Nossa conversa hoje é sobre honra e desonra. Estamos vivendo numa época em que a liberdade e a individualidade, tem causado uma desvalorização de algumas virtudes, entre as quais a capacidade de honrar instituições e pessoas. Vemos filhos desonrando pais, irmãos desonrando irmãos, pais desonrando filhos, casais se desonrando, se digladiando.
A desonra tem causado um enfraquecimento, sem precedentes, em nossas instituições: família, Igreja e escola, há muito tempo.
Deus
nos chama para honrarmos e respeitarmos as pessoas, até mesmo quando
discordamos delas, mesmo porque, discordar é uma coisa e desonrar é outra
Pedro diz o seguinte em 1 Pe 2.17-18 - Tratai a todos com honra, amai aos irmãos, temei a Deus, honrai ao rei. Servos, sede submissos, com todo o temor, aos vossos senhores…
HONRA
significa: glória, atribuir valor, riqueza, reputação, esplendor, preferir,
receber, aceitar, considerar válido e legitimo.
No
hebraico: Kabod, a honra sempre está ligada a riqueza, sucesso, êxito,
prosperidade.
DESONRA significa: rejeitar, não receber, considerar inválido, ilegítimo.
A honra é a semente do êxito, do sucesso, a desonra é a semente das portas fechadas. Quando uma pessoa decide viver pelo principio da honra ela abre a porta do sucesso a seu favor. Mas quando entra a desonra lhe é ministrado o fracasso...Bispo JB diz mais ou menos o seguinte... Olha para um homem de sucesso e pergunte quem ele honrou...olhe para um fracassado e pergunte quem ele desonrou
As vezes existe algo dentro de nós que se rebela contra a idéia de honrar as pessoas. Dizemos, muitas vezes com ar de “espirituais”, que honraremos apenas Deus. Sentimos que é nosso dever manter os outros humildes a fim de que o orgulho não os domine e na maioria das vezes, é o nosso orgulho que nos domina, alimentado pela inveja que sentimos do sucesso dos outros. O orgulhoso e o ingrato não honram ninguém.
- devemos honrar as autoridades seculares 1 Pe 2.17- Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.
- devemos honrar aqueles que governam a igreja - 1 Tm 5.17- Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;
- no trabalho, devemos honrar e respeitar nossos empregadores - 1 Tm 6.1 - Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.
- honrar as viúvas,- 1 Tm 5.3 - Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas, o cônjuge - Ef 5.33 - Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. e os idosos - Lv 19.32 - Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião; e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor. quando um ancião entra na sala, deveríamos parar de conversar, ficar em pé e reconhecer com reverência a entrada do indivíduo mais experiente. Quando foi a última vez que vimos algo assim?
O próprio Senhor concede honra às pessoas. João 12.26 -Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.
Se o Senhor não tem
dificuldade em honrar as pessoas, por que nós desonramos?
Jesus ensinou: “Não há profeta sem honra senão na sua terra e na sua casa. E não fez ali muitos milagres por causa da incredulidade deles” (Mt 13.57,58). As pessoas da terra natal de Jesus não o honraram, e Jesus chamou sua falta de honra de “incredulidade”. A forma desonrosa com que trataram Jesus os desabilitou de receber o que Deus queria que recebessem através de Jesus. Em outras palavras, quando desonramos um homem ou uma mulher de Deus, impedimos que o poder de Deus aja por intermédio deles sobre nós. Só recebemos a unção que honramos.
Um dos maiores empecilhos para o reconhecimento de Cristo nas pessoas são as suas falhas. Entretanto, nossas falhas passadas não são limitação para Deus.
* Quais
as consequências da honra e da desonra ?
O
quarto mandamento diz: Ex 20-12 - Honra a teu pai e a tua mãe (que é o
primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida
sobre a terra” isto é, se desonrarmos nossos pais ou aqueles que estão em
autoridade sobre nós, teremos problemas porque a honra aos pais é chave para
vida longa e próspera.
O grande exemplo bíblico desse princípio está na história de Noé, em Gênesis quando ele se embriagou depois do dilúvio e ficou despido dentro da tenda. Seu filho, Cão, entrou na tenda, viu a nudez do pai e o expos, os outros dois filhos (Sem e Jafé), tomaram uma capa, entraram na tenda de costas e cobriram a nudez do pai. Por causa desse fato, os dois foram abençoados enquanto Cão foi amaldiçoado.
Honrar alguém não nos diminui, não é um ato de temor, mas de humildade.
A
honra é uma educação espiritual que nos faz respeitar as pessoas e nos importar
com elas e com outras autoridades que estão sobre nós.
Precisamos aprender a submeter-nos aos líderes, não existe líderes perfeitos, seu patrão ou chefe, pastor, professor, prefeito, seu pai e sua mãe são imperfeitos. Quando os expomos à humilhação ou à desonra ao revelar para os outros as suas fraquezas, trazemos uma maldição sobre nós. Nunca progrediremos na vida com tal atitude.
Há quem pense o seguinte: “Se eu me submeter, vou ser hipócrita, alguém sem opinião, que só sabe dizer sim. Se eu ver algo errado em alguém, vou prevenir os outros a respeito”. Cuidado. O que você chama de coragem para “falar a verdade” pode, na verdade, ser uma atitude enganosa de rebeldia e desonra. Pode ser uma forma de camuflar nossa justiça própria, orgulho e incapacidade de honrar os outros.
O que não significa que a gente não deva se preocupar quando ve um problema, talvez até tenhamos um conselho ou uma palavra de Deus para ajudar o líder.
Porém,
não abra a porta para a desonra, principalmente na igreja, se está vendo um
problema, não faça como Cão! Não vá contar aos outros, mas cubra a situação em
amor.
Siga
o que Jesus nos ensinou em Mateus 18, permanecendo respeitoso e humilde
enquanto procura ajudar aquela pessoa, se ela assim o permitir, tem quem erre e
não queira ajuda por orgulho e soberba, só podemos ir até onde o outro permite,
até na hora de ajudar, honra é respeitar as pessoas.
Cristo está sempre presente e disposto a restaurar, restituir e liberar seu poder, até nos seus vasos caídos e feridos.
Como posso resgatar a honra na minha vida.
1ª - Arrependa-se! - Arrependimento
significa reconhecer as falhas, muitos tem se levantado em desobediência, não
aceitando a autoridade dos pais. Se quisermos viver o êxito e a prosperidade
devemos nos arrepender das mentiras, da preguiça, do desperdício, da
indiferença e da violência.
2ª - Perdoe! - O perdão tem o poder de arrancar as raízes de amargura e ódio que foram plantados e são usados contra nós por Satanás, o perdão dever ser uma via de mão dupla, tanto dos pais quanto dos filhos, e isto independe de sentimentos, é uma ordem. Por meio do perdão a honra é restaurada.
3ª - Honrar os pais! - porque estamos honrando uma parte de nós mesmos, ele nos geraram; porque ao honrarmos nossos pais estamos honrando a Deus que os constituiu autoridade sobre nós e a honra aos pais nos garante longa vida e sucesso sobre a terra.
4ª - Abençoe! -Os pais devem concertar os erros do passado, não existe maldição ou benção maior do que dos pais aos filhos. Abençoe seu filho hoje, pois o clamor de um pai é poderosíssimo.
- Deus está levantado uma geração que se levanta em honra e sabe honrar.
-
Uma geração profética, que obedece a Palavra de Deus.
-Uma
geração que destrói o jugo de Satanás através da honra e da obediência. Nós faremos
parte desta geração?
BJKsss Graça e Paz!!!