quinta-feira, 1 de abril de 2010

Cães e gatos X chocolate

Foto: Reprodução

Páscoa chegando e a maioria das casas estão cheias de chocolates, e nossos amigos e amados de 4 patas ficam tão anciosos quanto nós, quando abrirmos ovos e caixas de bombom, ficam com aquela carinha de "faço parte da família, me dá um?"
Pois é, mas não pode, nestes dias o movimento em clínicas veterinárias aumentam por causa de intoxicação de animais por chocolates.
Vamos admitir que a maioria dos donos são chocólatras e nossos acompanhantes comem o que comemos, porém CHOCOLATE É PROIBIDO.
Não por causa do risco de obesidade e dos problemas bucais que a iguaria vai provocar, mas por causa da "TEOBROMINA", uma substância estimulante maravilhosa para humanos, mas venenosa para nossos cães, pois é capaz de causar arritmias cardíacas graves, diarréa, vômito e até a morte. Isso mesmo, o que é delicioso para nós é terrível para eles.
Claro que a intoxicação varia de acordo com cada animal, tamanho, peso, quantidade ingerida, por exemplo, para cães de pequeno porte (poodle toy, pincher) um simple bombom pode ser fatal.
Por isso, vamos nos controlar e não dar aos nossos preciosos, se você fizer questão que ele participe da festa, vá até um Pet Shop que você vai encontrar chocolates e ovos feitos especialmente para essas figurinhas especiais que tanto amamos, o preço não é ruim e vale a brincadeira e a comilança que eles fazem, sem correr riscos, é claro!
Para maiores informações vá ao YOUTUBO e pesquise CECRIN, você verá vários vídeos sobre pets, entre eles um gravado com o Dr Antônio de Barro do Hospital Veterinário de Correas, falando sobre esse assunto, vale ver!
Bjksss

Nenhum comentário:

Postar um comentário