sexta-feira, 27 de julho de 2018

Resenha/Livro: Debaixo de suas Asas



Olá.... mais uma resenha entregue, estou postando aqui e lhe dadno a liberdade de usá-la como base ou pesquisa.
O livro é maravilhoso, vale muita a pena ler e ler jnovamente, a cada leitura nos abre os olhos para algo em nós.


Meu tema: DA OBEDIÊNCIA AO QUEBRANTAMENTO


Resenha apresentada para a disciplina Alinhamento Espiritual, no curso Academia de Ministros, da Faculdade Escola das Nações.

ESCOLA CECRIN - CURSO ACADEMIA DE MINISTRO

OBRA ANALISADA:
Debaixo das suas asas
Nome do autor: John Bevere
Editora: Editora Luz as Nações
Primeira Edição – Outubro de 2016.
  
Professor Pr. ADILSON LUIZ

RESENHA

Este artigo tem como tema central o livro citado acima, que trata de um avivamento espiritual que deve acontecer de dentro pra fora, e não, de fora pra dentro, para isso estar debaixo das asas de Deus e de sua vontade é fundamental. Neste abordo três capítulos do livro que fala sobre obediência, julgamento e quebrantamento.

Palavras-chave: Deus; cristianismo; vida cristã; obediência; julgamento; quebrantamento.
  
REVIEW

This central theme is the book quoted above, which deals with a spiritual revival that must happen from the inside out, not from the outside to the inside, so that being under the wings of God and his will is fundamental. In this I address three chapters of the book that talks about obedience, judgment and brokenness.

Keywords: God; Christianity; Christian life; obedience; judgment; brokenness

Da Obediência ao Quebrantamento.
            John Bevere no Capitulo 11 nos dá a seguinte frase: “Quando não somos submissos a autoridades delegadas, nós resistimos à autoridade de Deus porque essas pessoas foram nomeadas por Ele!” (Bevere, John. Debaixo das Suas Asas: A Promessa de Proteção Debaixo de Sua Autoridade (Locais do Kindle 2292-2293). EDILAN. Edição do Kindle.), neste trecho do livro ele cita uma experiência espiritual e pessoal que ele teve em um ministério, onde ele percebeu que não estava disposto a obedecer, apenas obedecia. Em Isaias 1:19-20 temos a seguinte orientação: ‘Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra; mas, se resistirem e se rebelarem, serão devorados pela espada”. A Palavra é clara quando diz “disposto”, a disposição de obedecer deverá vir antes da obediência para se ter o melhor desta terra. Uma obediência questionadora ou murmurante não levará a pessoa a lugar algum e pode até minar o ministério, fazendo perder a paixão pelo que faz.
            Obediência é ação, submissão é atitude, Deus as vê nitidamente pois ação é o fazer e atitude está no coração. É necessário disposição para uma atitude, submissão, gerar ações de obediência que trarão crescimento.
            No Capitulo 13, lemos: “Por outro lado, nosso julgamento será relativo à nossa submissão, pois autoridade é estabelecida por Deus. Resistir à autoridade delegada por Deus é resistir à autoridade de Deus. Nós não devemos tomar sobre nós a pressão de discernir de antemão se líderes estão certos ou não. Nem mesmo devemos julgar posteriormente. Este não é nosso fardo, mas sim, o de Deus. Somente Ele conhece e pode mudar o coração como Ele bem o quiser.” (Bevere, John. Debaixo das Suas Asas: A Promessa de Proteção Debaixo de Sua Autoridade (Locais do Kindle 2528-2532). EDILAN. Edição do Kindle.) As igrejas hoje estão tendo problemas com algumas vidas que se auto apascentam ou que querem manipular o pastoreamento para que sua vontade seja respeitada ou realizada. Debatem decisões de lideres e formam logo um grupo de concordantes, sem o discernimento de que, quem cobra ou faz juízo a uma liderança, é Deus. Se lideres estão certos ou errados, cabe a Deus julgá-los. O líder sendo santo ou duro de coração, mesmo assim o coração dele estará nas mãos de Deus e mais ninguém. Quando existe a submissão a um líder, existe a submissão a Deus, pois toda autoridade é constituída, levantada com a permissão dEle.
            No capitulo 14, o autor já inicia com a seguinte afirmação: “Um pré-requisito para intimidade com o Senhor é um coração quebrantado. Embora o processo não seja confortável, experimentar a proximidade de Sua presença supera quaisquer dificuldades enfrentados no caminho.” (Bevere, John. Debaixo das Suas Asas: A Promessa de Proteção Debaixo de Sua Autoridade (Locais do Kindle 2742-2744). EDILAN. Edição do Kindle.) Quebrantamento é um processo individual, às vezes demorado, às vezes dolorido, quando se vence uma etapa se depara com outra e a cada nível espiritual que se atingi, é necessário enfrentar outra rodada de quebrantamento. A cada serviço que se executa na igreja, existe o aperfeiçoamento e a pessoa é levada há um novo processo de quebrantamento. Esse processo de quebrantamento lida com a resposta à autoridade e Maxwell nos dá a seguinte passagem bíblica – “Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; ... Escravos, sujeitem-se a seus senhores com todo o respeito, não apenas aos bons e amáveis, mas também aos maus.” 1 Pedro 2:13,18 – Existem, como em qualquer setor da sociedade, lideres bons e amáveis, outros nem tanto, enfim, a realidade é que Deus nos ordena a ser submissos a todos. Quando a palavra acima se refere a “maus” quer dizer: corrupto, perverso, malvado, injusto, prepotente e tirano. Por mais que haja um tratamento errado vindo de uma autoridade sobre nós, precisamos não revidar e sim lidar corretamente com a situação, pois Deus nos molda através desse tipo tratamento, segundo o autor, de três maneiras: “Primeiro, deixa lugar para o julgamento justo de Deus. Segundo, isso desenvolve em nós o caráter de Cristo. Terceiro, nossa submissão a este tratamento glorifica a Deus.” (Bevere, John. Debaixo das Suas Asas: A Promessa de Proteção Debaixo de Sua Autoridade (Locais do Kindle 2793-2795). EDILAN. Edição do Kindle.) Deus irá responder a essas situações e não a pessoa, uma pessoa que se justifica, não tem a humildade de Cristo. Não existe na terra alguém que tenha a autoridade de Jesus e ele nos ensinou não se defendendo em seu julgamento perante as autoridades, para poder permanecer sobre o julgamento de Deus, seu Pai, e sob sua proteção. Quando a pessoa não reage a uma autoridade ela se mantem debaixo das mãos protetivas e do julgamento de Deus. Ao contrario disso, quem se defende entra debaixo do julgamento de seus acusadores e com isso perde a intervenção divina, lembrando sempre que Deus é justo e sua justiça é boa, perfeita e agradável.
  
CONCLUSÃO
Conclui com a leitura destes 3 capítulos, da necessidade de sermos obedientes a Palavra e a liderança, de não julgarmos jamais e de nos permitirmos ser quebrantados em todas as áreas da nossa vida. Por mais que haja dor neste processo é ele que nos levará há um crescimento espiritual na presença de Deus.

 Que possa ter lhe edificado..... Bjkss Graça e Paz!!

2 comentários: