segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Resenha/Livro; Metanoia

Quero indicar para leitura e edificação de vocês, sendo evangélicos ou não, o livro:

Metanoia - A chave está em sua mente
Autor: JB Carvalho
Chara Editora
São 202 páginas maravilhosas de muito ensino e despertamento.

Segue um pequena resenha dos 3 primeiros capítulos.

Tema:  METANOIA - Uma mente expandida

Professor Pr. ADILSON LUIZ

RESENHA

Este artigo tem como tema central o livro citado acima que trata de uma transformação da mente, uma libertação de um racionalismo frio para uma mente expandida. Um desafio para sair da caixa do cristianismo, do medo das impossibilidades e ir muito além daquilo que um dia imaginamos.

Palavras-chave: mente; metanoia; igreja; atualidade; transformação; cristianismo


REVIEW

This article has as its central theme the book quoted above which deals with a transformation of the mind, a liberation from a cold rationalism to an expanded mind. A challenge to get out of the box of Christianity, from the fear of impossibilities and to go far beyond what one imagines.

Keywords: mind; methanoia; church; present; transformation; christianity

Metanóia, uma mente expandida.

            O autor, no 2º capítulo, nos fala sobre as traduções da palavra Metanoia:
- Jerônimo traduz como “fazer penitências”,
- para um pelagiano seria uma “transformação moral externa”,
- para os gregos é “conhecer depois” ou “pós-conhecimento”,
- para a maioria dos cristãos, na tradição e na tradução, se tornou arrependimento, uma mudança de rota, a conversão, o novo nascimento.
Contudo Metanoia é mais que uma experiência de mudança de mente, é uma mudança de mente continuada e sustentada.” – pág. 45. Isso me desperta muito, no sentido de que, servimos um Deus de movimento, novidades, revelações profundas e que tem sempre algo a ensinar, então a cada manhã que Deus concede, é preciso estar preparada porque é o dia que haverá expansão da mente por Deus e sua Palavra e isto precisa ser continuado e sustentado por fé, pra que haja crescimento “fora da caixa” do “sistema” imposto por homens para agradar a Deus. Deus inicia isso na conversão, quando existe arrependimento genuíno e dura toda a vida, quando a gente se permite, ver um horizonte além das possibilidades, romper com o natural e viver o sobrenatural.
Metanoia é o “trans-formar” de dentro pra fora, conforme o autor explica, é necessário uma reprogramação de situações que já estão “com-formadas” mas não deveriam, uma mudança de atitude pode nos tirar da escravidão do engano, a verdade liberta. Pensamentos não são fatos, por isso, podem ser reprogramados, uma pessoa com Transtorno de Ansiedade pode ter pensamentos sabotadores o tempo todo, mas ela pode mudar isso, recusando esses pensamentos, fazendo uma Metanoia, mudando o foco pra coisas boas e se agarrando aquilo que Deus tem pra ela.
No capitulo 3, JB usa uma frase de Danny Silk que diz, “Honra é se relacionar com outros de acordo com o seu destino e não com sua história”(pág.62) – se você se vê como pecador, suas ações serão de um pecador, mas se você se vê como santo, assim agirá, isto é, você precisa descobrir a sua identidade. Quem você é e acredita ser vai gerar suas atitudes, obediência é fruto do cristianismo, por isso reforçar a natureza de Deus é fundamental para uma mudança de atitudes e pensamentos. Lute as batalhas que você foi feito pra vencer. Quando mudamos o que sentimos, mudamos o que pensamos, e mudamos, consequentemente, nossas ações.

 CONCLUSÃO
Conclui com a leitura deste livro, o quanto Deus é atual, dinâmico, nos alimenta e nos dá a chance de sermos melhores a cada dia. Trocando pensamentos e consequentemente mudando de atitude, nesta hora em que entendemos que somos o povo da nova criação, precisamos aprender, desaprender e reaprender a cada instante, trazendo novos cenários a nossa existência. Que possamos nos atualizar a cada dia pois tudo o Espirito Santo nos direciona.


Bjksss........... Graça e Paz !!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário