segunda-feira, 5 de abril de 2010

A Ceia do Senhor - Marcos 14:22-26

Perguntas frequentes que recebi e serão respondidas agora!
1 - Quem instituiu a Ceia?
Jesus. Ele usou dois símbolos bem conhecidos universalmente: o pão e o fruta da videira.

2 - Onde foi instituída?
No cenáculo, numa quinta-feira, Jesus e os discipulos estavam com as portas fechadas e aquele lugar foi glorificado pela presença de Jesus.

3 - Quando?
Durante a Páscoa, na véspera da crucificação de Jesus.

4 - O que é a Ceia?
Uma festa memorial (1 Co 11:23-25), é um banquete espiritual e não carnal. Cristo quer que lembremos dEle sempre, como aquele que morreu para salvar a todos que o aceitarem e não somente como um realizador de milagres mas sim como único Senhor e Salvador.

5 - Até quando será celebrada?
Até que Jesus venha (1 Co 11:26). A Ceia é também um evento profético (25% da bíblia é formada de profecia), ela é uma proclamação da segunda vinda de Jesus (1 Ts 4:16-17) e a igreja mantém viva esta esperança nesta celebração.

6 - Quem pode participar?
Todos os lavados no sangue de Jesus e batizados no Evangelho, de todas as nações, raças e em todos os séculos sem excessão (1 Pe 1:18/19). O não convertido, o não batizado no Evangelho não participam desta mesa.

7 - Como participar?
Dignamente (1 Co 11:27) e reverentemente (1 Co 11:28-31) examinando-nos e julgando os nossos próprios atos, se tiver algo que nos condene, devemos nos consertar primeiro e então participar.
Com hinos de louvor, Jesus e seus apóstols cantaram um hino, mesmo sabendo o que iria acontecer em breve. Cantando, Jesus enfrentou a escuridão da noite e da morte, pois sabia que estava na mão do Pai (Mt 14:26)

8 - A Ceia é uma festa só de crente?
Não, a Ceia é uma comunhão no sentido vertcal com Deus e no sentido horizontal com os irmãos. É a festa da família de Deus (Ef 2:19).

Espero ter respondido de forma simples para que todos que tinham dúvidas possam entender sobre a "Santa Ceia".

Graça e Paz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário