quinta-feira, 15 de abril de 2010

Mateus 5.3-12

V.3 - ser humilde é ter uma opinião correta de si mesmo, não quer dizer ser pobre ou fraco.
A humildade é o oposto das atitudes atuais de auto-afirmação e de exaltação do eu, também não é uma falsa humildade, como aquele que diz:"não tenho valor algum, não sou capaz de fazer nada, sou inútil", mas sim, uma atitude honesta em relação a si mesmo, isto é, conhecer-se, aceitar-se e ser autentico para a Glória de Deus.

V.4 a 6 - ficamos tristes com os nossos pecados e o rejeitamos, vemos o pecado como Deus o vê e procuramos tratá-lo como Deus o trata.
Aqueles que encobrem ou defendem o pecado estão, sem dúvida alguma, indo pelo caminho errado.
Amamos o pecador mas repudiamos o pecado.
Devemos nos sujeitar a Deus com mansidão (Lc 18.9-14 e FP 3.1-14).
Mansidão não é o mesmo que fraqueza, pois tanto Moisés quanto Jesus foram homens mansos e não fracos (Nm 12.3 e Mt 11.29). O adjetivo manso era usado pelos gregos para descrever um cavalo domado e se refere ao poder do controle.

V.7 a 9 - experimentamos a misericórdia de Deus quando cremos em Cristo (Ef 2.4-7) e ele nos dá um coração puro (At 15.9) e paz interior (Rm 5.1), mas depois de receber a sua misericórdia, nós a compartilhamos com outros. Esforçamo-nos por manter o coração puro a fim de buscar a Deus.
Tornamo-nos pacificadores em um mundo perturbado e somos canais para a paz, a pureza e a misericórdia de Deus.

V.10 a 12 - não é fácil ser cristãos consagrado, nossa sociedade não tem amizade com Deus e com o povo de Deus. Quer gostemos ou não estamos em conflito com o mundo porque somos diferentes e temos atitudes diferentes.
Ao ler as bem-aventuranças vemos que mostram uma perspectiva radicalmente diferente daquela do mundo ao nosso redor, pois o mundo estimula o orgulho e o ego inflamado e não a humildade; o mundo incentiva o pecado, especialmente se for possível escapar impune; o mundo está em guerra com Deus, enquanto Deus deseja se reconciliar com ele receber cada cidadão, como filho.

Se você vive de maneira agradável à Deus, pode esperar perseguições, mas não esqueça, a vitória já é nossa pelo precioso sangue de Jesus

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário