sábado, 6 de fevereiro de 2016

Síndrome de Lúcifer

Sei que já deve ter ouvido falar nisso, Síndrome de Lúcifer, conhecendo ou não preparei um breve relato a respeito do assunto, vamos nessa?

* Quem foi Lúcifer?

Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.

Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.

Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.Ezequiel 28:13-15

Foi o ser mais exaltado de toda a criação (belo, poderoso, sábio, um maestro digamos assim...), como nos mostra os versículos acima, seu nome significa "portador de luz", "o que brilha".
Porém foi expulso pois em seu orgulho e inveja, quis ser igual ao seu Criador, veja:

E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.

Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. - Isaías 14:13,14

São 5 afirmações na 1ª pessoa do singular, nisto está a essência do pecado, que é querer ser mais importante que o Criador.
Seu orgulho, seu ego, fez com que ele caísse numa terrível armadilha, montada por ele mesmo, veja:
Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.Ezequiel 28:17
Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. -  Timóteo 3:6
Foi a traição mais terrível, pois ele levou consigo 1/3 dos anjos e sabem de sua condenação e punição eterna:
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; - Mateus 25:41

* Como Identificar esta Síndrome?
Ficando atento aos sinais e sintomas que veremos a seguir.

A rebeldia é um sentimento de ciúmes, inveja, soberba, inferioridade, contenda criada direta ou indiretamente, por quem parece, até mesmo, ser manso, humilde e obediente. CUIDADO!!!

- Inferioridade - Como inferioridade se Lúcifer era sábio, poderoso, formoso, era sim, porém todas as vezes que olhava pra Deus se sentia inferior, e isso o incomodou tanto a ponto dele se rebelar contra a autoridade de Deus e ser expulso.
Quantos, hoje, dentro da igreja tem este mesmo sentimento?
Ao invés de cuidarem daquilo que Deus os levantou pra fazer e fazer com excelência, ficam olhando para o "cargo" do outro, e com isso, sentem-se inferiores a ministros, diáconos, lideres e pastores e querem derrubar seus lideres, arrastando para o deserto da rebeldia pessoas inseguras e despreparadas em um motim, em uma facção, dividindo a igreja para se sentir líder.
Foi por orgulho e complexo de inferioridade que Lúcifer quis por seu trono acima do de Deus como lemos, em cima, no versículo de Isaías 14:14.

- Soberba - Lúcifer olhava pra Deus e se sentia inferior, porém quando olhava para si, o seu EU se achava grande e isso encheu seu coração de malícia.
Quantos, hoje, começam bem seu ministério e depois tropeçam em suas próprias pernas?
Eram humildes e conduziam o povo com Graça, eram canal de bençãos e o nome de Deus era glorificado através de seus testemunhos de cura, bençãos e maravilhas, mas aí tudo muda, pois olham para si, se colocam num patamar alto e se esquecem que tudo é de Deus e não deles, se acham grandes e poderosos, como se as coisas acontecem "por causa" deles e não "através" deles. Somos canal de bençãos de Deus, somos os condutores e não os "donos" do poder.

- Ganancia - Lúcifer desejou seu trono acima do de Deus, queria aquilo que não lhe competia.
O desejo de enriquecimento tomou conta de algumas pessoas, aí começam a explorar o povo com vendas de artifícios, talismãs de bençãos, vassouras, canetas, sabonetes, rosas, enfim, tanta coisa..... vendendo ideias de que estes objetos farão milagres, ora, bem sabemos que quem opera é o Espirito Santo de Deus e não coisas.
O obreiro é digno de seu salário, sim, mas explorar não faz sentido, É bíblico que Deus se alegrará com nossa prosperidade, nada contra a quem tenha avião, helicóptero, ou seja lá o que for, mas não podemos usar a igreja assim, tudo deve ser feito ou adquirido sem venda de indulgencias ou exploração. Igreja não é para arrancar dinheiro do povo!

- Inveja - Lúcifer quis um céu só pra ele, veja em Isaías 14:14 novamente.
Quantos lideres querem a igreja "só para eles", a igreja é noiva de Cristo e estão querendo toma-la dEle, como se a igreja e as ovelhas fossem de propriedade do Pastor. Querem poder, se acham donos de tudo e ainda reclama com Deus que a igreja ao lado cresce mais que a dele, tem mais membros que a dele e perguntam: 
Onde estou errando?
Respondo - tomando o que não é seu por inveja, ganancia, orgulho e soberba. A Igreja é de Cristo.

- Rebeldia - Facção - Divisão - Corrupção - Discórdia 
Com o coração corrompido pelo orgulho, Lúcifer espalhou, disseminou, difundiu, contaminou a terça parte dos anjos, e estes, caíram junto com ele.
Cuidado com "o que?" você tem ouvido;
cuidado com aquele que fala coisas ruins de alguém pra você, pois com certeza falara de você para ele;
cuidado com aquele que sempre está certo;
cuidado com aquele, que é tão orgulhoso, que não aceita ser corrigido;
cuidado com o insubmisso; 
cuidado com o que semeia discórdia entre irmãos
cuidado com os maus exemplo e com pecados encobertos;
cuidado com lideres que encobrem pecado;
cuidado com o crente politico que concorda e discorda com todos para ficar bem com todos;
cuidado com aquele que só prega o que o povo quer ouvir, púlpito não é palco;
cuidado com quem confunde o serviço na igreja, com status;
cuidado com o hipócrita que diz que serve a Deus mas só faz as coisas quando tem vontade ou quando for ter vantagem.

Que nossos púlpitos tenham menos artistas, famosos ou não, e mais adoradores, que adorem ao Senhor em Espirito e em verdade.
Que nossos púlpitos tenham menos vidas cheias de "si" e mais vidas cheias do Espirito Santo.
Que nossos púlpitos tenham menos pecados encobertos e mais vidas libertas.
Que sejamos referência por dignidade e testemunhos e não por escândalos.
Que sejamos humildes por caráter e não por máscaras.

Que vivamos e preguemos o Evangelho de Cristo!!

Espero que edifique ou desperte você, pois foi benção enquanto eu escrevia!

Bjksss......Graça e Paz!!!!!

Imagem WEB


Nenhum comentário:

Postar um comentário