quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Orando e Vigiando - Sozo

 Mais uma palavra que foi entregue no Culto Sozo, para você ler ou usar como base de pregação...

Orando e vigiando



Neemias e os judeus estavam reconstruindo os muros de Jerusalém.   Sambalate e outros estavam furiosos com eles e tentavam parar a obra. Eles decidiram atacar de repente e os matar, e acabar com aquela reconstrução.  

Nesta emergência Neemias fez o seguinte – Neemias 4:9 - “Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles”.

Além de construir os muros de Jerusalém eles também tinham que vigiar seus inimigos.  O caso deles é o mesmo do nosso, que nós estejamos fazendo tudo o que podermos para construir o Reino de Deus, e jamais deixar de vigiar e orar contra os inimigos da nossa alma.  

Eles são furiosos contra o povo de Deus, se eles podem, de alguma maneira, nos perturbar, você pode ter certeza de que eles vão fazer, eles não vão deixar nenhuma pedra no lugar, nenhuma seta vai sobrar no inferno enquanto existirem homens e mulheres de Deus que puderem ser atingidos.   Satanás e seus aliados miram nos nossos corações todos os dardos envenenados que eles tiverem.

Neemias foi avisado do ataque que estava para acontecer, os judeus que viviam perto dos samaritanos escutaram sua conversa sobre o que eles pretendiam fazer e foram contar a Neemias os planos de seus adversários.  

Nós também somos avisados, Jesus disse a Pedro: “Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo” (Lc 22:31), da mesma forma, Deus, em Sua Palavra, nos diz que, se a gente permitir, Satanás, não vai somente nos cirandar como trigo, mas vai nos destruir, não fomos deixados em um paraíso para não ter tribulações e tentações, mesmo porque o que nos acontece são frutos de nossas escolhas.  

Neemias estava bem preparado para esta obra, ele deu aos judeus bons conselhos, foi de grande ajuda na hora da necessidade, nós temos um líder, um cabeça melhor que Neemias, temos Jesus Cristo e Seu Espírito Santo que habita em nós e que permanecerá dentro de nós.

O conselho é orem e vigiem, mesmo que os adversários dos judeus conspirassem juntos e viessem lutar contra Jerusalém e impedir o trabalho de reconstrução dos muros, Neemias diz, “Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles

Neste texto me chama atenção a 1ª parte – “nós oramos ao nosso Deus”, a 2ª parte a vigilância – “pusemos uma guarda”. 

É sobre esses 2 assuntos, e sua 3ª parte que vamos falar - “Nós oramos e pusemos uma guarda” porque precisamos dos 2 se quisermos derrotar o inimigo das nossas almas.

1º “nós oramos ao nosso Deus”– isso é o padrão para nossas vidas independente de circunstâncias e ter sempre um objetivo claro.  Neemias era prático em sua oração quanto em sua vigília, suas orações e dos judeus eram petições para proteção divina, eles sabiam o que queriam e pediram por isso de forma completa.

Quando eu oro, gosto de falar com Deus da mesma forma como falava com minha mãe, com alguém absolutamente próximo porque “sou filha”, creio na promessa, recebo as bênçãos que Deus está desejoso em me dar, para continuar sua obra. 

Sambalate e Tobias zombavam, porém eles continuavam orando.

Se alguém faz piada, se te falam palavras agressivas e cruéis, ore por eles. 

Quais dificuldades nos impedem de ir ao Senhor em oração? 

Quais impedimentos estão em nosso caminho que impedem nossa intimidade com o Pai? 

Não deixe que nada impeça sua aproximação com Deus.  Pega as pedras de tropeço e faça essas pedras de apoio e venha, com coragem e ore, não se importe com os opositores e críticos. 

A oração de Neemias foi feita antes de qualquer coisa.   O texto diz, “nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda”.  A oração deve ser nosso 1º ato, faça o que quer que seja, mas seja sábio, só faça depois que tiver orado. 

Vai trabalhar? Vá, mas primeiro ore.

Não comece nada até que você tenha orado.  Comece, continue e termine tudo com oração.  

Algumas pessoas não começam nada sem orarem primeiro e estão cobertos de razão, mesmo porque, que venhamos a fazer tudo pra gloria de Deus, e o 1º mandamento é ...ame a Deus sobre todas as coisas....então, nada mais correto que busca-lo, ou melhor, adorá-lo em primeiro lugar.  

Neemias primeiro orou e depois vigiou, foi uma oração que teve continuidade.  

O texto mostra que à medida que eles oravam, eles vigiavam

Às vezes, ouvimos assim “não sei orar” ou “não sei falar bonito”

Faz uma oração que venha do coração, a oração que o Espírito Santo te inspirar, oração é relacionamento e ela vai se tornando tão forte que a gente não pode impedir que ela saía, faça de coração, com propósitos sinceros, Deus não se importará como você se expressa. 

Mas e se alguém ouvir?

Esqueça que tem alguém por perto, esqueça que podem estar ouvindo.... sem problemas, o importante é que Deus a ouça.

Quando a oração não vai a Deus, para que serve? Quando você sai de seu quarto e sente que você só falou da boca para fora, qual o benefício disso?

Ore a Deus, converse com ele, fale em seu ouvido, sabendo que Ele está lá, e que responderá, que Ele ouve você.   Este é o tipo de oração que nós precisamos para nossa proteção contra os inimigos tanto de dia quanto de noite.

Aqueles homens tomaram Jeová como seu Deus e oraram a Ele como seu Deus, existia  segurança deque, apesar de Ele ser o Deus de toda a terra, Ele era especialmente o Deus deles “nosso Deus”.   Essas duas palavras carregam um vasto peso de significado, somos livres do mal que está no mundo, somos guardados enquanto construímos a Igreja de Deus, devemos ter nossa oração confiante, tal qual a que Neemias e os judeus apresentaram ao Senhor

2ª - “Pusemos uma guarda”.  Neemias não disse, “Agora, alguns de vocês vão e vigiem”, deixando o posto de vigia para qualquer um que quisesse ficar, mas eles puseram “uma guarda”

Um certo número de homens tinha que ficar de plantão em um determinado lugar, permanecer um determinado tempo e ficar de guarda contra o adversário.

A guarda deve ser um ato tão distinto e definido como sua oração.     Quando você vai para cama a noite, ore ao Senhor que o guarde; pela manhã, coloque uma “guarda” quando você for trabalhar. Coloque uma guarda quando você for à mesa se alimentar, quando for voltar para casa. 

Guarda é vigilância ... vigilância é estar atento todo tempo

Aí temos as 2últimas palavras “contra eles”, isto é, onde quer que exista um inimigo, ore e vigie, coloque uma guarda.  

Talvez eles possam vir por esse ou outro caminho, coloque uma guarda lá, e se eles subirem o muro neste ponto, coloque uma guarda lá.

Ai vc pode estar pensando....meu cônjuge tem um temperamento difícil, vigie, coloque uma guarda.  

O irmão é muito crítico, acha defeito só nos outros, coloque uma guarda, até as escamas dos olhos dele caírem e ele ver que ele também tem defeito como qualquer outra pessoa.

Meu amigo é orgulhoso ou incrédulo, coloque uma guarda onde quer que o inimigo tenha mais probabilidade de vir. 

Pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite”. Foi um trabalho contínuo, havia alguém lá sentado durante anoite e o dia inteiros.

Se Sambalate houvesse falado sobre quando pretendia atacá-los, eles poderiam dormir, mas como ele não deu essa informação, eles tiveram que ficar em vigia “de dia e de noite”.  

O demônio não informa a hora em que ele vai nos tentar, vigie de dia e de noite

Quanto mais você souber da sua fraqueza, melhor você vigiará contra o inimigo onde..... digamos assim “seu muro é baixo”. 

Quando vemos cristãos professos e pastores negando a fé, ou colocando outro significado no evangelho e pregando mentiras no Nome do Senhor, é chegada a hora de alguém orar e vigiar, levantar uma oração para eles acordarem.   O cargo de um vigia não é fácil, quanto a nós, que permaneçamos tanto vigiando quanto orando e vice-versa.

Devemos colocar uma guarda contra nossos adversários pessoais, só espero que, você não tenha rancor de ninguém, mas que você viva em paz e ame a todos.  

Vigie seu temperamento, sua língua, suas ações, seja paciente, seja gentil, seja amável. Que o Espírito de Deus trabalhe em tudo isto dentro de nós.

Mas existe um outro tipo de inimigo muito mais perigoso que estes adversários, nós mesmos, os inimigos internos, a nossa natureza corrupta, contra quem nós sempre devemos vigiar, ou, colocar uma guarda.  

 “Como eu posso fazer isso?”.  

Primeiro seja sincero e enumere seus pontos fracos.

As vezes nosso ponto fraco é achar que é forte... não caio nisso mais não...aí cai.

Enumere e vigia suas fraquezas, ore até torná-las mais fortes e se no passado você entristeceu o Espírito Santo por algum ato errado, coloque uma guarda dupla ali, vigia 2 vezes mais para não virar iniquidade.  No lugar onde você tropeçou uma vez, você pode tropeçar de novo, pois você ainda é o mesmo homem. Coloque uma guarda também, onde você se sente seguro, “não corro esse risco eu sei o que estou fazendo”, sempre que você tiver certeza de que não pode ser tentado em uma situação especial, prova que você é pode estar sendo tão orgulhoso quanto Lúcifer, cuidado, ninguém é intocável.

Quem está de pé cuide para que não caia

A pastora eu fico de boa, a questão é quando encontro ou saio com meus amigos, aí dá ruim....

Spurgeon dizia - Melhor ir para o Céu como um solitário doque ir para o inferno com uma multidão.  

Não vápara onde éprovável que você seja tentado e tem duvida se vai segurar a onda ou não.  

Lembre-se,Satanás nunca começa no lugar em que ele querterminar, ele começa com algopequeno e continuaaté chegar aonde ele quer.Quando ele nostenta, ele nãoatira onde elequer atingir, ele vai aos poucos, sorrateiro,eletrabalha com degraus para levar ao pecadoque ele quer que você cometa, para te humilhar, envergonhar, expor e destruir.  

Quando fazemos nosso devocional ou ouvimos a palavra aqui na igreja em dois ou três dias,a usamos de alguma forma na nossa vida, existe uma razão para cada palavra entregue,... então se liga no dia de hoje !!!

Lembre-se das palavras de Jesus para os três discípulos no Getsêmani,“Vigiai e orai” (M t26:41).

Nós oramos e pusemos uma guarda–os 2 juntos -Orar e não vigiar é arrogância, você finge confiar em Deus, mas continua se atirando no perigo, como o demônio queria que Cristo fizesse, quando ele O tentou a Se jogar de cima do pináculo do templo.   Se você ora para ser guardado, então mantenha a vigília.

Oração sem vigiar é hipocrisia.   Ora para ser guardado do pecado e então vai atrás da tentação, essa oração é uma zombaria, pois ele não pratica o que ora.

Devemos orar e vigiar diariamente sobre nossos pensamentos, nossas mãos e nossa língua.

Orar sem vigiar não é suficiente e vigiar sem orar é inútil também.   Dizer “eu irei me corrigir”, e nunca orar a Deus para lhe guardar é autoconfiança que levará você a cair, vigiar sem orar, te fará dormir e sua vigília terminará.  

É somente por orar e vigiar que você será capaz de se manter em guarda.   “Vigie e Ore”, ou como o texto diz “Ore e Vigie”.  

A oração irá chamar a vigilância, a oração irá estimulá-lo a manter seus olhos abertos, a oração será a comida para sustentá-lo durante a noite, a oração será o fogo para o aquecer.  

Por outro lado, vigiar irá ajudara oração, pois o vigiar mostra que a oração é verdadeira.  Vigiar provoca a oração, pois todos os inimigos que nós olharmos nos farão orar com mais cuidado.   Se existe uma verdadeira vigília, a vigília em si é uma oração.  Os dois se misturam em um. 

Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite”.

Sei que alguns aqui não tem o costume de orar, alguns oram mas não vigiam.  

A gente nãopode experimentar uma vida cristã até que tenhauma vida de oração.

A única forma para ter uma vidacristã é ter fé emJesus Cristo.  

Venha para afonte a qual Ele encheu com Seu Precioso Sangue.Lave-se lá e seja limpo.  E então, impulsionado peloSeu Espírito, vigie.  

Fico ansiosa de ver algumaspessoas serem trazidas a Cristo neste culto, Queo Senhorpermita que assim aconteça com muitos de vocês!“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.”  (Is 55:6).Que muitos devocês busquem e achem o Senhor nesta noite, e que muitos possam clamar a Ele verdadeiramente!“Porque todo aquele que invocar o nome do Senhorserá salvo.”  (Rm 10:13).


Deus abençoe você... Graça e Paz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário