sábado, 7 de outubro de 2023

Sozo 26 – Somos filhos ou escravos

 Nossa conversa hoje é sobre comportamento, nosso comportamento é de filho ou de escravo, fugitivo, errante?

Gn 16:6-9 - E disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está na tua mão; faze-lhe o que bom é aos teus olhos. E afligiu-a Sarai, e ela fugiu de sua face.

E o anjo do Senhor a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur. E disse: “Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: “Venho fugida da face de Sarai minha senhora.”

Então lhe disse o anjo do SENHOR: “Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos.”

A serva Agar foi embora duas vezes da casa de Abraão e Sara. Na primeira vez ela se ofendeu com Sara e fugiu.

Já falamos aqui do errante espiritual, aquele que não tem raiz e vai de canto a canto, e chama sua própria voz de voz de Deus, sem Deus ter falado nada e não cria historia ou raiz em lugar nenhum porque não para em lugar nenhum!

Enfim todo errante espiritual que podemos no caso de Agar chamar também de fugitivo/escravo é ferido e ofendido com alguma coisa ou com alguém!

Não vamos esquecer que Hagar é uma serva/escrava e foge neste texto! O anjo a encontra no deserto e faz duas perguntas:

“De onde você vem e para onde você vai!?”

Einstein dizia que “não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas” quem não pergunta não aprende...então não seja orgulhoso, pergunte muito e aprenda muito.

Jesus fazia perguntas inteligentes, para trazer pra fora o que estava no coração das pessoas, porque a boca fala do que o coração está cheio.

A primeira pergunta do anjo era fácil de responder: donde vens?

Ela responde prontamente “fugida da face de Sarai minha senhora.”

Todo errante espiritual sabe de onde vem e do que está fugindo, tranquilo até aqui?

A pergunta crucial é a segunda... para onde vais?

Quem tem uma mente de escravo, de errante espiritual tem comportamento de fugitivo! Porque está sempre fugindo de algo

Quando a gente se depara com uma pessoa que vive:

-Fugindo de confrontos,

- Fugindo de aprendizado,

- Fugindo de resolver situações,

- Fugindo de liderança,

- Fugindo de pessoas,

pode ter certeza ...  você está lidando com uma pessoa que tem mente de escravo e é um errante espiritual porque eles não têm destino ou quando estão em fuga perdem senso de destino!

Por isso que o Reino é feito de filhos e não de escravos.

Porque Filhos são enviados, escravos são fugitivos!

Vivemos o hoje por envio com destino.... ou por fuga?

Agar não tinha resposta para a segunda pergunta porque ela realmente não sabia pra onde ia, perceba que ela só responde a primeira....... a perda de destino, o não ter destino, mostra que você está fugindo de algo, e não, sendo enviado para algo!

Aí o anjo direciona Agar dando a seguinte ordem: “Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo das suas mãos.”

Ela saiu ofendida, ferida e fugida e não por uma direção de Deus, saiu sem uma palavra de Deus e sem o direcionamento de seus senhores, isto é, sem o direcionamento de seus líderes.

A única palavra que Deus tinha para ela era: “Volta! Volta de onde você fugiu e resolva as coisas!”

Deus não abençoa quem não se submete a uma liderança!

Volta e se humilha, outras traduções dizem: Se sujeita, se submete debaixo da mão da tua senhora!

Depois da ordem de VOLTAR o anjo diz que ela e seu filho serão abençoados mas tem que fazer o caminho de volta.

Deus nunca vai quebrar princípios de autoridade para nos abençoar, as nossas bênçãos estão sujeitas aos princípios bíblicos e princípio bíblico não se quebra.

Agar precisava voltar e se consertar para ser enviada.

Temos uma situação parecida a essa quando Paulo foi rejeitado pelos apóstolos e teve que voltar pra sua cidade.... anos depois Barnabé vai buscá-lo e o leva de volta para a mesma igreja com a mesma liderança, para o mesmo lugar...e.... depois de submeter-se, ele foi enviado para cumprir seu propósito!

Atos 13:2-4 - E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: “Apartai-me (separa) a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.” Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

Filhos são enviados e tem destino.....

Escravos fogem pra onde...nem ele sabe, onde ninguém saiba quem ele é ou os encontre!

Assim como Agar, Paulo teve que voltar, se submeter para depois ser enviado!

Agora vamos falar de família...pais errantes, filhos sem destino.

Deus tem bençãos, livramentos e prosperidade para todos nós, mas, se escolhermos viver como fugitivos NÃO receberemos essas bençãos.... e .... sem destino não temos como dar destino aos nossos filhos também!

Pais são referencias para os filhos... então....

- Não discutam na frente de seu filho (espera ele dormir ou sair de casa pra isso),

- Não reclame de seu cônjuge com seu filho pois ele terá a impressão que você der a ele sobre o outro, vc casou então já sabia dos defeitos e qualidades, se aceitou então segura (não reclame daquilo que você permitiu na sua história) mas não envolva seus filhos em suas diferenças, resolva-se com seu cônjuge,

- Criança não dorme no quarto dos pais porque mesmo dormindo o inconsciente capta os sons...se estão me entendendo..o que pra ele soa como agressivo! Criança dorme no quarto da criança e pais no quarto dos pais..ok?

Voltando aqui...Pais errantes ou fugitivos, Filhos sem Destino, porque vai levar o legado de fuga como algo natural!

GN 21:14-20 - Agar voltou e tempos depois Abraão a manda embora junto com Ismael, seu filho!(Abraão quem direciona agora, ok?)

Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e tomou pão e um odre de água e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela partiu, andando errante (a mentalidade de fugitiva de novo) no deserto de Berseba.

E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores. E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; (fugindo do problema)porque dizia: “Que eu não veja morrer o menino”. (fugindo da situação...” quero nem ver”) E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.

E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: “Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está. Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação”.

E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água (o poço já existia ela não viu); e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino. E era Deus com o menino, que cresceu; e habitou no deserto, e foi flecheiro.

A diferença agora é que ela foi enviada, não saiu ofendida nem ferida, aí Deus age! Deus envia o anjo novamente, supre suas necessidades e dá um destino ao seu filho. “E era Deus com o menino, que cresceu; e habitou no deserto, e foi flecheiro.”

Deus ouviu o clamor de um filho que tinha um pai, ela era escrava e se portou como escrava o filho não, filho de Abraão...ela foi se lamentar por algo que não tinha acontecido...

Ela não tinha destino mas o menino tinha.

A mentalidade de escravo te impede de receber... escravo é dependente e não sabe lidar com liberdade....vive fugindo

Nós decidimos o futuro dos nossos filhos, porém deixo uma observação:

1 - Seu filho não é uma extensão de você, é uma pessoa gerada por você com uma personalidade diferente da sua e com vontades diferentes das suas, porém com traços seus porque você é referencia. Que tipo de referencia vc tem sido?

2 - Vou realizar com meu filho aquilo que queria ou não pude fazer por mim...errado... seu filho pode não querer realizar seu sonho de ser médico e querer ser economista.. aí você frustrado porque seu sonho não se realizou com seu filho, a cada problema que ele tiver vai dizer, ofendido: “se tivesse feito medicina como eu queria não estava assim” .... jamais fale isso.. ele não nasceu pra realizar seus sonhos.. alecrim dourado.. não tente convencer seu filho a ser o que ele não quer!! Corresse voce atras dos seus sonhos, se não o fez, não jogue o peso da sua frustração ou expectativas em cima do seu filho,

- Meu filho vai ter o que eu não tive ... então eduque, de sua companhia, dialogue, seja amigo deixando claro que você é PAI ou MÃE e é autoridade sobre ele, principalmente estando ele na sua casa... Ahh mas ele é de maior? Se está na sua casa e depende de voce de alguma forma, vai dançar a música que você colocar, ok?

Bate no peito que é de maior e quer liberdade então vai se bancar no seu próprio teto...ok?

4 - Momentos com seu filho são eternos...coisas são passageiras, não adianta tênis ou roupa de grife se você não conhece seu filho...por não ter diálogo com ele... então para de encher de coisas e seja pai ou mãe de verdade, ouça !!!

Resumindo....

Pais orgulhosos geram filhos arrogantes e rebeldes!

Pais humildes geram filhos prósperos e curados!

Pais errantes, pais fugitivos geram filhos perdidos!

Pais posicionados e estruturados geram filhos com destino!

Que tipo de família oferecemos aos nossos filhos?

Sabemos dizer NÃO pra eles pra dar limite e eles entenderem que o mundo não gira em torno deles ou criamos filhos abestados que se acham o dono do mundo e que as pessoas nasceram para servi-los?

Ensinamos educação econômica pra nossos filhos ou nos enchemos de divida pra ele mostrar pro mundo aquilo que ele não é? Alimentando um status falso, comprando o que ele não precisa, como o dinheiro que a gente não tem pra ele mostrar pro mundo o que ele não é...só pra tirar onda, por orgulho “tenho dinheiro pra isso” ... quem tem boa situação financeira não precisa noticiar ela pra ninguém!

Quem é feliz de verdade não precisa provar nada pra ninguém

Temos ensinado que pessoas são mais importantes do que coisas?

Somo filhos enviados com destinos e daremos destino?

Ou somos errantes e não sei quem sou e para onde vou?


Que esse estudo tenha abençoado você... Graça e Paz!!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário