quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Tudo o que pode ser abalado, será abalado - LC 22:21-27

Oi Gente...  mais uma palavra entregue no Culto Sozo

Lucas 22:21-27 – Mas eis que a mão do que me trai está comigo à mesa.

E, na verdade, o Filho do homem vai segundo o que está determinado; mas ai daquele homem por quem é traído!

23 E começaram a perguntar entre si qual deles seria o que havia de fazer isto.

24 E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior.

25 E Jesus lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores.

26 Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.

27 Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve


"Non novi illum" («Não o conheço» (Lucas 22:57) em latim), a terceira negação de Pedro (o galo está no canto inferior esquerdo).
Escultura na fachada da Sagrada Família em Barcelona, na Espanha.


Jesus sabia, desde o início, que seria traído, mas era a primeira vez que seus discípulos ficavam sabendo disso, imagina que peso naquela sala quando disse que um dos presentes que estava com Ele desde o início, alguém próximo, iria traí-lo?

Em resposta, "começaram a indagar entre si quem seria, deles, o que estava para fazer isto" (Lc 22:23).

Ficaram chocados?

Sim..... devem ter pensado...quem será?

Porém o proposito do coração pra essa pergunta não era tão puro, o interesse era egoísta e cheio de orgulho. “qual deles parecia ser o maior” (Lc 22:24).


Jesus tinha acabado de revelar que seria traído por um deles, como era perseguido entende-se que seria entregue aos chefes dos sacerdotes, condenado à morte, entregue aos romanos para ser morto. 

E os discípulos preocupados com quem seria o maior?

  • Não estavam preocupados com Jesus, mas com poder e posição.


Egoísmo, orgulho, desejo por poder, falta de empatia.....

Jesus olhou para todos eles e disse que estavam agindo como homens e não como filhos do reino: verso 25  - Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores.

26 Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.

27 Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve


Pedro recebeu a revelação de quem Jesus era “Tú és o Cristo”, mas ele ainda não andava no caráter e na humildade de Cristo, estava construindo sua vida e seu ministério em vitórias passadas e orgulho. 

Se esse orgulho não fosse removido, poderia destruí-lo porque era a mesma falha de caráter encontrada em Lúcifer, o querubim ungido de Deus, e causou sua queda.


Lucas 22:31-32 - Disse também o Senhor: Simão, Simão (Pedro), eis que Satanás vos pediu para vos peneirar como trigo;

32 Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos.


Peneirar aí é testar a fé, observe que Jesus não orou para que Pedro tivesse livramento do confronto que passaria porque sabia que desta experiencia surgiria um novo caráter, do qual Pedro precisava para cumprir seu destino e fortalecer/converter seus irmãos.

Satanás tinha pedido permissão para tocar em Pedro tão severamente que perderia sua fé, a intenção do inimigo era destruir esse homem de grande potencial, que tinha recebido tão grande revelação. 

Mas Deus tinha um propósito diferente e, como sempre, está muito à frente do diabo e permitiu ao inimigo tocar em Pedro.


Para que ele despertasse para a sua verdadeira condição, para amadurecer, para traze-lo para mais perto do seu verdadeiro fundamento, para ser dependente do Senhor e parar de achar q era autosuficiente.


Lá no jardim, quando o soldado do templo veio prender Jesus, ele tomou sua espada e cortou a orelha direita do cara, ele era forte, mas a sua força estava na sua personalidade, e não na humildade de Deus, porque o processo de ser peneirado ainda não tinha começado.

Esse Pedro ousado e forte, foi confrontado por uma serva e negou que conhecia Jesus, as vezes achamos que as coisas pra nos fazer tropeçar precisam ser grandes, geralmente, são as menores que mais abalam. 

Exatamente pra mostrar a fragilidade da autosuficiencia dele.

Pedro negou Jesus por mais duas vezes, o galo cantou e Pedro se retirou e chorou amargamente, arrependido. 

Diferente de Judas que sentiu remorso, sabia que havia pecado, mas não

conhecia Cristo, ele não tinha entendimento da magnitude de quem havia traído, por isso disse: "Traí sangue inocente".

Se ele conhecesse a Cristo como Pedro, teria voltado a Jesus e se arrependido, cometer suicídio foi um ato de independência da graça de Deus, Judas não tinha fundamento, mesmo tendo seguido Jesus por três anos.


  • Nosso maior problema não é o pecado é a rejeição da GRAÇA

E hoje, nós vemos muitas pessoas na igreja que são membros ativos,  estudam a Bíblia, confessam Jesus com a sua boca mas quando passam por uma decepção ou confronto se revoltam com Deus e dizem:

"Olha o que Deus deixou acontecer comigo!", "Depois que aceitei Jesus,  minha vida só piorou." Ou "Eu orei e pedi a Deus isso e Ele não me respondeu!" 

Essas pessoas nunca se renderam a Jesus. Elas se achegaram a Ele por aquilo que ele pode dar, e não por quem ele é, por isso não criam raízes ... não param em lugar nenhum e se escandalizam fácil e vão embora.


  • Quando entendermos que Deus nunca fará nada para nos prejudicar ou destruir, e que qualquer coisa que faça ou deixe de fazer em nossa vida é o melhor para nós, nos renderemos livremente a Ele. 

Muitas vezes, Deus não nos responde da maneira e no tempo que queremos mas, quando analisamos cada caso, compreendemos sua sabedoria.

Na nossa casa também é assim, as vezes, nossos filhos não entendem nossos métodos ou disciplina, por causa da imaturidade; mas mais tarde vão entender... que não era privação era proteção


Nada poderá nos afastar do amor de Deus depois que o experimentamos de verdade, somos arraigados e alicerçados quando sentimos esse amor e essa confiança intensos em Deus, nenhuma tempestade, não importa qual sua intensidade, jamais poderá nos afastar e isso não vem de força de vontade ou personalidade. 

Vem da graça que é para todos os que confiam em Deus, rejeitando sua autosuficiencia. 

A graça é dada aos humildes....Pedro não mais se gabava de ser o maior. 

Perdeu sua confiança natural e via, a fragilidade de sua personalidade forte. Foi humilhado, e se tornou o candidato perfeito para a graça de Deus. 

Deus dá sua graça ao humilde. A humildade é pré-requisito e ele deixou essa lição pra gente quando escreveu sua epístola: "Cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça" (1 Pe 5:5).


Pedro foi confrontado a ponto de quase desistir. Sabemos disso através da mensagem que o anjo do Senhor deu a Maria Madalena na tumba: "Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós, para a Galiléia; lá o vereis, como ele vos disse" (Mc 16:7) 

O anjo falou seu nome, Pedro estava a ponto de naufragar, Deus ainda tinha assentado um fundamento nele. Ele não seria removido por isso, e, sim, fortalecido. Jesus não só perdoou Pedro, como o restaurou. 


Corajosamente, proclamou a ressurreição de Cristo perante os responsáveis por sua crucificação, enfrentou o conselho, não só uma serva, com autoridade e ousadia, se posicionou diante deles.

A história relata que Pedro foi crucificado de cabeça para baixo após anos de fidelidade em servir, insistiu em dizer que era indigno de morrer a mesma morte de Jesus; então, o penduraram de cabeça para baixo. Não tinha mais medo. Era uma pedra assentada sobre uma base sólida da Rocha. 


Nossas dores e traumas vão expor o que está em nosso coração. 

O confronto vai mostrar quem nós somos de verdade

Muitas pessoas experimentaram mágoas e desapontamentos que são menos ou mais extremos, muitos se sentem abandonados pelo Senhor. 

Acreditam que Deus deve levar em consideração tudo o que fizeram por Ele, (sou dizimista.. ofertante...) são pessoas que servem a Deus pelas razões erradas. 

Não devemos servir ao Senhor por aquilo que Ele pode fazer, mas por quem Ele é ou pelo que já fez por nós. 

Aqueles que ficam tristes não entendem completamente a grande dívida que Ele já pagou para nos libertar e esqueceram de que tipo de morte foram libertos e querem evitar qualquer contato com Deus.

Confrontos revelam as fraquezas e os pontos de tensão em nossas vidas. Geralmente, o ponto onde achamos que somos fortes é onde escondemos as nossas fraquezas, que ficarão escondidas até que uma tempestade faça a mascara cair. 

Não podemos fazer nada que seja de valor eterno com nossa própria habilidade ou com a força do nosso braço, é fácil dizer isso, mas e quando o confronto vem?

Como reagimos?


Espero que edifique sua vida!!

Bjksss .... Graça e Paz !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário