sábado, 5 de janeiro de 2019

Casamento Cristão: Fantasias e Fetiches 2019

Em 09/05/2011 fiz um post sobre "Casamento Cristão - Fantasias e Fetiches', está neste link http://pastoramariza.blogspot.com/2011/05/casamento-cristao-fantasias-e-fetiches.html e em 7 anos e 8 meses, muita coisa mudou, na época fiz o post como parte de uma Monografia (hoje TCC) para o curso de Bacharel em Teologia em 2003.
Hoje também trabalho como Psicanalista, tendo minha pós graduação, cursada no IBRAPCHS (https://ibrapchs.net/)
imagem web

Será que posso melhorar o post abaixo depois de tanto tempo?
Sempre. 
Meu interesse em refazê-lo é ele ser um dos mais vistos nestes 9 anos de blog.

Fantasias ou Fetiches – Não pode (desde o momento que isso vire um costume ou uma obrigação pra se obter prazer)

Fp 4.8 - Por ultimo, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e mereça elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente.

Fetiche é o desvio do interesse sexual para algumas partes do corpo do parceiro, para alguma função fisiológica ou para peças do vestuário e adornos. Os mais comuns são:
  • Partes do corpo: pés, unhas, mãos...
  • Vestuários: lingeries, saltos altíssimos, espartilhos...
  • Fantasias: aluna, enfermeira, gata, personagens (mulher maravilha, super homem)...
  • Sadomasoquismo: couro, tachas, chicotes... Este totalmente fora da Palavra, pois os adeptos só sentem prazer através da dor e da humilhação.
O perigo do fetiche é que muitos usam e com o decorrer e frequência do uso, passam a ficar dependentes e não alcançam mais o prazer sexual sem os mesmos.

* "Criar fantasias acerca de uma mulher que não é a esposa é lascívia e, segundo o que Jesus disse, é equivalente a pratica do adultério (Mt 5:28 – Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.) (LAHAYE, Tim e Beverly – Respostas Francas sobre o Sexo no Casamento)." 
Mesmo na hora da maior intimidade, a Bíblia diz que devemos manter os pensamentos puros (Fp 4:8), levando-os cativos à obediência de Cristo (2 Co 10:5b – e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.). Nunca se esqueça de que a mente é a porta de entrada que dá para o coração e as emoções. Se você aceitar pensamentos impuros e lascivos, eles o farão sentir lascivo. Porque assim como o homem imagina em sua alma, assim ele é nos diz Pv 23:7. 
Na pratica das fantasias, a pessoa pode estar usando o cônjuge em vez de amá-lo e, ao mesmo tempo, criar expectativas irreais e quando essa "fantasia" não é alcançada começam brigas e cobranças. 

O fato de alguma coisa ser estimulante não significa que seja certo usá-la constantemente, porque isso pode desviar a emoção de quem é alimentado por esta fantasia. a pessoa troca o cônjuge pela fantasia escolhida 

O homem é excitado pelo que vê e a mulher pelo toque e através do que ouve, foi Deus quem fez assim.

As mulheres precisam de diálogo e atenção constantemente, não só na hora que o sexo é o interesse. è extremamente errado tratar bem ou com carinho a esposa só quando se tem interesse em sexo
1 Pedro 3:7  diz "Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações." 

"A mulher sabia sempre deve vestir-se da melhor maneira possível na sua intimidade, para realizar seu marido no ato sexual, porém, sem extrapolar os limites do bom senso e os princípios da Palavra de Deus. (GONÇALVES, Josué – Elas Perguntam)."
O Pr Josué no texto acima diz que a mulher deve se vestir da melhor maneira possível na intimidade, gostaria de completar a frase dele dizendo: "na intimidade e fora dela também", e para isso não é necessário gastar muito. Pare de usar em casa roupa velha demais, furada, manchada, procure estar bem vestida, bem penteada também em casa.
Já reparou que você se arruma para sair? 
Por que não pode fazer o mesmo pra ficar em casa?
Por que não pode usar um perfume ou um batom em casa?
Culturalmente temos a "roupa de andar em casa", você não pode se arrumar pra quem está na rua e não tem nada a ver com você, pelo contrário, sinta-se bonita também em casa, por que não?
Você pode usar uma roupa confortável em casa? 
Claro, mas ela pode ser bonita, sem furos, sem manchas, sem ser propaganda de loja ou brinde de produto cosmético. 

Não existe problema algum em usar uma bela lingerie, ou uma lingerie temática, de médica por exemplo, desde o momento em que ambos concordem e se agradem daquele momento, só não deve virar vicio/costume/necessidade, no sentido de que seja necessário tal fetiche ou cor para que o interesse e o prazer aconteça. Também não existem problemas no uso de óleos de massagens, sais de banho, bolinhas ou cremes, desde que ambos estejam em comum acordo, se algo coagir ou constranger um dos dois a pratica deve ser evitada ou conversada até que se chegue a um acordo comum, isto é, bom para os dois.

"Como controlar os pensamento?
Segundo, Tim e Beverly LaHaye, são necessários seis passos para se conseguir o controle da mente e leva-se dois meses para se criar novos pensamentos:
1 – Confesse os pensamentos impuros reconhecendo que são pecaminosos;
2 – Ande no Espírito;
3 – Peça a Deus que lhe conceda vitória sobre o hábito;
4 – Evite tudo o que for sugestivo para fantasias: filmes, programas de TV duvidosos e pornografia;
5 – Se casado, pense apenas em sua esposa ou marido; se solteiro, obrigue e treine sua mente para ter apenas pensamentos puros;
6 – Se sua mente voltar aos antigos pensamentos lascivos, repita os passos acima.

Não faça concessões e gradualmente, haverá mais facilidade em se controlar os pensamentos, porém, vez por outra, homens e mulheres enfrentam tentações a esse respeito." 

Fonte: LAHAYE, Tim e Beverly – Respostas Francas sobre o Sexo no Casamento

** Então eu deixei o texto mais explicado e todo o adendo que fiz está sublinhado, de agora em diante as palavras são só minhas então só vou sublinhar o importante, ok?

Pra começar, preciso deixar bem claro o seguinte: a intimidade é do casal, isto é, tem que ser bom e agradável aos dois. Quando é bom pra um só, não é legal pro outro e ele pode começar, por conta disso, a fugir deste momento.

Outra coisa, cada um tem um ritmo sexual, isto é, uns sentirão mais desejo, outros menos, mais uma vez o diálogo precisa entrar em campo, caso contrário os problemas poderão ser sérios. Ambos são saudáveis porque as pessoas são diferentes umas das outras. 

Caso sua libido esteja zerada, procure ajuda especializada: 
- ginecologista (pode ser efeito do anticoncepcional, dor na hora do sexo, secura vaginal, acabou de ter um bb e etc...) fale claramente seu problema;
- urologista (pode ser uma doença renal, uso de algum medicamento, depressão, ansiedade e etc....)
- psicólogo/psicanalista (quando o sexo é evitado a todo custo mas nada lhe falta como: atenção, respeito, carinho, provisão, segurança e etc...pode ter acontecido algo aí pelo caminho que foi o gatilho desse desinteresse e etc...) ou (quando você só funciona com determinada fantasia e etc...)
- líder religioso/aconselhamento - só no caso dele ser aberto a falar com casais, existem aqueles que não tocam nestes assuntos mas podem direcionar vocês a alguém do ministério que o faça.
- caso sua libido/desejo tenha diminuído após um trauma (morte na família, traição, problemas de saúde ou financeiros e etc...) acalmem-se, se ajudem, procurem se compreender, porque tudo voltará ao normal, caso o problema persista, procure ajuda especializada, como, seu líder religioso, medico, psicologo, psicanalista.

Tentei ser o mais natural possível....caso tenha alguma pergunta, deixe nas mensagens como anônimo que responderei a todas elas....mesmo que não seja sobre este assunto, dependendo da pergunta, ela pode ter resposta rápida ou virar um post e poder ajudar mais pessoas.

Graça e Paz !!!

Psicanalista Clínica Mariza Pizzi - CRPC/RJ 396/2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário