sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Vestes de Cristão 1/3 - Vestes de Salvação


Tenho certeza que ao lerem o título, muitos vão pensar que vamos falar de roupas, porém, o assunto aqui não é moda ou uso e costumes.
Apesar de que, nossa roupa diz quem somos, poderia até falar da importância das vestimentas para determinadas ocasiões e do significado das vestes sacerdotais que apontavam para as coisas espirituais, cuidadosamente ordenada por Deus para que tivesse sentido espiritual, inclusive o peitoral com suas 12 pedras e etc.
Conforme o texto as vestes de Arão simbolizavam o sacerdócio eterno de Cristo. 
Imagem WEB
Cada detalhe das vestes sacerdotais mostravam uma característica da qualificação de Jesus para assumir o nosso lugar:
- o cinto representa o seu zelo; 
- a sobrepeliz e a estola, sua beleza e glória; 
- o peitoral, que nossos nomes estavam escritos no seu coração; 
- o urim e tumim, sua sabedoria para governar;

- a mitra sua santidade.
Falaremos nestes 3 estudos das 3 vestes de um cristão: as vestes de salvação, as vestes de purificação e as vestes de unção.
I – Vestes de Salvação

Isaías 61.10 diz: "Eu me regozijo muito no Senhor; a minha alma se alegra no meu Deus. Pois Ele me cobriu com vestes de salvação, e me envolveu com o manto da retidão, como o noivo que se adorna com um turbante, e como a noiva que se enfeita com suas jóias".   

O homem estava nu na presença de Deus, ao pecar procurou folhas de figueira para se cobrir, essa nudez não era simplesmente física, muito mais que isso, era moral e espiritual.
Ele se distância de Deus com sua desobediência, e perdeu a alegria, a paz, foi condenado à morte e às trevas, vagava procurando algo que pudesse satisfazer e se cobrir.
Porém só vestido de salvação o homem consegue obter alegria verdadeira, paz e a certeza de vida eterna, conforme diz o texto sublinhado acima.
Cada vez mais precisamos destas vestes, o homem do século XXI, podemos dizer que é descrito em Apocalipse 3,17 como: "...és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu".
A igreja de Laodiceia pregava Deus e professava sua fé em Deus, mas precisava das vestes de Salvação.
      
Em Isaías 52.1b diz: "... veste-te dos teus vestidos formosos, ó Jerusalém, cidade santa. Nuca mais entrará em ti incircunciso nem imundo"  isto é, nunca mais entrarão aqueles cujas vidas estão na perdição.

Todos nós precisamos de vestes de salvação.
Em Salmo 132.16 – "Vestirei de salvação seus sacerdotes, e os seus santos exultarão".
Deus quer nos vestir com vestes de salvação, esse foi o simbolismo da morte do cordeiro que vestiu Adão, como diz em Gênesis 3.21: "Fez o Senhor Deus de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu".

Mostrando que foi necessário Jesus, "o cordeiro de Deus", morrer na cruz para que fôssemos vestidos de salvação, através dele alcançamos perdão para nossos pecados e livre acesso à presença gloriosa de Deus.

Conheça a Palavra de Deus, entenda seu significado e simbolismos, seja abençoado em sua obediência e deixe-se vestir com vestes de salvação.

Que esse simples estudo possa edificar sua vida...transmita-o a outros...e nos próximos posts farei das outras 2 vestes.... seja abençoado em nome de Jesus

Graça e Paz!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário