sábado, 21 de julho de 2018

Livro/Resenha: As 21 Indispensáveis Qualidades de um Líder

Mais uma resenha pra "Escola CECRIN" que caso queira, pode usar..., fiz de 3 das 21 qualidades que o  autor, John Maxwell, descreve.


Meu tema foi: LIDERANÇA E CARÁTER
  
Resenha apresentada para a disciplina DNA da Liderança, no curso Academia de Ministros, da Faculdade Escola das Nações.

 ESCOLA CECRIN - CURSO ACADEMIA DE MINISTRO


OBRA ANALISADA:
As 21 Indispensáveis Qualidades de um Líder
Nome do autor: John Maxwell
Editora: Editora Mundo Cristão
Primeira Edição – Outubro de 2000.

Professor Pr. ADILSON LUIZ

RESENHA

Esta resenha tem como tema central o livro citado acima, que trata das qualidades necessárias para uma liderança segura e próspera. Trata de estarmos vivendo num período onde vemos ministros caindo por falta de caráter, egocentrismo e indisciplina entre outros.

Palavras-chave: liderança; caráter; compromisso; ministro; psicologia aplicada.

REVIEW

This review is centered on the book quoted above, which addresses the qualities needed for safe and prosperous leadership. It tries to be living in a period where we see ministers falling for lack of character, egocentrism and indiscipline among others.

Keywords: leadership; character; commitment; minister; applied psychology

Liderança e Caráter

            John Maxwell no Capitulo 1 nos dá a seguinte frase: “Por isso, nunca se pode separar o caráter de um líder de suas ações.” (Pag. 14 – Cap.1). Neste já é abordado a questão do caráter da liderança, a meu ver, a característica principal para uma boa liderança, que é: cumprir o que fala, transformar palavras em ações e dar exemplo com boas atitudes.   Acredito que é do caráter que sai ou que dependem as outras 20 qualidades indispensáveis a liderança. Quando o sucesso vem, as metas são atingidas é necessário um bom caráter para o líder não cair no erro da arrogância, soberba, orgulho e etc. Caráter é decisão, é respeito, é amor ao próximo.
            No Capítulo 3 vemos o Comprometimento, onde a frase: “Se você deseja ser um líder eficiente, deve ter comprometimento.” (Pag. 25 – Cap.3). Quando existe comprometimento, a conquista é inevitável, uma liderança enfrenta pressões e oposições tempo todo, apenas o genuíno “comprometimento com a causa” vai evitar a desistência ou desânimo do líder.
            No capitulo 10 John se refere a Iniciativa da seguinte forma, “Dentre todas as coisas que um líder deve temer, a complacência é a que deveria encabeçar a lista”. (Pag. 63 – Cap.10). Um líder não deve ser complacente e nem procrastinador, entendo que a iniciativa começa com o discernimento, um líder encoraja, dá exemplo com ação, com isso se arrisca mais, mas a chance de tudo dar certo é muito maior.
            
CONCLUSÃO
Conclui com a leitura deste livro, na realidade pela segunda vez, mas me contive nos 3 assuntos que entendo como prioritários: caráter, comprometimento e iniciativa. Não desprezando ou esquecendo nenhum outro, pois o entender e se autodisciplinar nestas 21 qualidades é algo indispensável a qualquer pessoal, principalmente se tratando de um líder, que como tal, influenciará pessoas.
Grandes histórias, grandes exemplos o autor nos conta para incentivo e para termos consciência que sempre podemos extrair mais de nós mesmos e o melhor daqueles que estão a nossa volta.





Bjksss.. Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário