quarta-feira, 5 de junho de 2024

Sozo 34 - Mateus 6.10 - Venha o teu Reino - Parte 02

No post anterior falamos sobre o “assim na Terra como no Céu” que o Espírito que habita em nós e que aparece pela 1º vez na Bíblia...se movendo sobre a face das águas....

Falamos que o Espirito Santo se move em nós por isso a transformação de nossa mente, de nosso entendimento, a busca por sabedoria precisa ser constante.

Usamos o versículo de

1 João 2:6 - “Aquele que diz que está Nele, também deve andar como Ele andou.”

E começamos a falar sobre como andar como ele andou pra fazer se cumprir nossa oração de“Seja feira a tua vontade assim na terra como no céu”

1ª - Perdoar–precisamos aprender a andar em harmonia com os outros, a gente não é obrigado a conviver mas precisamos respeitar. Precisamos construir pontes e não muros! Valorizar pessoas mais do que coisas.

2ª -Caráter–Quer conhecer o caráter de alguém? É só observar como esta pessoa trata seus pais e irmãos.

3ª. Mantenha a sua palavra - Nossa palavra tem poder e gera expectativas nas pessoas, por isso, não alimente aquilo que você não vai conseguir fazer.

Não se comprometa com o que sabe que não vai cumprir!

Não dê sua palavra quando estiver eufórico ou triste demais... vc não vai fazer o que combinou depois!

4ª. Abençoe seus inimigos - Alimentar o ódio e a raiva, vai gerar mais ódio. Quando você ama teu próximo como a TI MESMO, aí entra ate teus inimigos, alimenta o mundo espiritual com paz e perdão, dissipando o ódio. Seja um pacificador! Que a paz que excede todo o entendimento apareça em você mais que tudo.

5ª. Amadurecer - Buscar a perfeição de Jesus não significa que não vamos mais ter defeitos, significa que vamos caminhar corretamente e fazer com excelência para que Cristo em nós seja visto e pensar... o que faria Jesus nesta situação? Antes de tomar uma decisão.

6ª. Intimidade com Deus - Através de oração....

7ª. Não julgue - “Não julgue para não ser julgado. Com à medida que você mede, será medido.”Abandone os maus hábitos, a inveja e a maledicência, uma conversa pode abrir brecha no mundo espiritual de uma forma que a gente nem imagina. Por isso entenda a lei da semeadura e da colheita... plantar é opcional mas a colheita é obrigatória!!

Não viva de fora para dentro, mas de dentro para fora. Não dependa de estímulos de terceiros para você chegar aonde quer, mas crie o ambiente ao seu redor. A única pessoa que pode fazer você crescer é Jesus... a única pessoa que pode fazer você mudar de vida é você, permitindo a entrada dele na sua história.

8ª. Persevere - Se esforce, se supere, a vida possui recompensas que são acessadas pela perseverança. Não desista jamais... tudo tem seu tempo

9ª. Ame o próximo –Amar o próximo é uma ordem e segui-la demonstra nosso amor e fidelidade a Deus, honrando a parte da criação que foi feita à imagem e semelhança Dele.

10ª. Escolha o caminho certo–que é Jesus, que o fardo de Jesus é leve (Mateus 11:28-30), mais leve que o nosso e que se os seu estiver pesado é porque você está carregando algo que não é seu. Deus não nos dá nada que não possamos carregar.

11ª. Cuidado com os falsos profetas - Peça sabedoria a Deus para discernir aa falsidade e a hipocrisia. A Palavra de Deus não é para dizer o que a gente quer ouvir, mas para o que a gente precisa para nos tornarmos pessoas melhores

12ª. Honre seus pais - Este é o primeiro mandamento com promessa, precisamos aprender a valorizar o sacrifício e o investimento daqueles que te ajudaram a crescer.


13ª. Negue a si mesmo - A liderança começa com a utilização de sua própria energia para fazer as pessoas maiores.

14ª. Não despreze os pequeninos - Leia os evangelhos, jesus lidava com todos, sem exceção.

15ª. Cuide dos seus relacionamentos - O primeiro a pedir desculpas é o mais corajoso. O primeiro a perdoar é o mais forte. O primeiro a esquecer é o mais feliz.

Se cure das lembranças que te ferem, dos relacionamentos que machucaram. Fique livre do cativeiro, da prisão que os problemas pessoais não resolvidos criam. Mude suas ações, mude sua semeadura para sua colheita ser diferente.

16ª. Cuidado com a cobiça - As verdadeiras riquezas da vida são gratuitas. Valorize aquilo que, realmente, tem valor. A felicidade está nas coisas simples, na família, na simplicidade, nos momentos de qualidade, no seu descanso, no meditar da palavra, no brincar com os amigos.

Valorize pessoas mais do que coisas.

Dinheiro é bom? É sim, mas a riqueza é uma responsabilidade, não apenas um benefício.

17ª. Metanoia - Arrependa-se, sempre é tempo, transforme sua mente, renove seus pensamentos de acordo com os padrões do Céu, foca naquilo que Deus está dizendo.

E veja a oposição, o levante do inimigo como um sinal de que você está no caminho certo (Mateus 5:11), tem batalha espiritual rolando? Oba, estamos no time de Jesus e que veio para curar, salvar e libertar. Diferente do outro que veio para roubar, matar e destruir.

18ª. Defina suas prioridades –que nossa maior prioridade seja fazer a vontade daquele que nos criou, pregando a palavra, cumprindo sei ide, testemunhando Cristo em nós, colocando nosso coração em Jesus e desfrutando das bênçãos que nos seguem por causa disso (Mateus 6:33). Quando nos voltamos para Deus, para as coisas de Deus a provisão celestial vem.

19ª. Não tenha medo –o medo nos paralisa, e é o perfeito amor que dissipa todo o medo (I João 4:18). Escolha o amor, ele que produz bons fruto. O amor é Deus que nos conduz para lugares altos por meio de seus princípios e valores.

Feche as portas para o medo, liberte-se dele... sempre falamos. Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Mas nem sempre vivemos isso, só falamos... quando passarmos a acreditar nisso, nada mais será barreira.

20ª. Fale menos e escute mais - Escute a voz de Deus, encontre o lugar tranquilo, a intimidade com ele, para a voz dele ficar mais audível ainda para você. e cale os barulhos ao seu redor. Cale a voz da preocupação, a voz do medo como falamos anteriormente, a voz que te puxa para trás ou a que simplesmente não te deixa prosseguir e aprenda a escutar a voz do Senhor.

Deus é relacional e estabelece uma ligação com a gente por meio da oração. JB

Deus quer estabelecer com a gente uma aliança indestrutível, mas tem o livre arbítrio, caso você não queira, tudo bem.

Essa aliança é para que a gente seja um instrumento para os planos Dele aqui na Terra, um canal de bençãos pra quem nos cerca.

Fale com Deus de modo direto, Ele é seu Pai e tem prazer em te ouvir,

Na oração, examine-se a si mesmo e não permita que o seu coração seja endurecido pelo pecado. Permita-se enxergar a verdade de Deus e tenha sua vida transformada.

Repito: Deus é relacional e nos criou para também sermos. Nós precisamos uns dos outros! O que eu preciso está com você, o que você precisa pode estar comigo. Nós precisamos nos unir para receber o que Deus destinou para cada um.

Deus se fez um de nós, Emanuel, Deus conosco, para intervir na nossa história e nos tirar da nossa cegueira, da nossa escuridão e solidão. Ele nos alcança e nos ama com seu amor eterno. Ele nos escolheu e hoje quer nos curar, nos libertar de nós mesmos, nos salvar, nos dar vida abundante.

Para isso acontecer, é simples, aceitá-lo e fazer da sua palavra e de seus ensinos a nossa pratica de vida.

 

Baseada em uma palavra do Bispo Jb Carvalho

Sozo 33 - Mateus 6.10 - Venha o teu Reino!!! Parte 01

O Espírito que habita em nós aparece pela 1º vez na Bíblia...se movendo sobre a face das águas.... e Ele não para, pois se move na igreja, se move em nós. O mundo também está em movimento por isso a transformação de nossa mente, de nosso entendimento, a busca por sabedoria precisa ser constante.
Precisamos nos transformar a cada dia. A descrição bíblica acerca de quem somos implica em transformação constante! 

Oramos assim “Seja feira a tua vontade assim na terra como no céu” 
Mas como fazer isso? 
A resposta é Jesus, tanto que a história é dividida em “antes e depois” de Cristo. 

A dignidade humana e a liberdade surgiram de fato com Jesus.  
Muitas pessoas se dizem cristãs, mas não andam como Jesus. Viver o evangelho como um discípulo é uma coisa... ser um admirador de Jesus é outra. Quem vive o evangelho tem vida transformada em todas as áreas, e até hoje na história não nasceu ninguém como Jesus. Ninguém tão cirurgicamente preciso, direto e sem macula. 

Quando o aceitamos e permitimos seu mover em nós, ele faz com que o melhor de cada um seja extraído. Jesus é o nosso padrão e nos convida a cada dia recriar na terra a realidade do Céu. 
É impossível falar sobre isso sem falarmos de honra: a honra não deve ser buscada ela é oferecida gratuitamente! A Bíblia diz que buscar honra não é honra, quem busca aplauso é o oportunista: 

 1ª – Perdoar – precisamos aprender a andar em harmonia com os outros, a gente não é obrigado a conviver mas precisamos respeitar. Precisamos construir pontes e não muros! Valorizar pessoas mais do que coisas. Nós precisamos um dos outros e isso é para sempre. Lázaro foi ressuscitado por Jesus, mas foram os seus amigos que tiraram as ataduras que o envolviam, que lhe deram agua. Precisamos ter pessoas que queiram entrar no nosso mundo pois não existe amizade neutra, ou a pessoa te contamina e tira você do foco ou ela te impulsiona a crescer. 

2ª – Caráter – Quer conhecer o caráter de alguém? É só observar como esta pessoa trata seus pais e irmãos. Aprenda a discernir o certo do errado, e opte pelo certo mesmo que para isso você tenha que perder sua razão, o direito que nosso, EU, acha que tem até pra autodefesa, domínio próprio cai bem em qualquer situação. Aprenda a Dizer NÃO, fuja das situações que você não deve participar e lembre-se do compromisso que você firmou. As escolhas que você faz ecoam por gerações. Respeite e mostre a presença de Jesus em você surpreendendo, iluminando, ajudando pessoas sem autopromoção, caminhando 1 milha a mais. JB diz que na época do Império Romano, um judeu era obrigado a carregar a bagagem de um soldado por até uma milha. No entanto, Jesus nos ensina a andarmos a segunda milha (Mateus 5:41), indo além das nossas obrigações. Esse tipo de ação convence as pessoas sem que precisemos usar palavras. 

3ª. Abençoe seus inimigos - Alimentar o ódio e a raiva, vai gerar mais ódio. Quando você ama teu próximo como a TI MESMO, alimenta o mundo espiritual com paz e perdão, dissipando o ódio. Seja um pacificador! Que a paz que excede todo o entendimento apareça em nós mais que tudo. 

4ª. Amadurecer - Nosso alvo é Cristo, nosso padrão é Cristo, aprenda a se comparar com ele e não com o coleguinha do lado. Buscar a perfeição de Jesus não significa que não vamos mais ter defeitos, significa que vamos caminhar corretamente e fazer com excelencia para que Cristo em nós seja visto. Antes de qualquer coisa pense... o que faria Jesus nesta situação? 

5ª. Intimidade com Deus - Não busque aplauso de pessoas, conquiste suas vitórias em sua oração, em seu lugar secreto com o Senhor, e Ele vai tornar tua vitória pública depois para testemunho seu, da grandeza de Deus. Exercite em você o domínio próprio... 

6ª. Não julgue - “Não julgue para não ser julgado. Com à medida que você mede, será medido.” Aprenda a discernir o mortal do eterno, tenha discernimento de seu ambiente, busque autoconhecimento, descubra seus limites e supere-os.... não é superar o coleguinha, é superar você mesmo. Abandone os maus hábitos, a inveja e a maledicência, uma conversa pode abrir brecha no mundo espiritual de uma forma que você nem imagina. Por isso entenda a lei da semeadura e da colheita... plantar é opcional mas a colheita é obrigatória, depois que você plantar.... o que você tem semeado? É exatamente isso que você vai colher!! 

Não dê ouvidos e seu tempo a qualquer um, não acredite em palavras soltas e mentiras, sobre você, sobre Deus, sobre a palavra de Deus ou sobre o mundo. Quando estamos com nossa visão distorcida das coisas, projetamos nas pessoas aquilo que pensamos sobre nós mesmos e isso adoece nossa mente, nosso espírito e nosso corpo. 
Adão, o primeiro homem acreditou em uma mentira a respeito de Deus e aceitou uma proposta que não deveria, quando se viu nu, teve medo de Deus e se escondeu, se escondeu para não assumir o erro, se escondeu para se defender. 

O resultado desta história toda foi trágica: ele se afastou de Deus e o pecado entrou no mundo. Pessoas que aceitam, que absorvem mentiras se ferem e estas feridas, muitas vezes, criam escudos de defesa, afastando as pessoas de seu propósito, repelindo pessoas que lhe querem bem, não permita que isso aconteça com você! Procure a verdade de Deus para você! 

Não viva de mentiras e fantasias, não viva de fora para dentro, mas de dentro para fora. 
Não dependa de estímulos de terceiros para você chegar aonde quer, mas crie o ambiente ao seu redor. A única pessoa que pode fazer você crescer é Jesus... a única pessoa que pode fazer você mudar de vida é você, permitindo a entrada dele na sua história. 
Leia os evangelhos, Jesus lidava com todos, sem exceção. 

Na oração, examine-se a si mesmo e não permita que o seu coração seja endurecido pelo pecado. Permita-se enxergar a verdade de Deus e tenha sua vida transformada. 
Deus é relacional e nos criou para também sermos. Nós precisamos uns dos outros! 
O que eu preciso está com você, o que você precisa pode estar comigo. 
Nós precisamos nos unir para receber o que Deus destinou para cada um. 

Deus se fez um de nós, Emanuel, Deus conosco, para intervir na nossa história e nos tirar da nossa cegueira, da nossa escuridão e solidão. 
Ele nos alcança e nos ama com seu amor eterno. 
Ele nos escolheu e hoje quer nos curar, nos libertar de nós mesmos, nos salvar, nos dar vida abundante. Para isso acontecer, é simples, aceitá-lo e fazer da sua palavra e de seus ensinos a nossa pratica de vida.


Espero que os edifiquem.. Deus abençoe vcs!!!