quarta-feira, 2 de julho de 2014

Mesada X Adolescentes

Olá abençoadas.....Graça e Paz!!!

Tenho um filho de 12 anos e como bom adolescente tem suas despesas e desejos de compras, enfim, ele recebe mesada desde os 8 anos com valores pequenos, comecei assim para ensiná-lo a mexer com dinheiro.
Felipe, com 12 anos.

Posso dizer que mesada faz bem e ele tem lidado com o dinheiro muito bem, ele aprendeu a administrar o próprio dinheiro e vi que a mesada é uma ferramenta muito educativa. 

Quando comecei com a mesada eu tentei fazer da melhor maneira possível ensinando-o o seguinte:

* convidei-o a fazer uma lista de desejos, coisas que ele gostaria de comprar a curto e longo prazo. 
Ele arrumou um caderno e fez a lista, inclusive, colocando imagens do que gostaria de ter. Tem de tudo que se possa imaginar, roupas, sapatos, carros, viagens e etc...e na medida que ele consegue ele vai riscando.

* estabeleci o valor da mesada e o ensinei a administrar tudo dentro daquele valor, se passasse ele entraria no vermelho e nos mês seguinte deveria abater o que ficou para trás, para aí sim, resolver o que faria com o restante.
Todo mes de maio que é seu aniversário ele recebi um aumento.

* Nunca entre em divida, isto é, não compre em parcelamento longo, quer algo caro, então junte e compre a vista o que pode até gerar um desconto na hora da compra.

* convidei-o a abrir uma conta em um banco que usamos desde 1993 e ele foi feliz com seus documentos (tem CPF e RG desde 1 ano) e abriu uma conta poupança, onde ele possui um cartão de saque que ele mesmo administra.

* escolhemos um dia para a mesada e o pago exatamente neste dia (simulando um salário ou pro-labore), para que ele possa planejar os gastos dele.

* no inicio acompanhei o que ele fazia com o dinheiro e lhe dizia da importância de termos sempre uma quantia guardada, para minha surpresa, um dia ele chegou em casa da escola e disse que queria um cofre para guardar moedas, peguei uma garrafa pet e assim fizemos, ele não mexeu durante 1 ano inteiro e quando abrimos ele tinha pouco mais de R$ 700,00 guardados, foi uma alegria e ele usou o dinheiro para fazer compras de roupas e brinquedos em uma viagem que fizemos.
Enfim, ele entendeu que guardando ele terá sempre uma quantia disponível para algo extra.

Hoje aos 12 anos, ele administra sozinho a conta, guarda moedas e trocos que sobram do lanche da escola e todo dia 30 abre a latinha/cofre, conta, troca em notas e deposita no banco, no mês de junho ele guardou cerca de R$ 50,00 e depositou no banco, ele mesmo o faz.
Tem seu plano de gasto muito bem feito.

Resolvi fazer este post contando isso porque me sinto satisfeita ao lhe entregar a mesada e ele separar o dinheiro conforme ele precisa deixando sempre uma quantia para guardar no banco, acredito que isso lhe deu responsabilidades e quando digo "não temos dinheiro hoje", muitas vezes ele diz, em minha conta tem.....eu empresto e você depois me devolve.

Vi a importância de mostrar a ele que precisamos ser responsáveis e que dinheiro vai embora rápido se nos deixarmos levar pela mídia ou pela nossa excitação em consumir, os poucos meses que ele ficou pendurado porque queria algo que a mesada não cobria, ele logo dava um jeito e me dizia para dividir em 3 vezes que ele pagaria, assim foi feito e ele percebeu o que é deixar 2 meses com ganho baixo por causa de dividas. 

Ele hoje cumpre algumas tarefas para ter 100% de sua mesada como: manter  o quarto arrumado, boas notas, nada de reclamação da escola, obediência e etc......Tem sido fundamental ele percebendo a importância do dinheiro, de um bom planejamento, de pensar bem antes de gastar e da dificuldade em ganhar, e claro, aprender a administrar com sabedoria.

Quero deixar claro que estou contando a minha experiência!!

Bjksss.........Graça e Paz!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário