quarta-feira, 22 de junho de 2011

Liderança Feminina - parte 1

Dizem que mulheres, não estão autorizadas a ensinarem, usam como argumentos os trechos bíblicos abaixo:

"Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.” (I Corintios 14:33-35).

O apóstolo Paulo, foi uns dos maiores teólogos e sábios da igreja primitiva, ele escreveu as diretrizes que estruturaram o cristianismo como uma organização religiosa. E em sua sabedoria ele começa esta ordem, dizendo que Deus, não é Deus de confusão. Na época de Paulo as mulheres eram proibidas de ensinar e falar em público, se as mulheres cristãs começassem a agir desta forma estariam sendo motivos de confusão e estariam desobedecendo às leis da época.  

Este texto não é argumento válido para proibir as mulheres de pregar, aconselhar e testemunhar. Primeiramente, veja que após dizer que as mulheres estejam caladas, o Apóstolo Paulo usa a conjunção explicativa “porque” para explicar que não lhes é permitido falar pela “lei”; 

Então eu pergunto, a lei ainda proíbe que as mulheres falem em local público? 
É atualmente vergonhoso ou desonroso a mulher ensinar?

A palavra de Deus é atemporal, não muda com o passar dos anos, porém é interpretada em diferentes épocas e por diferentes pessoas. A sociedade humana, esta sim, muda a todo instante. Algumas pessoas, principalmente homens com ideologia machista, usam o versículo que está em 1 Timóteo 2:11-12 para afirmar que a mulher não pode ensinar: E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio" Esta proibição, parte de Paulo para Timóteo e não de Cristo, sejamos sábios.

Paulo diz: “e não permito”, primeira pessoa do singular, a proibição é exclusiva dele, e levando em consideração a cultura da época é fácil entender o motivo desta proibição, que nada tem em comum com os dias de hoje.  Na nossa sociedade é perfeitamente normal a mulher ensinar, a maioria dos professores do ensino básico e fundamental são mulheres. Elas estão nas universidades, nas empresas, no lar, no comércio, desenvolvem trabalhos brilhantes, e são cada vez mais reconhecidas. Se Deus deu as mulheres todas estas habilidades e capacidades, é porque deseja que elas as usem.

As palavras acima são da esposa do Pr Marco Feliciano.

Resolvi postar porque constantemente sou perguntada sobre isso, tenho dado estudos na igreja sobre o posicionamento da mulher HOJE.
Não vou para por aí, vou aos poucos esmiuçar mais este assunto que é sinônimo de polêmica e doutrinas humanas, enfim, cada um na sua, mas fico com o que a Bíblia diz!!

Joel 3 - "Derramarei do meu Espirito sobre TODA a carne, vossos filhos e vossas FILHAS profetizarão, vossos jovens (homem ou mulher) terão visões e sonharão vossos velhos (homem ou mulher) até sobre os meus servos e sobre MINHAS SERVAS derramarei do meu Espirito naqueles dias e profetizarão"

Graça e Paz!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário