terça-feira, 12 de julho de 2011

Sodomia ou Sodomita ??????

Sodomia é o pecado (não está escrito na Biblia)
Sodomita é a pessoa que comete o pecado, o prostituto cultual, conforme explicado abaixo (está escrito na Biblia)

Sodomia - o pecado de Sodoma; homossexualismo (Gn 19.5 "E chamaram a Ló, e disseram-lhe: Onde estão os homens que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos." , 2Pe 2.6-8 "E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente; E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis (Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, vendo e ouvindo sobre as suas obras injustas);").

É condenada na Lei Mosaica (Dt 23.17-18 "Não haverá prostituta dentre as filhas de Israel; nem haverá sodomita dentre os filhos de Israel. Não trarás o salário da prostituta nem preço de um sodomita à casa do SENHOR teu Deus por qualquer voto; porque ambos são igualmente abominação ao SENHOR teu Deus.").

Sodomitas = Prostitutos-cultuais, eram homens e mulheres dedicados à idolatria licenciosa. (1Rs 14.24 "Havia também sodomitas na terra; fizeram conforme a todas as abominações dos povos que o SENHOR tinha expulsado de diante dos filhos de Israel."; 15.12 "Porque tirou da terra os sodomitas, e removeu todos os ídolos que seus pais fizeram."; 22.47 "Também expulsou da terra o restante dos sodomitas, que ficaram nos dias de seu pai Asa."; 2Rs 23.7 "Também derrubou as casas dos sodomitas que estavam na casa do SENHOR, em que as mulheres teciam casinhas para o ídolo do bosque." e Jó 36.14 "A sua alma morre na mocidade, e a sua vida perece entre os impuros.")

Fonte de pesquisa: Pequena Enciclopédia Biblica - Orlando Boyler - Edição revista e atualizada de Fevereiro de 2006 - Editora Vida Acadêmica. (Dicionário usado em faculdades de teologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário