas obras.

§  A origem do pecado foi em Genesis com a desobediência de Adão, que originou o pecado e condenou a morte toda a sua geração.
§  O pecado foi à herança maldita deixada a todos os homens.
§  Os pecados afetaram e afetam o homem nas esferas: física, mental, moral e espiritual. Os efeitos são todos negativos.

A – AUTOJUSTIFICAÇÃO – Tipificada nas vestes de folha de figueira, ao perceber que tinha pecado.

B – MEDO – Registra pela primeira vez que a criatura, ao ouvir a voz do criador sentiu medo e escondeu-se.

C – MALDIÇÃO – Sobre a terra e o trabalho, com pesados esforços físicos e dores, todos os dias de sua vida.

D – MORTE – O homem retornaria ao pó, do qual havia sido formado.

E – EXPULSÃO DO ÉDEN – Para que não comesse da árvore da vida e vivesse eternamente no pecado.

F – VIOLÊNCIA e o HOMICÍDIO – Sendo Caim o primeiro assassino, pois matou seu irmão Abel. Desde então a violência é constante.

G – CORRUPÇÃO – A maldade do homem se multiplica por toda a terra.

H – ENFERMIDADES – Fala do estado lastimável do pecador.

        Aspectos da Salvação

§  JUSTIFICAÇÃO - A justificação do pecador se deu com a morte expiatória e substitutiva de Jesus.
§  REGENERAÇÃO – É  a mudança de condição, antes pecador, agora mediante o arrependimento e a fé na graça divina, nasce interiormente através do Espírito Santo e se torna membro da família divina.
§  SANTIFICAÇÃO – Separado para o serviço do Senhor.

Resumindo:

ü  Possuir uma fé visa em Cristo. GL 2 - 20 / 3 – 11
ü  Obter vitória sobre o mundo e o pecado. I Jo 5 – 4.5
ü  Tornar-se membro da família de Deus. EF 2 - 19

Oração


Orar é:

·         Conversar com Deus
·         Ter comunhão com Deus
·         Não é rezar

Como orar:

v  De joelhos – revela submissão, reverência e humildade.
v  De pé – Josafá, rei de Judá, orou em pé diante do povo.
v  Deitado – Ezequias enfermo.

Graça e Paz!!!! 

segunda-feira, 6 de junho de 2011

O que é a Igreja????

A igreja é um organismo que tem a própria vida em Cristo, o qual estabeleceu a missão dela e como deve cumpri-la.

IGREJA: reunião de pessoas chamadas para fora (do mundo espiritualmente)
Os objetivos da igreja são:

·         Evangelizar o mundo.
·         Lugar para o crente cultivar a Deus.
·         Lugar para praticar a mordomia cristã. Deus está em primeiro lugar na sua existência, vida, tempo, talentos e finanças.
·         Lugar para ensino da disciplina e norma da conduta cristã.
Afastar-se da ignorância, preservar-se da corrupção e ter todas as esferas da sua vida e atividades regulamentadas, dirigidas por Deus.

As duas ordenanças da Igreja:

1º - Batismo – é o testemunho público de sua entrega a Cristo.
2º - Ceia do Senhor – instituída por Jesus Cristo é uma festa espiritual, onde o crente participa em atitude solene, meditativa e reverente.

Símbolos da Igreja:

·         Corpo = Igreja
·         Cabeça = Jesus Cristo
·         Templo = Lugar de adoração 

Graça e Paz!!!