sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Senhor, salva-me - Sozo

Mais uma palavra do Culto Sozo...

A Oração Mais Curta de Pedro 

"Senhor, salva-me" Mateus 14:30



Vamos conversar sobre esta oração, com a esperança de que muitas pessoas, a adotem como sua, para que silenciosamente ascenda em nós este clamor: "Senhor, salva-me!"

·        1º...,Pedro não fez essa oração em uma igreja, sinagoga ou no seu secreto. Pedro orou quando estava afundando nas águas do Mar da Galiléia, estava em perigo e clamou: "Senhor, salva-me!".

Sua oração pode chegar em Deus de qualquer lugar, de um lugar especial  em casa, provavelmente a maioria de nós tem os um cantinho favorito pra orar pra conversar livremente com Deus.

Ao mesmo tempo, não podemos nos tornar religiosos, ritualistas a ponto de achar que só ali que nossa oração vai funcionar poque "De onde quer que lhe busquemos, Ele será encontrado." Não podemos fazer de uma experiencia com o Espirito Santo um ritual de fé...porque vamos desviar nosso foco pro modo da experiencia, vai virar “simpatia”, e negligenciar que nosso Deus é vivo e faz onde e como quiser.

Nós podemos orar enquanto estamos dirigindo, caminhando, arrumando casa, trabalhando, desde que o proposito de nosso coração seja legitimo, verdadeiro: e, se não for, melhor nem orar.

Estar em espírito de oração é melhor que o hábito da oração, é melhor ser capaz de orar em todo momento do que ter a regra de orar em certos momentos e ocasiões, porque fazemos assim só oramos quando precisamos, melhor orarem cada situação, do que orar por certas circunstâncias.

Pedro orou quando se viu em perigo: "Começando a afundar, gritou, dizendo: Senhor, salva-me!"

A bíblia não relata que ele tenha orado antes, mas também não era tarde! Não existe isso de "Agora estou tão enrolado que não posso orar sobre esse assunto."

Por que não?  Tem algo difícil pra Deus?

Teria sido bom que os discípulos tivessem orado antes da tempestade agitar  o barco, sim, mas não era tarde para orar quando o barco parecia que ia afundar. Tendo coração sincero para orar, Deus tem os ouvidos prontos para ouvir.

Pensa em Pedro, imagina...; ele esta "começando a afundar", a água chega aos joelhos, cintura, no peito, mas ainda assim não era tarde para orar "Senhor, salva-me!", e assim que orou, Jesus estendeu a mão para o resgatar e coloca-lo em segurança no barco.

Sabe o que a gente aprende com isso...

- clame a Deus ainda que o diabo te diga que não adianta mais;

- clame a Deus ainda que esteja sendo acusado por causa de pecado escondido ou perdão não liberado!

- Clame ao Senhor por teus filhos mesmo quando as atitudes deles estejam ferindo teu coração.

- Clame a Deus em favor de seus amigos; inclusive quando a gente achar que o caráter deles esta progredindo da pior maneira possível; se for o caso, ore mais ainda por eles.

- clame ao Senhor mesmo que o que peça pareça ser uma impossibilidade, pois Deus "é poderoso para fazer todas as coisas muito mais abundantemente do que pedimos ou pensamos."

- clame ao senhor mesmo que na sua cabeça você já esteja começando a afundar, ore.

- clame ao senhor por mais que seus pecados estejam diante de vocês, cara a cara, acusando, roubando sua alegria, matando sua esperança de uma vida melhor e querendo te destruir por completo, ainda assim, chegue-se a Deus em oração. Por mais que pareça que o inferno já esteja pronto para engolir você. Spurgeon diz - No quanto que a lâmpada se mantenha ardendo. O pecador mais vil pode regressar. E o mais vil pecador que regressar, descobrirá que Deus é capaz de salvar-lhe e está disposto a salvar-lhe.

- clame ao Senhor pelos teus inimigos, pague o mau com o bem.....ahhh mas fulano não merece, não gasto minha oração com ele.... é por você e não por ele, pra manter teu coração limpo e não limpar o do seu ofensor...nosso advogado é Cristo, seu ofensor vai resolver com Ele.

Não creiam nunca na mentira de Satanás que diz que Deus não ouve sua oração, tenha certeza de que Deus está esperando ouvir você... ahhh mas tem oração que Deus não ouve, sim, aquela que tem proposito errado e o coração não é sincero. Pede e não recebe porque pede errado

·       2º... A breve e sincera oração de Pedro foi em um tom de voz natural, apavorado, mas natural: "Senhor, salva-me!" Devemos ser nós mesmos quando oramos, muitas pessoas que oram em público usam certas tonalidades na oração que são tudo, menos naturais, isso me assusta, o melhor tom que o homem usa é quando está falando sinceramente, e quer dizer o que diz...de sua maneira e não interpretando alguém que vc não é.

Converse normal; não fale fingindo, nem entonando porque com a voz bonita e com autoridade o senhor vai me ouvir melhor, mas sim, derrama sua alma da maneira mais simples e natural possivel!

Pedro estava em perigo para entoar uma linguagem sutil à sua oração; estava muito consciente do perigo para pensar como poderia estruturar suas palavras para orar bonito; pelo contrário, ele só expressou o que precisava da maneira mais sincera possível: "Senhor, salva-me!"; e foi ouvido, foi salvo, não se afogou, tal como um pecador será salvo se orar da mesma maneira, simplicidade e sinceridade.

A maioria das orações descritas na Bíblia, são breves, uma das mais longas é a oração de Jesus, registrada por João, que suponho eu, cerca de uns 10 minutos; e a oração de Salomão pela dedicação do Templo, que pode ter tomado uns 6 minutos. As demais são breves; oramos muito mais tempo hoje.

Sabe por que estou falando isso? - Porque ouço assim...não tenho tempo para oração.... Sério???Não tem tempo para oferecer a Deus uma oração como a de Pedro: "Senhor, salva-me". Quanto tempo tem essa oração?

E quanto tempo esta: "Deus, obrigado por mais um dia.   Ou ....Senhor, eis-me aqui, tamu junto!"

Quando a gente se der conta do valor que temos pra Deus, do quanto Ele nos ama a ponto de entregar o filho dele por nós, ... nós vamos encontrar tempo para orar, para buscar a Deus, a não ser que sejamos muito ingrato... aí já me preocupa porque o ingrato não é feliz porque ele nunca consegue ver o bem que recebe e sempre quer mais sem doar a ninguém.

Quando Pedro começou afundar, seu sentido de perigo lhe forçou a orar a Cristo. Quando você está em uma situação complicada você “não tem tempo de orar” ou seu sentido de necessidade lhe conduz a oração?.

Oração não é questão de tempo, mas de coração; se tens um coração para orar, vai encontrar tempo para tal, cultive o hábito de orar durante todo o dia.

- Quando Pedro negou Jesus, e saiu chorando amargamente, teria sido bom ele orar: "Senhor, salva-me",

- Quando saiu de um lado a outro pregando o Evangelho, também poderia orar: "Senhor, salva-me";

- Quando foi levado para ser crucificado, por causa de Cristo, dificilmente teria que encontrar uma oração melhor para concluir sua vida do que esta:"Senhor, salva-me".

Essa oração era muito apropriada para ele, creio que para gente também.

Você esta ficando rico? ... ore pra não se tornar arrogante, prepotente, peça sabedoria para administrar as finanças e que o dinheiro não torne um ídolo em sua vida

Suas economias estão acabando? ... Ore pra não se tornar um amargurado,  descontente, pra Deus lhe dar disposição e sabedoria para reverter a situação ao invés de fazer qualquer coisa má para ter dinheiro".

Vamos entrar em abril que é o mês da restituição.....

Não está tão perto de Deus como já esteve um dia?.... ora: "Senhor, salva-me". Restaura, preciso restituir minha intimidade contigo

Caiu em algum pecado de desonra? ...  ore antes que esse pecado cresça, clame: "Senhor, salva-me".

·        3º..a oração foi muito direta, Pedro foi direto na sua necessidade, e clamou: sem rodeios.

·        4ª... Pedro fez algo muito difícil para um homem, ele renunciou sua autoconfiança e autosuficiencia, não tentou sair da situação com suas próprias forças, colocou seu EU de lado e clamou...

Quantas vezes colocamos nossos sentimentos no lugar da fé; traçamos um caminho pra Deus seguir, ao invés de caminhar no caminho que Deus direciona. A gente tem hora que quer ensinar Deus a cuidar da gente, a salvar a gente, enquanto deveríamos dizer “Senhor, salva-me” do jeito que o senhor achar melhor, só me salva. Somos salvos pelo precioso sangue de Jesus, pela obra regeneradora do Espírito Santo, salvos através do sacrifício de Jesus Cristo......

Tem hora que nossa oração deveria ser “Senhor, salva-me de mim mesmo” a gente se autosabota, tem justificativa pra todos os nossos erros, a gente culpa os outros pelas nossas mazelas, ao invés de assumi-las e trata-las, mentimos pra nós mesmos...”não vou ao culto por causa de fulano...só não ajudo mais por causa de ciclano e cruza os braços...e por ai vai as nossas mentiras pra sairmos de bonzinhos naquilo que não queremos fazer... mas não assumimos que o erro é nosso.

·        .. foi uma oração muito pessoal, Pedro não pensou em mais nada; ele teve que orar por ele mesmo; e nós temos que orar por nós mesmos. Nosso relacionamento com Deus é pessoal; não tem como terceirizar nossa intimidade com Deus, a responsabilidade é pessoal, a salvação é individual, temos que nos arrepender por nós mesmos, e crer por nós mesmos, se é que queremos ser salvos.

·        ..foi uma oração urgente: "Senhor, salva-me!".. Pedro não disse "Senhor, salva-me amanhã ou depois". Ele estava "começando a afundar", sem dúvida, ele quis dizer: " Senhor, salva-me agora, estou me afogando e se demorar...vai dar ruim pra mim".

E Jesus, estendendo a mão, segurou-o" e o salvou.

Imagina se ele tivesse orado como muitos de nós....”to quase me afogando mas Deus sabe de todas as coisas’...isso quer dizer o q?

Deus o q vc fizer está bom ou Já pensei no como deve ser, como o senhor conhece meus pensamentos...dá teu jeito!!”

Existem muitas pessoas que queriam que Jesus as salvassem, mas, quando?

Quando elas decidirem...., quando elas quiserem....quando acharem que já aproveitou a vida .... tem quem diga que antes de morrer vai se converter, porque hoje estão muito ocupados para buscar ao Senhor, porém a morte chega sem aviso; e, ocupados ou não, prevenidos ou não, não tem jeito.


Que você possa ser abençoado;;;

Palavra baseada em uma pregação de Charles Spurgeon em  02/10/1873

Nenhum comentário:

Postar um comentário