sábado, 7 de outubro de 2023

SOZO 27 – João 17 – Oração Sacerdotal de Jesus

 Jesus nos ensinou muita coisa, inclusive ensinou os discípulos a orar e a nós também, por isso estes momentos foram registrados na Biblia pra que a gente aprendesse também

Vamos analisar a oração que Jesus fez e João registrou pra gente em:

João 17:1-26 - Depois de dizer isso, Jesus olhou para o céu e orou:

·        Ele começa orando por ele mesmo 1 ao 5

"Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique.Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.

E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.

Jesus começa dizendo “PAI” e repete por quatro vezes; e acrescenta: “PAI SANTO” (v.11), “PAI JUSTO” (v.25)

PAI porque Ele quer compartilhar com a gente esse relacionamento de Pai e Filho que está ao nosso alcance também.

“Pai santo” e “Pai justo” revelam a natureza de Deus, e o seu desejo de que sejamos santo e justo como Ele.

Só Jesus tem autoridade para conceder vida eterna, só ele tem o poder de tornar criaturas de Deus em filhos de Deus.

A vida eterna é conhecer a Deus e a Jesus Cristo! Conhecer aqui não é só conhecimento intelectual, mesmo que aprofundado; mas, é o mesmo que “relacionar”, conhecer intimamente. Vida eterna só têm aqueles que estão EM Cristo, que são íntimos dEle, pois Ele é a vida eterna!

·        Ele ora pelos discipulos

6 - "Eu revelei teu nome àqueles que do mundo me deste.

Jesus manifestou e manifesta sempre o nome de Deus!

O que temos manifestado aos homens?

Que nomes temos pronunciado e anunciado: o nosso, o da nossa denominação, os de pessoas que apreciamos ou daquele que deu a vida por nós?

Eles eram teus; tu os deste a mim,

Os discípulos são de Deus, são de Cristo e não nossos; são confiados a nós para que os sirvamos e os edifiquemos, mas serão sempre de Deus, nunca nossa propriedade! Muito cuidado nisso!

Discipulador e pastor não são os donos da ovelha...são os cuidadores dela!

e eles têm guardado a tua palavra.

Discípulos são aqueles que guardam (PRATICAM) a palavra de Deus; são aqueles que recebem a palavra, e não ficam se justificando, desviando dela ou usando para aquilo que eles precisam (v.8).

Somente os que recebem, guardam e praticam a Palavra de Deus é que conhecem verdadeiramente a Jesus. Estes estão em Cristo!

Ser´que nós estamos conhecendo só o jesus escrito na Biblia ou temos nos permitido ter um relacionamento com ele?

Relacionamento no sentido de entregar a ele tudo, casa, família, finanças, trabalho, filhos...

Agora eles sabem que tudo o que me deste vem de ti.Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste.Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus.Tudo o que tenho é teu, e tudo o que tens é meu. E eu tenho sido glorificado por meio deles.Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti.

11 - Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um.

Jesus ora para que vivamos em unidade, como a que existe na trindade; e ele o repete nos versos 20 a 23, acrescentando que a unidade pode e deve ser aperfeiçoada!

Jesus deixa bem claro como se dá o aperfeiçoamento da unidade: Ele em nós; nós nEle (v.23). Quanto mais comunhão nós temos com Deus, mais comunhão nós teremos com os irmãos; se não temos vontade ou necessidade de estarmos na igrejacom os irmãos, pode ser um sintoma de que temos tido pouca ou nenhuma comunhão com Deus (1 Jo 1:7).

Essa oração de Jesus não se refere a uma unidade dos homens, que se tenta alcançar através de eventos evangélicos, reuniões, almoços, ou afinidades; mas a unidade como a de um corpo que se une e funciona sob o comando de uma só cabeça: JESUS!

Se nós estamos sob o governo de Jesus, aí somos membros do seu corpo, ou como diz Paulo, “membros uns dos outros” (Rm 12:5). Isto sim é unidade!

Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei pelo nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura.

"Agora vou para ti, mas digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, para que eles tenham a plenitude da minha alegria.

14 - Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou.

Somos seres espirituais vivendo uma experiencia terrena

Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.Eles não são do mundo, como eu também não sou.Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

Jesus oferece a Palavra de Deus e nada mais.

Não há distrações, não há maneiras de suavizar o evangelho do reino, não há entretenimentos, a quem diga “tem que ter coisa pra atraiR jovens na igreja: música, dança, teatro, jantares… CHAMA A ANITTA!!!”

Jesus não tem parte com o mundo, e os seus também não; e ele o diz duas vezes nesta oração!

Será que a Igreja tem levado isso a sério?

Todas essas coisas citadas acima não são pecado, mas não farão com que vejamos a Deus, não atrai pra Deus...atrai pro oba oba.

Hebreus 12:14 nos diz que é a santificação que nos fará ver o Senhor!

Por isso Jesus ora para que o Pai nos santifique, e não que nos entretenha, ou nos agrade com aquilo que a gente quer ouvir.

A prática da verdade nos santifica, e a verdade é encontrada na Palavra e na vida e obra de Jesus (o verbo de Deus), e não nas opiniões de homens.

18 - Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo.

Nós fomos enviados ao mundo, assim como Jesus foi...

“Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas. Também os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos.” (Lc 9:1,2).

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mt 28:19,20).

Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.” (Mt 10:16).

·        Jesus ora pelos discípulos futuros...nós.

19 - Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade."Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles,

para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um:eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.

 ·        Jesus agora finaliza a oração

24 - "Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo."Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que me enviaste.Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja".

Jesus finaliza sua oração revelando a sua vontade: que nós estejamos sempre com Ele, onde Ele estiver!

Onde Jesus tem estado na nossa vida?

O que entregamos a ele?

Temos estado com Ele?

A gente tem estado onde ele está? Na mansidão, na humildade, no amor ao proximo

É Jesus que tem nos guiado ou nós é que temos tentado leva-lo por nossos caminhos, seguindo nossas inclinações carnais?

Qual vontade tem prevalecido, a dEle ou a nossa?

Jesus termina como começou: “Eu lhes fiz conhecer o teu nome” (v.26)!

Qual o nome de Deus que nos foi revelado por Jesus?

Deus já havia revelado muitos nomes seus através dos profetas do Antigo Testamento: “Poderoso”, “Criador”, “Justiça Nossa”, “Deus Proverá”, “Minha Bandeira”, “Pastor”, “O Eterno”, “Rei dos Exércitos”, “O Grande-EU-Sou”.

Mas “Aba Pai”, foi Jesus que nos revelou!

O nome que revela todo o amor e o propósito eterno de Deus é “Pai”. Deus quer que conheçamos e usufruamos de sua paternidade e vivamos em família, para a Sua glória. Isto é a Igreja! Amém!

A oração tem mais a ver com o q vc ouve do que com o q vc fala

Jesus pergunta...o q queres q te faça?...a resposta é a necessidade.

Samuel ouvia o chamado mas ficou deitado, quem levantou foi Eli...depois da 3ª vez Eli o orientou responder...

Estamos prontos pra ouvir e obedecer?

Naama recebeu um comando simples do profeta e teve dificuldade de obedecer...quando obedeceu foi curado

Jesus quando curou o cego mandou ele ir se lavar no tanque de siloé.... ele foi e foi curado....

precisamos aprender a ouvir a instrução e obedecer

Oração não é so pra derramar a alma, desabafar,

Desabafa, fala o que precisa mas não está pronto pra receber a instrução que deus vais dar...não fica em silencio pra ouvir a orientação

Quer orar mas não esta pronto par obedecer...

pai nosso q estas no céu santificado seja o teu nome, venha a nos o vosso reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu...

a vontade é de quem?

Nossa vida mudará quando a gente estiver pronto pra fazer a vontade do pai

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário