segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Sozo - A Bíblia e a Ciência na cura interior

Cura interior é a cura da alma, e o tratamento consiste em buscar a causa da enfermidade e ajudar a pessoa a se livrar dos traumas existenciais.

I. Derrubar o tabu - Nós, evangélicos, que seguimos os ensinamentos de Cristo e procuramos praticar as Escrituras Sagradas, não deveríamos jamais desprezar a ciência, porque o próprio Jesus disse que os doentes precisam de médico (ver Mt 9.12)

II. o que é doença da alma?

É um esgotamento físico ou um esgotamento emocional profundo, que pode gerar problemas emocionais sérios. Se a pessoa não procurar ajuda e, se for o caso, tomar a medicação indicada pelo profissional da Área poderá desenvolver problemas mais graves ainda.

Na bíblia, na maioria das vezes a palavra alma é traduzida como coração, e deve ser entendida como a sede da inteligência, dos sentimentos, da vontade e das emoções, onde ficam as lembranças boas ou ruins.

Estas lembranças, quando, aparecem, provocam atitudes e comportamentos inexplicáveis e fazem a alma adoecer com lembranças ruins, violência, medo, vingança, ódio, orgulho, traumas de infância, comparações, humilhação, abuso, inconstância, mentira, a necessidade de ser visto e elogiado, ansiedade, malícia, injustiça, perdas em geral, indecisões, relacionamentos fracassados, abandono, competições infundadas, rejeição, e por aí vai...

III. o que causa as doenças emocionais?

Família – podemos ver, ter e herdar coisas boas e, assim, crescermos indivíduos de personalidade estruturada, seguros, com destino.

Mas podemos também ver, ter e herdar coisas ruins, e crescermos com a personalidade desajustada, sem saber quem somos e onde queremos chegar.

Nós somos, tanto no aspecto genético como no espiritual, reflexo dos nossos antepassados e das pessoas com quem convivemos.

Cultura da manada - Muita gente acha que será menosprezada e inferiorizada se não atingir determinada posição social, se não conseguir certo nível de salário, se não comprar o que todos estão comprando, se não tiver um carro bom, ou não se vestir de determinada maneira, não ter o peso e a aparência que a mídia impõe... não conseguir acompanhar a manada pode trazer o sentimento de exclusão e esses comportamentos culturais podem produzir doenças sérias na alma. Por isso incentivamos o pensar e não o repetir.

Religião- No meio legalista, principalmente, não se pode errar porque se errar não tem perdão. Se não atingir um determinado padrão de perfeição, não poderá viver naquele meio. Conseqüentemente a pessoa passa a se esforçar para alcançar tal padrão. A religião legalista, sem amor e graça, impõe regras que geram dores na alma.

Escolhas erradas - O ser humano é dotado de inteligência, sentimentos e livre-arbítrio (que eu sempre defendo a tese de ser como cartão de banco 3 chances e bloqueia), o que o torna responsável por suas próprias escolhas. Por isso, a pessoa pode assumir procedimentos errados, e desenvolver doenças emocionais, porque o remorso dói e as conseqüências das atitudes certas ou erradas são inevitáveis (Lm 3.39).

Abandonar a fé – Hoje, pessoas tem abandonado Deus e passado a viver a sua própria vontade, até a coisa ficar ruim, é claro.

E, como eles não se importaram em conhecer a de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém (Rm 1.28). Cada vez que o homem despreza Deus, fica entregue a sentimentos perversos, adoecendo emocionalmente.

Rejeitar a Graça de Deus - Graça é favor imerecido. Deus simplesmente nos deu o Seu perdão e amor sem que nós os merecêssemos (Jo 3.16). Mas existem aqueles que têm dificuldade de aceitar isso, pensam que não podem ter seus pecados perdoados sem pagar algum preço ou passar por sofrimento, ai vem doenças emocionais graves. Eles não conseguem ver que:

— O Senhor nos conhecia antes de sermos formados no ventre (Jr 1.5)

— O Senhor nos ama com amor eterno (Jr 313)

— O Senhor jamais se lembrará de nossos pecados (Hb 10.17), quem não esquece é o diabo que usa pra nos acusar.

Não perdoar - Quem não perdoa vive amargurado, complexado, com o coração ferido, com sentimentos ruins em relação àqueles que o machucaram.

Como não sabe vivenciar a graça, não consegue viver com seus sentimentos de amor e perdão, renúncia e arrependimento. Perdoar é ordem para que retiremos de nosso coração ódio e mágoa e deixemos de carregar a pessoa que nos feriu.

Religiosidade - Muitos cristãos querem espiritualizar tudo, os mais espirituais se comportam como se não fossem seres humanos, parecem acima do bem e do mau,não choram ou ficam tristes, apresentam uma postura mentirosa, sempre montada, uma mascara de perfeição.

Cobram dos outros o que não fazem, porque quem é feliz de verdade, quem sabe quem é e onde quer chegar, não se preocupa em provar nada pra ninguém, por isso os religiosos se tornam doentes emocionais.

Opressão - é o ato de humilhar, tiranizar, sobrecarregar com peso. Ela faz adoecer a alma e pode ser demoníaca ou humana.

— O Senhor não permitiu que o Seu povo fosse oprimido pelos inimigos (SI 105.14)

— O salmista rogou ao Senhor que o livrasse da opressão do homem(Sl 119.134)

— O Senhor ordenou que os israelitas não oprimissem ao próximo(Lv 25.17)

— O Senhor curou a todos os oprimidos pelo diabo (At 10.38)

— A opressão faz adoecer até o sábio (Ec 7.7)

Depressão - as causas que levam à depressão são medo, vingança, ódio, orgulho, comparações, abuso, inconstância, complexos, mentira, violência, vaidade, ansiedade, angústia, traumas e malícia.

Religiosos dizem que depressão é coisa do diabo, já falamos sobre ela aqui e é uma doença emocional, é uma doença da alma. Quando a angústia e o  vazio chega, só um bom tratamento, e,  Deus para completar esse vazio.

V. Tem cura? Tem sim. A Palavra de Deus.

— O Espírito de vida nos livrou da lei do pecado e da morte (ver Rm 8.2)

— O coração alegre é como o bom remédio (ver Pv 17.22)

— O salmista ficou perturbado por inveja dos ímpios e, só depois de entrar no templo, entendeu o fim deles (ver Si 73.1 7-1 9) 

VI. A cura por intermédio da Palavra

A maioria das doenças da alma não deveriam ser tratadas com remédio, mas sim com a Palavra de Deus, a questão é que a pessoa demora tanto a procurar ajuda que quando pede já ficou sem tempo de não usar medicação.

Deus nos conhece e entende mais do que qualquer outra pessoa, e a  Palavra dele penetra na alma, no espírito (Hb 4.12) e abre os nossos olhos quanto aos pecados que podem causar doenças (1 Co 6.9-11).

VII. Receitas para a cura da alma

Olhe pra você - Análise introspectiva - Se você está vivendo uma situação como a do salmista, cujas lágrimas serviam-lhe de mantimento (Si 42.3), saiba que o choro constante é sintoma de alma doente. E provocava no salmista doenças psicossomáticas, atingindo os seus ossos (Sl 42.10). Mas ele obteve uma importante receita no versículo 11.

Oração - Essa é fundamental, quando você dobra o coração, poe o orgulho de lado e fala tudo o que está machucando, sem medo ou vergonha..... Deus vem até você com provisão.

Na terapia humana, o segredo é falar o máximo que puder e colocar tudo o que sente para fora, como se o terapeuta fosse a lata de lixo.

Na terapia divina, é só fazer o que a Palavra de Deus nos manda: lançando sobre ele toda a nossa ansiedade, porque ele tem cuidado de nós (1 Pe 5.7).

Viver em obediência...

Relacionamentos pessoais - O ser humano é um ser social e ao longo da vida irá construir relacionamentos que vem e vão. Quem se isola se torna candidato a doenças da alma. Lembre-se de que nós fazemos parte do Corpo de Cristo (ver 1 Co 12.12,25-27) então o convívio entre irmãos é necessário e saudável na medida certa, porém, fazer parte de panelinha é o mesmo que suicídio espiritual.

Relacionamento com Deus–fundamental pra cura de qualquer coisa, vamos falar da historia de superação de 3 homens:

— José - ele teve sonhos e por causa de inveja, seus irmãos pensaram em  vende-lo como escravo a uns mercadores que iam para o Egito (Gn 37.28) com isso José passou por situações injustas, tendo tudo para ser depressivo. Porém, em nenhum momento esses sentimentos invadiram a alma dele, (Gn 41.38 e 41.51,52) e ele foi fiel a Deus e por isso exaltado pelo Senhor a ponto de ser governador do Egito.

— Jó - o homem mais rico do Oriente, perdeu, em um só dia, três mil camelos, sete mil ovelhas, quinhentas juntas de boi, quinhentas jumentas e os dez filhos. Qualquer pessoa em seu lugar teria enlouquecido.

Apesar disso tudo ele ficou firme porque sabia que o seu Redentor, que também é o nosso, vive (Jó 19.25-27) e, por essa fidelidade, Deus lhe deu em dobro tudo o que havia perdido (Jó 42.10).

— Paulo - teve muitos motivos para ser um homem cheio de complexos na alma, ele consentiu a morte de Estevão e outros irmãos, perseguiu os cristãos, até conhecer ao Senhor. Aí o aceitou e passou a dizer que sabia em quem tinha crido (2 Tm 1.12) e disse: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé (2 Tm 4.7).

Viver um dia de cada vez - Jesus recomendou que não nos inquietemos com o dia de amanhã (Mt 6.34). Mesmo assim, a gente está sempre preocupado com o que vai acontecer lá na frente, a ponto de ficarmos com o sistema nervoso abalado e doentes. Porém, a Bíblia nos convida a nos alegrar no dia que o Senhor fez (Si 118.24). Precisamos ver o lado positivo da vida.

Jesus disse que a candeia do corpo são os olhos (Mt 6.22,23). Por isso, viva com otimismo, pois a maneira como encaramos a vida dirá se temos trevas ou luz em nosso interior.

Conclusão - Pode ser que você esteja vivendo angústias e tenha marcas profundas na alma, ou esteja tentando superar vários problemas, melhorar sua qualidade de vida, mas, de repente, você se veja caindo novamente naquele túnel de tristeza. Procure, derramar o seu coração na presença do Senhor, Ele curará as suas feridas.

Bibliografia

http://www.mefibosete.com/2013/09/estudo-biblico-cura-interior-alma.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário