segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Sozo 29 - A Bíblia e a Ciência na cura interior

Cura interior é a cura da alma, e o tratamento consiste em buscar a causa da enfermidade e ajudar a pessoa a se livrar dos traumas existenciais.

I. Derrubar o tabu - Nós, evangélicos, que seguimos os ensinamentos de Cristo e procuramos praticar as Escrituras Sagradas, não deveríamos jamais desprezar a ciência, porque o próprio Jesus disse que os doentes precisam de médico (ver Mt 9.12)

II. o que é doença da alma?

É um esgotamento físico ou um esgotamento emocional profundo, que pode gerar problemas emocionais sérios. Se a pessoa não procurar ajuda e, se for o caso, tomar a medicação indicada pelo profissional da Área poderá desenvolver problemas mais graves ainda.

Na bíblia, na maioria das vezes a palavra alma é traduzida como coração, e deve ser entendida como a sede da inteligência, dos sentimentos, da vontade e das emoções, onde ficam as lembranças boas ou ruins.

Estas lembranças, quando, aparecem, provocam atitudes e comportamentos inexplicáveis e fazem a alma adoecer com lembranças ruins, violência, medo, vingança, ódio, orgulho, traumas de infância, comparações, humilhação, abuso, inconstância, mentira, a necessidade de ser visto e elogiado, ansiedade, malícia, injustiça, perdas em geral, indecisões, relacionamentos fracassados, abandono, competições infundadas, rejeição, e por aí vai...

III. o que causa as doenças emocionais?

Família – podemos ver, ter e herdar coisas boas e, assim, crescermos indivíduos de personalidade estruturada, seguros, com destino.

Mas podemos também ver, ter e herdar coisas ruins, e crescermos com a personalidade desajustada, sem saber quem somos e onde queremos chegar.

Nós somos, tanto no aspecto genético como no espiritual, reflexo dos nossos antepassados e das pessoas com quem convivemos.

Cultura da manada - Muita gente acha que será menosprezada e inferiorizada se não atingir determinada posição social, se não conseguir certo nível de salário, se não comprar o que todos estão comprando, se não tiver um carro bom, ou não se vestir de determinada maneira, não ter o peso e a aparência que a mídia impõe... não conseguir acompanhar a manada pode trazer o sentimento de exclusão e esses comportamentos culturais podem produzir doenças sérias na alma. Por isso incentivamos o pensar e não o repetir.

Religião- No meio legalista, principalmente, não se pode errar porque se errar não tem perdão. Se não atingir um determinado padrão de perfeição, não poderá viver naquele meio. Conseqüentemente a pessoa passa a se esforçar para alcançar tal padrão. A religião legalista, sem amor e graça, impõe regras que geram dores na alma.

Escolhas erradas - O ser humano é dotado de inteligência, sentimentos e livre-arbítrio (que eu sempre defendo a tese de ser como cartão de banco 3 chances e bloqueia), o que o torna responsável por suas próprias escolhas. Por isso, a pessoa pode assumir procedimentos errados, e desenvolver doenças emocionais, porque o remorso dói e as conseqüências das atitudes certas ou erradas são inevitáveis (Lm 3.39).

Abandonar a fé – Hoje, pessoas tem abandonado Deus e passado a viver a sua própria vontade, até a coisa ficar ruim, é claro.

E, como eles não se importaram em conhecer a de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém (Rm 1.28). Cada vez que o homem despreza Deus, fica entregue a sentimentos perversos, adoecendo emocionalmente.

Rejeitar a Graça de Deus - Graça é favor imerecido. Deus simplesmente nos deu o Seu perdão e amor sem que nós os merecêssemos (Jo 3.16). Mas existem aqueles que têm dificuldade de aceitar isso, pensam que não podem ter seus pecados perdoados sem pagar algum preço ou passar por sofrimento, ai vem doenças emocionais graves. Eles não conseguem ver que:

— O Senhor nos conhecia antes de sermos formados no ventre (Jr 1.5)

— O Senhor nos ama com amor eterno (Jr 313)

— O Senhor jamais se lembrará de nossos pecados (Hb 10.17), quem não esquece é o diabo que usa pra nos acusar.

Não perdoar - Quem não perdoa vive amargurado, complexado, com o coração ferido, com sentimentos ruins em relação àqueles que o machucaram.

Como não sabe vivenciar a graça, não consegue viver com seus sentimentos de amor e perdão, renúncia e arrependimento. Perdoar é ordem para que retiremos de nosso coração ódio e mágoa e deixemos de carregar a pessoa que nos feriu.

Religiosidade - Muitos cristãos querem espiritualizar tudo, os mais espirituais se comportam como se não fossem seres humanos, parecem acima do bem e do mau,não choram ou ficam tristes, apresentam uma postura mentirosa, sempre montada, uma mascara de perfeição.

Cobram dos outros o que não fazem, porque quem é feliz de verdade, quem sabe quem é e onde quer chegar, não se preocupa em provar nada pra ninguém, por isso os religiosos se tornam doentes emocionais.

Opressão - é o ato de humilhar, tiranizar, sobrecarregar com peso. Ela faz adoecer a alma e pode ser demoníaca ou humana.

— O Senhor não permitiu que o Seu povo fosse oprimido pelos inimigos (SI 105.14)

— O salmista rogou ao Senhor que o livrasse da opressão do homem(Sl 119.134)

— O Senhor ordenou que os israelitas não oprimissem ao próximo(Lv 25.17)

— O Senhor curou a todos os oprimidos pelo diabo (At 10.38)

— A opressão faz adoecer até o sábio (Ec 7.7)

Depressão - as causas que levam à depressão são medo, vingança, ódio, orgulho, comparações, abuso, inconstância, complexos, mentira, violência, vaidade, ansiedade, angústia, traumas e malícia.

Religiosos dizem que depressão é coisa do diabo, já falamos sobre ela aqui e é uma doença emocional, é uma doença da alma. Quando a angústia e o  vazio chega, só um bom tratamento, e,  Deus para completar esse vazio.

V. Tem cura? Tem sim. A Palavra de Deus.

— O Espírito de vida nos livrou da lei do pecado e da morte (ver Rm 8.2)

— O coração alegre é como o bom remédio (ver Pv 17.22)

— O salmista ficou perturbado por inveja dos ímpios e, só depois de entrar no templo, entendeu o fim deles (ver Si 73.1 7-1 9) 

VI. A cura por intermédio da Palavra

A maioria das doenças da alma não deveriam ser tratadas com remédio, mas sim com a Palavra de Deus, a questão é que a pessoa demora tanto a procurar ajuda que quando pede já ficou sem tempo de não usar medicação.

Deus nos conhece e entende mais do que qualquer outra pessoa, e a  Palavra dele penetra na alma, no espírito (Hb 4.12) e abre os nossos olhos quanto aos pecados que podem causar doenças (1 Co 6.9-11).

VII. Receitas para a cura da alma

Olhe pra você - Análise introspectiva - Se você está vivendo uma situação como a do salmista, cujas lágrimas serviam-lhe de mantimento (Si 42.3), saiba que o choro constante é sintoma de alma doente. E provocava no salmista doenças psicossomáticas, atingindo os seus ossos (Sl 42.10). Mas ele obteve uma importante receita no versículo 11.

Oração - Essa é fundamental, quando você dobra o coração, poe o orgulho de lado e fala tudo o que está machucando, sem medo ou vergonha..... Deus vem até você com provisão.

Na terapia humana, o segredo é falar o máximo que puder e colocar tudo o que sente para fora, como se o terapeuta fosse a lata de lixo.

Na terapia divina, é só fazer o que a Palavra de Deus nos manda: lançando sobre ele toda a nossa ansiedade, porque ele tem cuidado de nós (1 Pe 5.7).

Viver em obediência...

Relacionamentos pessoais - O ser humano é um ser social e ao longo da vida irá construir relacionamentos que vem e vão. Quem se isola se torna candidato a doenças da alma. Lembre-se de que nós fazemos parte do Corpo de Cristo (ver 1 Co 12.12,25-27) então o convívio entre irmãos é necessário e saudável na medida certa, porém, fazer parte de panelinha é o mesmo que suicídio espiritual.

Relacionamento com Deus–fundamental pra cura de qualquer coisa, vamos falar da historia de superação de 3 homens:

— José - ele teve sonhos e por causa de inveja, seus irmãos pensaram em  vende-lo como escravo a uns mercadores que iam para o Egito (Gn 37.28) com isso José passou por situações injustas, tendo tudo para ser depressivo. Porém, em nenhum momento esses sentimentos invadiram a alma dele, (Gn 41.38 e 41.51,52) e ele foi fiel a Deus e por isso exaltado pelo Senhor a ponto de ser governador do Egito.

— Jó - o homem mais rico do Oriente, perdeu, em um só dia, três mil camelos, sete mil ovelhas, quinhentas juntas de boi, quinhentas jumentas e os dez filhos. Qualquer pessoa em seu lugar teria enlouquecido.

Apesar disso tudo ele ficou firme porque sabia que o seu Redentor, que também é o nosso, vive (Jó 19.25-27) e, por essa fidelidade, Deus lhe deu em dobro tudo o que havia perdido (Jó 42.10).

— Paulo - teve muitos motivos para ser um homem cheio de complexos na alma, ele consentiu a morte de Estevão e outros irmãos, perseguiu os cristãos, até conhecer ao Senhor. Aí o aceitou e passou a dizer que sabia em quem tinha crido (2 Tm 1.12) e disse: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé (2 Tm 4.7).

Viver um dia de cada vez - Jesus recomendou que não nos inquietemos com o dia de amanhã (Mt 6.34). Mesmo assim, a gente está sempre preocupado com o que vai acontecer lá na frente, a ponto de ficarmos com o sistema nervoso abalado e doentes. Porém, a Bíblia nos convida a nos alegrar no dia que o Senhor fez (Si 118.24). Precisamos ver o lado positivo da vida.

Jesus disse que a candeia do corpo são os olhos (Mt 6.22,23). Por isso, viva com otimismo, pois a maneira como encaramos a vida dirá se temos trevas ou luz em nosso interior.

Conclusão - Pode ser que você esteja vivendo angústias e tenha marcas profundas na alma, ou esteja tentando superar vários problemas, melhorar sua qualidade de vida, mas, de repente, você se veja caindo novamente naquele túnel de tristeza. Procure, derramar o seu coração na presença do Senhor, Ele curará as suas feridas.

Bibliografia

http://www.mefibosete.com/2013/09/estudo-biblico-cura-interior-alma.html

SOZO 28 - O poder da Oração

Imagem: Culto CECRIN
O poder da oração deve ser constante em nossas vidas.

O hábito de orar nos achega mais a Deus, melhora nosso relacionamento e traz intimidade com o Espírito Santo.

Muitas pessoas acham que os milagres decorrentes da oração é um privilégio vivido por poucos, como se fosse algo exclusivo, e não é assim, porque Deus tem provisão, proteção e promoção para cada um de nós.

Basta praticar a sua palavra e orar.

O Jesus abriu o caminho da oração para todos aqueles que amam a Deus e creem na sua morte e ressurreição, por isso que oração é vital para nós cristãos.

Hoje vamos conversar sobre a oração em determinados pontos da nossa vida com uma abordagem simples para enriquecer nosso relacionamento com o PAI

1º Orar

O progresso deu ao ser humano um maior desenvolvimento de suas habilidades e um tempo mais curto, no sentido de que hoje, passamos muito tempo navegando na internet a ponto de deixar de lado pessoas que são mais importantes do que coisas.

Uma das reclamações que chegam com muita facilidade é a de que 'fica na internet e esquece da vida, a comida queima, a hora passa e o que seria 15 minutos se tornam 2 horas ... 2h que você passou fazendo o que?'

Nada.... e nem percebeu

A nomofobia (é o medo irracional de estar sem celular ou aparelhos eletrônicos no geral, está relacionada ao vício em outras tecnologias como computadores e videogames. Ou seja, quanto maior a dependência digital, maior a fobia) e esse vício hoje toma conta da vida de muitas pessoas. Está arriscado esquecermos a roupa mas o celular, não... entramos em pânico quando procuramos o celular e não achamos, há quem diga “minha vida está no celular, respeito...a minha está em Deus e a sua tens confiado a quem?

Hoje essa tecnologia e a comunicação rápida nos fazem estar em qualquer parte do mundo com apenas alguns cliques.

Nos tornamos mais produtivos, geramos mais renda, consumimos mais, adoecemos mais, existe uma infinidade cada vez maior de entretenimento, consultas médicas, enfim, podemos dizer que temos “tudo o que queríamos” ao alcance das mãos com um celular.

Será que isso está sendo bom?

Quando acessamos essa tecnologia vemos e ouvimos notícias de doenças, pandemias, violência, guerras. Fome. Discórdias. Incredulidade. Pais matando filhos e filhos matando pais.....

A grande pergunta é: o que fazer? A grande resposta é: Orar!

O processo também é simples, mas chegamos a um ponto que nem sempre o simples nos atrai.

Talvez nos tornamos fúteis, então se algo não é aparentemente belo e popular, não queremos. O termo seguir a “manada” ou o “rebanho” está cada vez mais claro na vida daqueles que tem preguiça ou não foram ensinados a pensar, questionar o Porquê? Quando? Para que? Preciso disso? Está certo isso?

E por estar assim não desfrutamos as infinitas possibilidades geradas pelo hábito de orar.

As palavras de Jesus Cristo: E tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis”. (Mateus 21:22), nos mostra que as possibilidades geradas em nossas vidas, pela oração é imensurável. Eficaz. E simples. Mas é preciso desenvolver o hábito de orar. Orar é falar, conversar. Oração é falar com ação.

Pastora minha vida está tão corrida que não me sobra tempo para orar!!!

Te provo que a questão não é falta de tempo e sim de hábito ou mesmo interesse pois em 24 horas, se dormirmos 8 nos sobram 16 horas.

Essa mesma pessoa deve ficar bons tempos na internet, no game, dirigindo, arrumando casa, no trajeto para o trabalho, em uma fila, conversando com amigos e nestes afazeres não tem tempo de dizer, antes durante ou depois ...PAI perdoa minhas falhas, vacilei hoje, me ajude a melhorar, me ensina, obrigada por mais um dia, pelo alimento, família, trabalho.....

O maravilhoso poder da oração se manifesta na vida de quem é filho.

Ou estamos caindo na sazonalidade em tudo, ora só na igreja, lê a bíblia só na igreja, lembra da mãe dia das mães, do pai dia dos pais e etc.....

Tudo o que nós precisamos está ao alcance da oração, do relacionamento com Deus, do falar e profetizar em nome de Jesus e da intimidade com o Espírito Santo de Deus.

Quem deseja ver mudanças profundas na vida, na família, casamento, trabalho, enfim, se deseja ver tudo ao seu redor mudar: Ore!

O poder da oração é ilimitado, ele vai além de onde sua fé alcança.

2ª Cristo em Nós

Por meio do sacrifício de Jesus na Cruz, nós somos justificados.

A nossa salvação está em receber a Jesus como Senhor e Salvador da nossa vida. Dessa forma nos tornamos herdeiros da justiça de Deus, como está escrito em Gálatas 4.7 - Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.

Lendo isso, precisamos ter em mente que existe poder em nossos momentos de oração. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. (Tiago 5:16).

O poder da oração de um justificado pelo sangue de Jesus, é capaz de resolver, de suportar qualquer obstáculo e vencer qualquer tipo de dor, porque o ato de orar demonstra fé e confiança no PAI.

Quantos testemunhos temos tido aqui e ao longo dos séculos na Igreja, onde muitas pessoas, tem desfrutado e testemunhado os grandes feitos do Senhor em todas as áreas da vida.

Porém, isso só é possível de se desfrutar e testemunhar se houver oração. Não podemos nos acostumar a não ouvir o Senhor, não podemos perder esta sensibilidade, por causa da “falta de tempo’ a sós com Deus.

Para se cumprir o “venha a nós teu reino e seja feita a tua vontade assim na terra como no céu” precisamos nos entregar a linguagem do céu, ao universo sobrenatural da oração.

Chamar a atenção de pessoas não é o mesmo que atrair a atenção de Deus. O Senhor não vê como o homem vê, ele sonda o nosso coração e está atento as nossas orações que podem ser poderosas e eficazes.

Quais experiencias você está tendo orando?

O que Deus tem falado a vc através da oração?

Que direcionamento ele tem te dado?

3º O Poder do Corpo de Cristo, da Igreja como corpo

Um outro cenário em que os milagres gerados pela oração se manifestam é na concordância da Igreja. Quando o povo de Deus se une em oração, coisas extraordinárias realmente acontecem, temos vivido isso, para a glória do Senhor.

EmMateus 18:18-20 - Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

Jesus disse que quando nos reuníssemos – dois ou três – e concordássemos acerca de algo em oração, aqui na Terra, seria ligado no céu.

Imagine, se como Igreja nós orássemos mais pelo fim do uso de drogas, de bebida, da violência, corrupção, exploração trabalhista, feminicídio, pela conversão em massa de nossa cidade do nosso país, imagine!

Imagino que teríamos um país melhor, mais justo, pacificado.

Um povo mais feliz e próspero...

Eu sei que ninguém é obrigado a nada e existe o livre arbítrio, que é um trabalho árduo mas .....quer ver a visão do formigueiro se cumprir aqui na igreja?

Ver pessoas chegando feridas, cativas de traumas, decepcionadas, doentes e as verem curadas, salvas e libertas...e sendo canal de benção para transformar outras vidas? Então a mudança precisa começar em você.

4º Prática Fundamental no Casamento

Deus ama a família, é um projeto de Deus e ele deixa isso claro na criação, lá em gênesis...

A família, Adão e Eva, viviam muito bem, até que eles deram ouvidos ao Diabo e pecaram contra Deus (Gênesis 2.18).

Quando o casal para de ouvir a voz de Deus através da oração, eles ficam vulneráveis as outras vozes.

Amigos, pai, mãe, irmãos, enfim, vozes externas começam a dirigir o lar, que deve ser dirigido pela voz de Deus.... vai dar ruim

Paulo emCoríntios 7recomenda que o casal deve se dedicar à oração, para que a família seja alicerçada sobre a rocha, que é Jesus Cristo.

Quando nós, como família oramos estamos debaixo da bênção de Deus.

Tiago 4:7 – sujeitai-vos a Deus, resistir ao diabo e ele fugirá de vós

Juntos em oração mostramos que nos sujeitamos a Deus, o diabo encontra resistência e foge, que ele não é trouxa, é só diabo.....

Os planos dele são frustrados, caso contrário, o diabo vai encontrar residência ao invés de resistência aí vai dar ruim...

Enfim, quer uma família saudável, edificada e estruturada, ore.

Reúna todas as pessoas da sua casa para orar.

Ore pelo seu filho antes dele dormir...ele não gosta

Espera ele dormir vai lá e ora por ele, ele tranca a porta do quarto, põe a mão na porta ou levanta sua mão e ora, profetiza!!!

Pais orgulhosos geram filhos arrogantes e rebeldes!

Pais errantes, pais fugitivos geram filhos perdidos!

Pais humildes geram filhos prósperos e curados!

Pais posicionados e estruturados geram filhos com destino!

Temos trabalhado no alicerce espiritual da nossa casa?

5º Oração e Jejum

O jejum é a privação de comida ou redução das refeições diárias a uma só durante um período, ou seja, quando jejuamos estamos abrindo mão, nos privando.

Existem situações na vida que só podem ser vencidas pela oração e o jejum, juntos (Marcos 9.29).

Na Bíblia há diversos exemplos disso: Moisés, Elias, Ana a mãe de Samuel, Daniel, Neemias, Jesus. Todos eles, jejuavam regularmente com um propósito.

A oração aliada ao jejum é uma combinação determinante em alguns momentos de nossas vidas.

Esvazie-se de si mesmo. Encha-se de Deus. Passe o tempo que for necessário em jejum e a glória de Deus se manifestará em sua vida, de uma maneira abundante.

Mas em seus jejuns não fiquem sem água jamais.... pode fazer 40 dias mas com água.

Conclusão - Deus é poderoso para responder a nossa oração e escrever uma nova história.

Não existe impossibilidadesque o Senhor Deus não seja capaz de resolver. Ele nos ama, tem cuidado de nós e prazer em ouvir nossas orações.

Quando nós oramos pedindo socorro, Ele é a nossa ajuda.

Ele fortalece as nossas mãos na peleja e nossos pés nas batalhas.

Quanto mais íntimos de Deus, mais sensíveis à sua voz nos tornamos.

 

Bibliog. - Baseado em um texto feito por Diego Nascimento no site www.jesuseabiblia.com

Não é incomum, ver crentes simples, cheios do Espírito Santo  e “grandes e influentes” personalidades cristãs, vazias

 

sábado, 7 de outubro de 2023

SOZO 27 – João 17 – Oração Sacerdotal de Jesus

 Jesus nos ensinou muita coisa, inclusive ensinou os discípulos a orar e a nós também, por isso estes momentos foram registrados na Biblia pra que a gente aprendesse também

Vamos analisar a oração que Jesus fez e João registrou pra gente em:

João 17:1-26 - Depois de dizer isso, Jesus olhou para o céu e orou:

·        Ele começa orando por ele mesmo 1 ao 5

"Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique.Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.

E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.

Jesus começa dizendo “PAI” e repete por quatro vezes; e acrescenta: “PAI SANTO” (v.11), “PAI JUSTO” (v.25)

PAI porque Ele quer compartilhar com a gente esse relacionamento de Pai e Filho que está ao nosso alcance também.

“Pai santo” e “Pai justo” revelam a natureza de Deus, e o seu desejo de que sejamos santo e justo como Ele.

Só Jesus tem autoridade para conceder vida eterna, só ele tem o poder de tornar criaturas de Deus em filhos de Deus.

A vida eterna é conhecer a Deus e a Jesus Cristo! Conhecer aqui não é só conhecimento intelectual, mesmo que aprofundado; mas, é o mesmo que “relacionar”, conhecer intimamente. Vida eterna só têm aqueles que estão EM Cristo, que são íntimos dEle, pois Ele é a vida eterna!

·        Ele ora pelos discipulos

6 - "Eu revelei teu nome àqueles que do mundo me deste.

Jesus manifestou e manifesta sempre o nome de Deus!

O que temos manifestado aos homens?

Que nomes temos pronunciado e anunciado: o nosso, o da nossa denominação, os de pessoas que apreciamos ou daquele que deu a vida por nós?

Eles eram teus; tu os deste a mim,

Os discípulos são de Deus, são de Cristo e não nossos; são confiados a nós para que os sirvamos e os edifiquemos, mas serão sempre de Deus, nunca nossa propriedade! Muito cuidado nisso!

Discipulador e pastor não são os donos da ovelha...são os cuidadores dela!

e eles têm guardado a tua palavra.

Discípulos são aqueles que guardam (PRATICAM) a palavra de Deus; são aqueles que recebem a palavra, e não ficam se justificando, desviando dela ou usando para aquilo que eles precisam (v.8).

Somente os que recebem, guardam e praticam a Palavra de Deus é que conhecem verdadeiramente a Jesus. Estes estão em Cristo!

Ser´que nós estamos conhecendo só o jesus escrito na Biblia ou temos nos permitido ter um relacionamento com ele?

Relacionamento no sentido de entregar a ele tudo, casa, família, finanças, trabalho, filhos...

Agora eles sabem que tudo o que me deste vem de ti.Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste.Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus.Tudo o que tenho é teu, e tudo o que tens é meu. E eu tenho sido glorificado por meio deles.Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti.

11 - Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um.

Jesus ora para que vivamos em unidade, como a que existe na trindade; e ele o repete nos versos 20 a 23, acrescentando que a unidade pode e deve ser aperfeiçoada!

Jesus deixa bem claro como se dá o aperfeiçoamento da unidade: Ele em nós; nós nEle (v.23). Quanto mais comunhão nós temos com Deus, mais comunhão nós teremos com os irmãos; se não temos vontade ou necessidade de estarmos na igrejacom os irmãos, pode ser um sintoma de que temos tido pouca ou nenhuma comunhão com Deus (1 Jo 1:7).

Essa oração de Jesus não se refere a uma unidade dos homens, que se tenta alcançar através de eventos evangélicos, reuniões, almoços, ou afinidades; mas a unidade como a de um corpo que se une e funciona sob o comando de uma só cabeça: JESUS!

Se nós estamos sob o governo de Jesus, aí somos membros do seu corpo, ou como diz Paulo, “membros uns dos outros” (Rm 12:5). Isto sim é unidade!

Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei pelo nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura.

"Agora vou para ti, mas digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, para que eles tenham a plenitude da minha alegria.

14 - Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou.

Somos seres espirituais vivendo uma experiencia terrena

Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.Eles não são do mundo, como eu também não sou.Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

Jesus oferece a Palavra de Deus e nada mais.

Não há distrações, não há maneiras de suavizar o evangelho do reino, não há entretenimentos, a quem diga “tem que ter coisa pra atraiR jovens na igreja: música, dança, teatro, jantares… CHAMA A ANITTA!!!”

Jesus não tem parte com o mundo, e os seus também não; e ele o diz duas vezes nesta oração!

Será que a Igreja tem levado isso a sério?

Todas essas coisas citadas acima não são pecado, mas não farão com que vejamos a Deus, não atrai pra Deus...atrai pro oba oba.

Hebreus 12:14 nos diz que é a santificação que nos fará ver o Senhor!

Por isso Jesus ora para que o Pai nos santifique, e não que nos entretenha, ou nos agrade com aquilo que a gente quer ouvir.

A prática da verdade nos santifica, e a verdade é encontrada na Palavra e na vida e obra de Jesus (o verbo de Deus), e não nas opiniões de homens.

18 - Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo.

Nós fomos enviados ao mundo, assim como Jesus foi...

“Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas. Também os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos.” (Lc 9:1,2).

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mt 28:19,20).

Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.” (Mt 10:16).

·        Jesus ora pelos discípulos futuros...nós.

19 - Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade."Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles,

para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um:eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.

 ·        Jesus agora finaliza a oração

24 - "Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo."Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que me enviaste.Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja".

Jesus finaliza sua oração revelando a sua vontade: que nós estejamos sempre com Ele, onde Ele estiver!

Onde Jesus tem estado na nossa vida?

O que entregamos a ele?

Temos estado com Ele?

A gente tem estado onde ele está? Na mansidão, na humildade, no amor ao proximo

É Jesus que tem nos guiado ou nós é que temos tentado leva-lo por nossos caminhos, seguindo nossas inclinações carnais?

Qual vontade tem prevalecido, a dEle ou a nossa?

Jesus termina como começou: “Eu lhes fiz conhecer o teu nome” (v.26)!

Qual o nome de Deus que nos foi revelado por Jesus?

Deus já havia revelado muitos nomes seus através dos profetas do Antigo Testamento: “Poderoso”, “Criador”, “Justiça Nossa”, “Deus Proverá”, “Minha Bandeira”, “Pastor”, “O Eterno”, “Rei dos Exércitos”, “O Grande-EU-Sou”.

Mas “Aba Pai”, foi Jesus que nos revelou!

O nome que revela todo o amor e o propósito eterno de Deus é “Pai”. Deus quer que conheçamos e usufruamos de sua paternidade e vivamos em família, para a Sua glória. Isto é a Igreja! Amém!

A oração tem mais a ver com o q vc ouve do que com o q vc fala

Jesus pergunta...o q queres q te faça?...a resposta é a necessidade.

Samuel ouvia o chamado mas ficou deitado, quem levantou foi Eli...depois da 3ª vez Eli o orientou responder...

Estamos prontos pra ouvir e obedecer?

Naama recebeu um comando simples do profeta e teve dificuldade de obedecer...quando obedeceu foi curado

Jesus quando curou o cego mandou ele ir se lavar no tanque de siloé.... ele foi e foi curado....

precisamos aprender a ouvir a instrução e obedecer

Oração não é so pra derramar a alma, desabafar,

Desabafa, fala o que precisa mas não está pronto pra receber a instrução que deus vais dar...não fica em silencio pra ouvir a orientação

Quer orar mas não esta pronto par obedecer...

pai nosso q estas no céu santificado seja o teu nome, venha a nos o vosso reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu...

a vontade é de quem?

Nossa vida mudará quando a gente estiver pronto pra fazer a vontade do pai

 

 

Sozo 26 – Somos filhos ou escravos

 Nossa conversa hoje é sobre comportamento, nosso comportamento é de filho ou de escravo, fugitivo, errante?

Gn 16:6-9 - E disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está na tua mão; faze-lhe o que bom é aos teus olhos. E afligiu-a Sarai, e ela fugiu de sua face.

E o anjo do Senhor a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur. E disse: “Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: “Venho fugida da face de Sarai minha senhora.”

Então lhe disse o anjo do SENHOR: “Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos.”

A serva Agar foi embora duas vezes da casa de Abraão e Sara. Na primeira vez ela se ofendeu com Sara e fugiu.

Já falamos aqui do errante espiritual, aquele que não tem raiz e vai de canto a canto, e chama sua própria voz de voz de Deus, sem Deus ter falado nada e não cria historia ou raiz em lugar nenhum porque não para em lugar nenhum!

Enfim todo errante espiritual que podemos no caso de Agar chamar também de fugitivo/escravo é ferido e ofendido com alguma coisa ou com alguém!

Não vamos esquecer que Hagar é uma serva/escrava e foge neste texto! O anjo a encontra no deserto e faz duas perguntas:

“De onde você vem e para onde você vai!?”

Einstein dizia que “não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas” quem não pergunta não aprende...então não seja orgulhoso, pergunte muito e aprenda muito.

Jesus fazia perguntas inteligentes, para trazer pra fora o que estava no coração das pessoas, porque a boca fala do que o coração está cheio.

A primeira pergunta do anjo era fácil de responder: donde vens?

Ela responde prontamente “fugida da face de Sarai minha senhora.”

Todo errante espiritual sabe de onde vem e do que está fugindo, tranquilo até aqui?

A pergunta crucial é a segunda... para onde vais?

Quem tem uma mente de escravo, de errante espiritual tem comportamento de fugitivo! Porque está sempre fugindo de algo

Quando a gente se depara com uma pessoa que vive:

-Fugindo de confrontos,

- Fugindo de aprendizado,

- Fugindo de resolver situações,

- Fugindo de liderança,

- Fugindo de pessoas,

pode ter certeza ...  você está lidando com uma pessoa que tem mente de escravo e é um errante espiritual porque eles não têm destino ou quando estão em fuga perdem senso de destino!

Por isso que o Reino é feito de filhos e não de escravos.

Porque Filhos são enviados, escravos são fugitivos!

Vivemos o hoje por envio com destino.... ou por fuga?

Agar não tinha resposta para a segunda pergunta porque ela realmente não sabia pra onde ia, perceba que ela só responde a primeira....... a perda de destino, o não ter destino, mostra que você está fugindo de algo, e não, sendo enviado para algo!

Aí o anjo direciona Agar dando a seguinte ordem: “Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo das suas mãos.”

Ela saiu ofendida, ferida e fugida e não por uma direção de Deus, saiu sem uma palavra de Deus e sem o direcionamento de seus senhores, isto é, sem o direcionamento de seus líderes.

A única palavra que Deus tinha para ela era: “Volta! Volta de onde você fugiu e resolva as coisas!”

Deus não abençoa quem não se submete a uma liderança!

Volta e se humilha, outras traduções dizem: Se sujeita, se submete debaixo da mão da tua senhora!

Depois da ordem de VOLTAR o anjo diz que ela e seu filho serão abençoados mas tem que fazer o caminho de volta.

Deus nunca vai quebrar princípios de autoridade para nos abençoar, as nossas bênçãos estão sujeitas aos princípios bíblicos e princípio bíblico não se quebra.

Agar precisava voltar e se consertar para ser enviada.

Temos uma situação parecida a essa quando Paulo foi rejeitado pelos apóstolos e teve que voltar pra sua cidade.... anos depois Barnabé vai buscá-lo e o leva de volta para a mesma igreja com a mesma liderança, para o mesmo lugar...e.... depois de submeter-se, ele foi enviado para cumprir seu propósito!

Atos 13:2-4 - E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: “Apartai-me (separa) a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.” Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

Filhos são enviados e tem destino.....

Escravos fogem pra onde...nem ele sabe, onde ninguém saiba quem ele é ou os encontre!

Assim como Agar, Paulo teve que voltar, se submeter para depois ser enviado!

Agora vamos falar de família...pais errantes, filhos sem destino.

Deus tem bençãos, livramentos e prosperidade para todos nós, mas, se escolhermos viver como fugitivos NÃO receberemos essas bençãos.... e .... sem destino não temos como dar destino aos nossos filhos também!

Pais são referencias para os filhos... então....

- Não discutam na frente de seu filho (espera ele dormir ou sair de casa pra isso),

- Não reclame de seu cônjuge com seu filho pois ele terá a impressão que você der a ele sobre o outro, vc casou então já sabia dos defeitos e qualidades, se aceitou então segura (não reclame daquilo que você permitiu na sua história) mas não envolva seus filhos em suas diferenças, resolva-se com seu cônjuge,

- Criança não dorme no quarto dos pais porque mesmo dormindo o inconsciente capta os sons...se estão me entendendo..o que pra ele soa como agressivo! Criança dorme no quarto da criança e pais no quarto dos pais..ok?

Voltando aqui...Pais errantes ou fugitivos, Filhos sem Destino, porque vai levar o legado de fuga como algo natural!

GN 21:14-20 - Agar voltou e tempos depois Abraão a manda embora junto com Ismael, seu filho!(Abraão quem direciona agora, ok?)

Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e tomou pão e um odre de água e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela partiu, andando errante (a mentalidade de fugitiva de novo) no deserto de Berseba.

E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores. E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; (fugindo do problema)porque dizia: “Que eu não veja morrer o menino”. (fugindo da situação...” quero nem ver”) E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.

E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: “Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está. Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação”.

E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água (o poço já existia ela não viu); e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino. E era Deus com o menino, que cresceu; e habitou no deserto, e foi flecheiro.

A diferença agora é que ela foi enviada, não saiu ofendida nem ferida, aí Deus age! Deus envia o anjo novamente, supre suas necessidades e dá um destino ao seu filho. “E era Deus com o menino, que cresceu; e habitou no deserto, e foi flecheiro.”

Deus ouviu o clamor de um filho que tinha um pai, ela era escrava e se portou como escrava o filho não, filho de Abraão...ela foi se lamentar por algo que não tinha acontecido...

Ela não tinha destino mas o menino tinha.

A mentalidade de escravo te impede de receber... escravo é dependente e não sabe lidar com liberdade....vive fugindo

Nós decidimos o futuro dos nossos filhos, porém deixo uma observação:

1 - Seu filho não é uma extensão de você, é uma pessoa gerada por você com uma personalidade diferente da sua e com vontades diferentes das suas, porém com traços seus porque você é referencia. Que tipo de referencia vc tem sido?

2 - Vou realizar com meu filho aquilo que queria ou não pude fazer por mim...errado... seu filho pode não querer realizar seu sonho de ser médico e querer ser economista.. aí você frustrado porque seu sonho não se realizou com seu filho, a cada problema que ele tiver vai dizer, ofendido: “se tivesse feito medicina como eu queria não estava assim” .... jamais fale isso.. ele não nasceu pra realizar seus sonhos.. alecrim dourado.. não tente convencer seu filho a ser o que ele não quer!! Corresse voce atras dos seus sonhos, se não o fez, não jogue o peso da sua frustração ou expectativas em cima do seu filho,

- Meu filho vai ter o que eu não tive ... então eduque, de sua companhia, dialogue, seja amigo deixando claro que você é PAI ou MÃE e é autoridade sobre ele, principalmente estando ele na sua casa... Ahh mas ele é de maior? Se está na sua casa e depende de voce de alguma forma, vai dançar a música que você colocar, ok?

Bate no peito que é de maior e quer liberdade então vai se bancar no seu próprio teto...ok?

4 - Momentos com seu filho são eternos...coisas são passageiras, não adianta tênis ou roupa de grife se você não conhece seu filho...por não ter diálogo com ele... então para de encher de coisas e seja pai ou mãe de verdade, ouça !!!

Resumindo....

Pais orgulhosos geram filhos arrogantes e rebeldes!

Pais humildes geram filhos prósperos e curados!

Pais errantes, pais fugitivos geram filhos perdidos!

Pais posicionados e estruturados geram filhos com destino!

Que tipo de família oferecemos aos nossos filhos?

Sabemos dizer NÃO pra eles pra dar limite e eles entenderem que o mundo não gira em torno deles ou criamos filhos abestados que se acham o dono do mundo e que as pessoas nasceram para servi-los?

Ensinamos educação econômica pra nossos filhos ou nos enchemos de divida pra ele mostrar pro mundo aquilo que ele não é? Alimentando um status falso, comprando o que ele não precisa, como o dinheiro que a gente não tem pra ele mostrar pro mundo o que ele não é...só pra tirar onda, por orgulho “tenho dinheiro pra isso” ... quem tem boa situação financeira não precisa noticiar ela pra ninguém!

Quem é feliz de verdade não precisa provar nada pra ninguém

Temos ensinado que pessoas são mais importantes do que coisas?

Somo filhos enviados com destinos e daremos destino?

Ou somos errantes e não sei quem sou e para onde vou?


Que esse estudo tenha abençoado você... Graça e Paz!!!

 

Sozo 25 - A cura da mulher curvada

 

O trecho que nós vamos conversar conta que Jesus ensinava aos sábados, e neste sábado específico ele estava em uma sinagoga, era hábito de Jesus apesar da oposição dos líderes judeus.

Lucas 13:10-17 - E ensinava no sábado, numa das sinagogas. E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se. E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus.

E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado. Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber?E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa? E, dizendo ele isto, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele.

Lucas era médico, e ele narra essa situação e nos dá o diagnóstico dela claramente, ele diz que ela tinha um “espírito de enfermidade”, o cara é médico e deixa bem claro que a causa do problema não é físico.... é espiritual.

E Jesus se refere a ela com “filha de Abraão”, ou seja, uma praticante da fé, porém, estava há 18 anos prisioneira de satanás

Como uma filha de Abraão, uma pessoa salva, conhecedora da palavra, tem um espírito de enfermidade e é prisioneira de satanás?

Isso não combina com a pregação de muitos que dizem que basta aceitar a jesus que seus problemas estão resolvidos....

Perceba que jesus endossa a salvação dela mas deixa claro que ela é prisioneira de satanás.... há quem o tenha como animal de estimação, cada um na sua...ela não o tinha. Ele a tinha.

Tem crente assim hoje?

Tem sim, prisioneiro de satanás, pode até parecer chocante, mas ela era fiel praticante da fé, da descendência espiritual de Abraão, mas satanás a mantinha presa através de uma deformidade física.

Vamos falar sobre a deformidade dela, vivia curvada sem poder se endireitar, está sempre olhando para o chão

Essa mulher é o reflexo de uma pessoa com alma doente e essa ferida abriu a brecha para satanás entrar

Lembre que ele só age onde deixamos, só entra onde permitimos...ok? o que pode ser através de traumas, situações não curadas, perdão negado e por aí vai...

Essa mulher pode representar hoje alguém aqui dentro da igreja que espiritualmente ou emocionalmente está

- Curvado – com medo do futuro, medo de tomar decisões aí prefere não olhar para a frente

- emocionalmente Deformada – pelo sofrimento ou por medo

- Sem nenhuma perspectiva – acha que não merece ser feliz, que não tem mais idade para isso, ou que nasceu assim não vai mudar...

não vai ou não quer? Porque quando a gente quer a gente muda.

- Olhando para os próprios pés, isto é, lambendo as próprias feridas e mantendo-as abertas para chamar atenção, porque não quer cura, melhor assim que aí tenho gente em volta ou melhor assim que aí fazem minhas vontades, gente que idolatra a própria necessidade, que acha que se ficar bem vai perder o controle da família e dos amigos

- Pessoas que se sentem inferiores – a dor dela é sempre maior que a dos outros, tadinha de mim, vive de autocomiseração, sente pena de si mesmo é a vítima de tudo em volta, o alvo, a ovelha negra

- Pessoas rejeitadas – a dor da rejeição ativa as mesmas áreas do cérebro que a dor física...sabia? por isso quem se sente rejeitado, é ferido e fere para se defender...ou se levanta para atacar primeiro quando se sente ameaçado...

- Pessoa sem esperança – tem mais jeito não

Porém salvas, crentes, cristas, fazendo parte da igreja, talvez até com cargo. Mas curvado pelas brechas citadas e satanás gosta disso, ahhhh se gosta

Casos como esse não são apenas uma questão de dor emocional (dor na alma) que um atendimento pastoral, uma cura interior ou uma medicação dada por um bom médico resolva.... mas de uma situação demoníaca, a qual exige renúncia e cura e libertação completa

Essa filha de Abraão estava aprisionada por uma enfermidade espiritual que afetava sua autoestima, sua vida social, ela vivia curvada... precisava de libertação ...não de expulsão. Toda medicação ou aconselhamento do mundo não seria suficiente para ajudá-la

Naturalizar situações como essa é um erro, da mesma forma que espiritualizar doença física é outro

Esse caso não é apenas um episodio simples de cura, mas uma aula pratica de libertação que Jesus nos dá através desta mulher

Traumas, feridas e falta de perdão constroem fortalezas de onde o inimigo nos aprisiona, através de mentalidade e pensamentos doentios e sofismas contrários ao conhecimento divino, que aprisionam a alma comprometendo a capacidade de se relacionar com Deus. 

É isso que jesus chamou de prisão de satanás...........é fundamental lidar com a dor das feridas e curá-las, que muda nossa vida através de hábitos que foram desenvolvidos por causa de um problema ou decepção que a gente viveu.

A deformidade dela era sustentada por um demônio e Foi causada

Talvez tenha tido como brecha um trauma.... aquele espírito de enfermidade estava apenas parasitando uma situação não resolvida ou mal resolvida

Aí jesus se aprofunda naquele problema quando revelou a idade, 18 anos curvada, altamente estratégico, cirúrgico...

Ela foi aprisionada há 18 anos atras por satanás, isso não foi só uma mera satisfação a murmuração dos religiosos...mas a maneira detalhista de desenterrar o fato específico que causou esse aprisionamento espiritual

Foi mais que uma revelação sobre a causa do problema, jesus confrontou a forma como ela vinha lidando com um fato de 18 anos atras

Jesus estava tocando na ferida dela, quando ele menciona a data, ela deve ter visto o filme do “gatilho” que levou ela a prisão

- Sua memória deve ter se enchido de lembranças...aquele filme que passa. Que pode estar passando agora na sua cabeça

- Talvez a dor da rejeição, da decepção, da acusação, da humilhação, da traição, do abuso que ela sofreu

- Talvez o medo de enfrentar a vida

- Talvez constrangimentos sofridos por algo que deu errado ou sentimento de culpa

- Perturbações, inquietações, talvez esperasse muito dos outros e se decepcionou

Quando jesus datou o trauma ele ativou a memória dela, levando-a a enfrentar a origem, o gatilho, porém, com recursos espirituais que jesus mesmo havia providenciado para aquele momento

Ela estava diante da oportunidade, da verdade que liberta, da graça de deus de destravar a vida com aquele “passado tão presente” para nunca mais revivê-lo com dor

Nossa alma tem memorias guardadas que nos causaram impacto emocional, bom ou ruim,

Esta noite, estamos nos aqui, porque da mesma forma que ele atuou naquela mulher, o espírito santo de deus, quer atuar na gente hoje

Jesus curou aquela mulher e quer curar a gente hoje...ou vamos continuar curvados olhando nosso próprio pé ao invés de olhar e ir além do que imaginamos?

Para que você deixe de ser curvado, levante, ande, cresça, trabalhe e entenda que se você chegou até aqui, assim como aquela mulher, é porque deus está te dando a oportunidade de se curar e...

Olha para você

 Será que chegamos aqui curvados nesta noite?

Será q Ao sair de casa pensamos, que bom ir pra igreja hoje, distrair, esquecer dos problemas... problemas a gente não esquece, a gente enfrenta, caso contrario, não vamos solucioná-lo...

Quantos deformados pelas decepções temos aqui hoje?

Quantos deformados por colocar expectativas demais em homens e não em deus?

Quantos erros que cometemos no passado vem à tona tirar nossa paz de vez em quando ou sempre?

Quantos erros nos ronda porque não resolvemos ou porque resolvemos errado?

Quantas vezes o diabo nos acusou com o problema que criamos ou que não resolvemos?

Quantos de nós choramos escondidos para ninguém ver a dor da nossa culpa ou da nossa vergonha?

Quantas dores causamos em alguém por causa do nosso erro, do nosso egoísmo, do nosso egocentrismo ou do nosso achar que as pessoas têm que agir do jeito que a gente acha que tem que ser... senão não está bom?

Quantos vezes sentimos o desejo de pedir perdão mas não temos coragem?

Quantas vezes ferimos quem esta do nosso lado para agradar quem nem compromisso com a gente tem?

Quantas vezes o grito quer pular para fora do nosso peito ou a lagrima escorrer mas por orgulho a gente segura?

Quantas vezes somos fracos e não assumimos nossas fraquezas, por orgulho?

Quantas vezes chegamos aqui querendo oração mas nosso orgulho não deixou a gente levantar o braço?

 

 Podem usar como base, espero que tenha sido abençoado!!

Graça e Paz.