sábado, 8 de maio de 2021

Perdão

Olá povo abençoado...Graça e Paz

Postando hoje a palavra que usei no culto de 26/08/20, podem usar de base e copiar sem problemas, que você possa abençoar e ser abençoado com esta palavra. Vou por o link do culto também caso prefira ouvir ou assistir. Tentei copiar o que deu da minha fala aqui pra quem, como eu, prefere ler.


Não tem como iniciar um culto, um trabalho na igreja com o Sozo, sem antes falar de perdão. Sozo é uma palavra grega que aparece mais de 100 vezes no Novo Testamento e quer dizer: cura, salvação e libertação...

Usei o seguinte texto: Mateus 5.23 e 24 - "Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma cousa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão, e, voltando, faze a tua oferta

O perdão, não é algo a ser praticado somente entre nós e Deus mas também para aqueles que nos cercam. A cruz tem 2 linhas: a vertical (o homem com Deus) e a horizontal (entre os homens). O mesmo perdão que recebemos de Deus deve ser praticado com nossos próximos. Sabe por que?

PORQUE QUEM NÃO PERDOA NÃO É PERDOADO

O perdão, ou a falta dele, faz muita diferença na vida de alguém.

O perdão horizontal determina o vertical que recebemos de Deus. A Palavra de Deus é clara quando ao fato de que, se não perdoarmos a quem nos ofende, então Deus também não nos perdoará. Foi Jesus Cristo quem nos afirmou isso no ensino da oração do "Pai Nosso" em Mateus 6:14 e 15 - "Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará, se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas."

Deus nos perdoa e espera o mesmo de nós com as outras pessoas. Quando nos negamos a perdoar, interrompemos o fluxo da graça de Deus na nossa vida, e nosso perdão vertical é comprometido pela falta do perdão horizontal.

Cristo usou até parábolas pra nos deixar de exemplo: Mateus 15:23 a 35 - "Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a divida lhe pagasse. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei." Então o Senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou lhe a divida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um de seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mao dele, sufocava-o, dizendo: "Paga-me o que me deves".  Então seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: "Sê generoso para comigo, e tudo lhe pagarei." Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Vendo, pois, seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara. Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: "Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tú, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive misericórdia de ti?" E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia. Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas."

Aqui nós vemos um rei e dois tipos de devedores, se essa parábola ilustra o reino de Deus, então o rei representa Deus. O primeiro devedor tinha uma dívida impagável, enquanto a do segundo estava em seu alcance, não tem nem comparação, dez mil talentos da dívida do primeiro  era +/-  200 mil dias de trabalho (547/548 anos), enquanto que os 100 denários do outro eram 100 dias de trabalho, Cristo mostra o tamanho da dívida que cada um de nós tínhamos com Deus, (Cristo pagou pra gente) é impagável. Aí na parábola Deus perdoou a dívida grande, mas o outro não perdoou a dívida pequena.

Por que nós que fomos perdoados não queremos perdoar? Teimosia? Orgulho? Deus é Deus que perdoa, por que EU não posso?

Pensa comigo, dóis o que fazem contra nós, mas não é nada perto de tudo o que já fizemos e Deus perdoou, e a premissa biblica é de que se podemos ser perdoados por ele, então devemos perdoar a qualquer um que nos ofenda. Sabe por que?

PORQUE A FALTA DE PERDÃO É UMA PRISÃO

Quem não perdoa está preso na pessoa que o ofendeu, carrega o ofensor onde vai, tem até crise de ansiedade quando encontra o ofensor, tem áreas da vida travada...por não perdoar Mateus 18:34 - E, indignado, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse toda a dívida." A palavra "verdugo" significa torturador, o cara ia ser preso e torturado como forma de punição".

O que Jesus falou nesta parábola é uma realidade espiritual na vida de quem não perdoa. Os demônios amarram a vida daqueles que retém o perdão. Suas torturas aplicadas são as mais diversas: angústia, depressão, enfermidades e etc... as pessoas sofrem por não liberarem perdão.. o dano maior é pra você que não perdoa... porque o ofensor está de boa!! Aí a falta de perdão vira mágoa, vira amargura, vira cancer e por aí vai....

Perdão não beneficia quem lhe ofende, beneficia quem perdoa, não se deixe enganar achando que não perdoando você está se vingando do seu ofensor que não está. Sem perdão não existe cura, não existe libertação... E com isso a gente só se complica e a saúde espiritual, emocional e física vai embora por entre os nossos dedos.

MAS COMO DEVE SER O PERDÃO?

A pessoa tem que pedir ou merecer? Não. Devemos perdoar como Deus nos perdoou, praticar o exemplo que Deus nos deu.

Efésios 4:32 - "Antes. sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou."

A gente fez ou faz por merecer o perdão de Deus? Não. Então nosso ofensor também não precisa fazer por merecer, porque perdão é por você, pra sua libertação, pra se sentir livre do que lhe prendia. É um ato de misericórdia , compaixão e não merecimento. Olha o que Paulo diz...é bondade do nosso coração e não pela bondade do ofensor.

Jesus disse que se eu souber que alguém tem algo contra mim, devo procurá0lo para tentar a reconciliação. Mesmo se tal pessoa não me procurar ou nem mesmo quiser falar comigo, tenho que ter a iniciativa, tenho que tentar. Deus ofereceu perdão gratuito a todos, independente de qualquer comportamento, e Ele é nosso exemplo.

QUANTAS VEZES DEVO PERDOAR?

Mateus 18:21 e 22 - "Então Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete." 

Mesmo se alguém lhe ofender 490 vezes, ele ainda deve ser perdoado. Alguns comentaristas bíblicos entendem que Jesus não estava se prendendo a números, mas tentando remover o limite imposto na mente dos discípulos para perdoar.

Como nós seríamos ou onde estaríamos sem a misericórdia de Deus? Quantas vezes Deus já nos perdoou? Quantas vezes ele vai nos perdoar? Perdão não tem limites.

O DIABO É QUEM LEVA VANTAGEM QUANDO VOCÊ NÃO PERDOA

Quando não perdoamos abrimos brechas e demônios se aproveitam desta situação, olha esse texto que nos mostra nitidamente que a falta de perdão dá vantagem ao diabo: 2 Coríntios 2: 10 e 11 - "A quem perdoais alguma coisa, também eu perdoo; porque de fato o que tenho perdoado, se alguma coisa tenho perdoado, por causa de vós o fiz na presença de Cristo, para que satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios."

Justamente por saber como o diabo age na falta de perdão, é que não podemos deixar de perdoar. O único que lucra com teu coração duro e arredio em liberar perdão é o diabo, pois passa a ter autoridade na vida de quem decide alimentar a ferida do ressentimento, da mágoa, da amargura. Diabo se alimenta de lixo acumulado na alma.

Não devemos dar lugar ao diabo (EF 4:27 - e não deem lugar ao diabo), que ele anda ao nosso derredor rugindo como leão, buscando a quem possa tragar (1 PE 5:8 - Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar), e que devemos resisti-lo (TG 4:7 - submetam-se a Deus, resistam ao diabo e ele fugirá de vós). Mas quando a gente não quer perdoar, a gente quebra todos estes mandamentos

Pra terminar... perdão não é sentimento, é uma decisão e uma atitude de fé.

Já dissemos que o perdão não é por merecimento, logo, não tenho motivação alguma em minhas emoções par perdoar. Não me alegro por ter sido lesado, decepcionado, magoado, traído, humilhado ou ter levado uma rasteira de quem eu confiava mas libero aquele que e feriu por uma decisão racional, isto é, o perdão não flui espontaneamente, deve ser gerado no coração por levar em consideração aquilo que Deus fez por mim e sua ordem de perdoar.

As consequências da fata de perdão também devem ser lembradas, para dar mais munição à razão do que à emoção. è preciso fé pra perdoar. Certa ocasião, quando Jesus ensinava seus discípulos a perdoarem, foi interrompido por um pedido. Lucas 17:3-5 - "Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se por sete vezes no dia pecar contra ti, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe. Então disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé." Os discípulos reconheceram que para praticar perdão iriam precisar de mais fé, e Jesus parece ter concordado porque Ele lhes ensinou que  fé é como semente, quanto mais se exercita (planta) mais ela cresce (se colhe).Deus é justo e não nos pede mais do que podemos dar.

Lucas 23:34 - "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem."

Jesus não pede punição e castigo mas os vê como vítimas. Aqueles homens estavam em cegueira e ignorância espiritual, sem nenhum discernimento de quem era Jesus. Eles eram vítimas do sistema que os afastou de Deus e ao invés de alimentar dó de si mesmo, como nós farámos, Jesus teve compaixão deles. Como teve de cada um de nós

Ministração de orações....

Bíblia - Almeida Corrigida e Fiel - ACF

Que possa abençoar você e outras vidas...Graça e Paz!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário