terça-feira, 22 de setembro de 2015

Síndrome do Gafanhoto!

Quem é você diante da adversidade?
Será que temos nos visto como Príncipe ou gafanhoto?


Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.
E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.
Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.


Sintomas da Síndrome do Gafanhoto:

1º - Senso de fraqueza - "Não poderemos subir...." Estes homens duvidaram da Palavra de Deus, duvidaram de Seu poder e só conseguiram enxergar as dificuldades. Tiraram os olhos de Deus e puseram nas circunstancias adversas.
Quantas vezes fazemos isso, esquecendo que nosso Deus é maior do que qualquer problema que podemos enfrentar, para Ele não existe impossível.

2º - Complexo de inferioridade - "... porque é mais forte do que nós ...."  É fato que as cidades que eles precisavam conquistar eram grandes, as muralhas altas, mas Deus é maior. Os gigantes eram fortes mas o Todo Poderoso é Deus.
Não podemos temer o gigante que enfrentamos hoje, pelo contrário, pois estamos indo contra ele em nome do Senhor dos exércitos. Não temas!

3º - Pessimismo ou desânimo - "...infamaram a terra que tinham espiado..." Não permita que o pessimismo tome conta de você. Aqueles homens se tornaram pregadores de desanimo e pessimismo e se você está fazendo isso em sua vida, pare agora, mude o que você está falando que você vai mudar o que está vivendo. Nossas palavras tem poder para construir ou destruir, pra que você está usando a sua?

4º - Baixa estima - ".... éramos aos nossos olhos como gafanhotos...." Aqueles homens eram príncipes, lideres mas se encolheram diante do que viram. Se sentiram insetos, se viram debaixo dos pés daqueles gigantes. De príncipes viraram gafanhotos.......de filhos do rei a insetos!
Como tem sido nosso comportamento? Quem somos diante da adversidade?

5º - Visão distorcida da realidade - "...éramos aos seus olhos." Aqueles espias se viram assim e tiveram certeza de que seriam vistos assim:
eles são gigantes e nós insetos;
eles são fortes e nós os fracos;
eles são muitos e nós poucos;
eles vivem em uma cidade fortificada e nós no deserto;
eles são guerreiros e nós peregrinos no deserto.
Nós muitas vezes nos comportamos assim, achando que o mundo conspira a nossa destruição porque "quem sou eu pra fazer isso?"
Eles tiveram uma visão distorcida da situação, por isso se acharam indignos, se acharam menos que homens e sim gafanhotos!.

Quais os efeitos desta síndrome?

Então toda a congregação levantou a sua voz; e o povo chorou naquela noite.
E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito! ou, mesmo neste deserto!
E por que o Senhor nos traz a esta terra, para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos ao Egito?
E diziam uns aos outros: Constituamos um líder, e voltemos ao Egito.
Então Moisés e Arão caíram sobre os seus rostos perante toda a congregação dos filhos de Israel.
E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes.
E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa.
Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel.
Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais.
Mas toda a congregação disse que os apedrejassem; porém a glória do Senhor apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel.
Números 14:1-10

1º - Desespero - "....e o povo chorou naquela noite..." Todos choraram naquela noite, pois espias haviam sido escolhidos a dedo, eles eram fortes, inteligentes, lideres, representantes ilustres da tribo a qual fazia parte, se eles só viram impossibilidade imagina o povo. Ele não viram as possibilidades de Deus, ficaram assombrados, arrasados, não viam saída. Não enxergaram solução e por isso choraram, choro de desespero e derrota. Não olharam para o alto, pra Deus. Não lembram de tudo o que Deus já havia feito por eles.
Já me vi assim e confesso que ri de mim mesma depois, quando deixamos de olhar pra Deus e só vemos nosso problema o desespero entra, porém, Deus não atende coração desesperado e sim coração quebrantado.

2º - Murmuração - "...todos os filhos de Israel murmuraram..." Ao invés de se voltarem pra Deus que era o libertador, olharam para o opressor. Murmuraram contra Moisés, murmuraram contra Deus.
Nem vou escrever nada agora porque sei que você já fez isso e eu também.

3º - Ingratidão - "...Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito!..." Eles esqueceram de tudo o que Deus já tinha feito, dos livramentos, das vitorias.
O ingrato não é feliz, porque ele não consegue reconhecer o que fazem por ele.
O ingrato é um murmurador constante!

4º - Insolência - "...E por que o Senhor nos traz a esta terra, para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa?..." contaminados pela síndrome do gafanhoto, insultaram a Deus, foram insolentes com o desejo de voltar atrás, zombar de sua graça e misericordia. Foram insolentes, ingratos.
Nada pior do que alguém ou uma atitude insolente.

5º - Apostasia - "...Não nos seria melhor voltarmos ao Egito?..." o povo se arrependeu de ter se arrependido, nada fere mais o coração de Deus do que ver o povo sendo ingrato e insolente com a graça e a misericórdia dEle. Querer voltar pro Egito? Achar a escravidão melhor? O povo não olhou pra Deus, sua direção, seu cuidado, esqueceu de tudo ou não viu nada?
Apostasia é o abandonar da fé....não abra mão de sua fé, independente das circunstancias.

6º - Motim - "...Constituamos um líder, e voltemos ao Egito..." O povo se deixou levar pelo que os espias falaram e quiseram levantar outro líder para guiá-los de volta ao Egito. Se rebelaram contra Deus, rejeitaram a liderança de Moisés, fizeram motim, conspiraram contra a liderança.
Tudo errado por um olhar errado, por uma visão errada. Como uma visão errada pode levar a rebelião ou coisas piores. Jamais volte atrás nas coisas de Deus. Siga a diante e confie, Ele sempre tem o melhor pra cada um de nós, mesmo que estejamos passando por coisas que achamos não merecer ou não entendemos, mas segue adiante. Deus sempre tem jeito pra gente!

7º - Rebeldia - "...Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor..." Amar mais o Egito (mundo) do que o Deus da promessa é rebeldia. Não crer nas promessas e na Palavra de Deus é rebeldia.
Não se intimide perante o gigante que você enfrenta agora.

8º - Medo - "...não temais..." Medo é fé na adversidade, medo é fé no diabo, medo é não achar que Deus é capaz de ti ajudar. O medo altera situações, os 10 espias se sentiram diminuídos por medo. Os outros 2, Josué e Calebe, não viram os gigantes como imbatíveis, creram em Deus, se viram como povo imbatível.
Não temas...independente das circunstancias, somos imbatíveis em Cristo Jesus!

9º - Perseguição contra liderança - "...Mas toda a congregação disse que os apedrejassem..."  ao invés de obedecerem e crerem em deus, o povo rebelde disse que apedrejaria os líderes que Deus constituiu. Eles não queriam mudar de vida, queriam mudar de liderança.

Quantas vidas conhecemos hoje que estão nesta situação?
Não querem mudar de vida, querem mudar de liderança.
Não aceitam ser corrigidos e liderados pelo pastor, querem se auto apascentar e fazer o que querem e ainda acham que os lideres devem concordar com o pecado e modo de vida deles, são chamados atenção, corrigidos, aí, se rebelam, atacam a liderança ou a igreja dizendo "a igreja não tem amor" e vão embora pra outra.
Na outra apresentam o mesmo problema, intratáveis.
Deixe-se ser curado por Deus.
Permita-se ser transformado pelo Espirito Santo.
Ame a correção pois o Pai corrige o filho que ama, cresça e seja feliz em Deus.

Pare de olhar para as dificuldades, para os gigantes, para de murmurar, para de choramingar e antecipar derrota. Pare de achar que nada vai dar certo pra você.
Não se deixe vencer pelas circuntancias, olhe para o alto e verás que tua vitória está garantida!

Bjkss....Graça e Paz !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário