domingo, 28 de abril de 2013

Introdução Bíblica - Velho Testamento - Pentateuco - Torá


Olá povo lindo e abençoado....Graça e Paz!!!

Muitas pessoas dizem que tem dificuldade em entender a Bíblia, que eu amo, então vou começar a postar matérias para que possa ajudar aqueles que são novos na fé, estudantes ou estudiosos da palavra, espero que vocês gostem, todos serão feitos com muito carinho para abrir o entendimento e quem sabe até facilitar a leitura.

Irei tiver este estudo pelo Pentateuco, livros exílicos, profetas e etc..... por isso vamos ao Velho Testamento.

        A Bíblia contém 66 livros, com 1.189 capítulos e 31.102 versículos. Ela já atravessou três mil anos, sendo traduzida em 2.627 línguas.
            Bíblia = origem grega = biblios = conjunto de livros.
Testamento = pacto, aliança.
                       
           VELHO TESTAMENTO - Foi escrito em hebraico, a linguagem dos israelitas, uma língua própria para anúncios, antecipações, profecias e pequenos trechos em aramaico.

Tora - Hebraico
É o pacto que Deus fez com o homem, para a sua salvação antes de Jesus Cristo vir ao mundo. É a aliança da Lei com 39 livros.


 Pentateuco (Torá) 
São os cinco primeiros livros escritos por Moisés:
1 – Gênesis – vem do grego e quer dizer “origem”. É o livro dos começos: (do mundo, da raça humana, do pecado, da promessa de redenção, da vida familiar, da civilização, das nações e da raça hebraica). Apresenta Jesus como Nosso Deus Criador.

2 – Êxodo – vêm do grego e quer dizer “saída”, conta a história de uma nação, da emigração de um povo inteiro, depois que José morreu, a riqueza e o grande numero dos filhos de Israel (eram 70 quando chegaram ao Egito e se tornaram cerca de 600 mil homens sem contar mulheres e crianças) os fizeram objeto de desconfiança aos olhos dos egípcios, por isso, os Faraós os reduziram a escravidão. Apresenta Jesus como Nosso Cordeiro Pascal.

3 – Levítico – o título sugere o tema do livro: os levitas, os sacerdotes e as suas funções no Tabernáculo, é também chamado de “livro das Leis”. Apresenta Jesus como Nosso Sacrifício pelo Pecado.

4 - Números – o nome vem da Septuaginta, por causa dos 2 censos que contém. Apresenta Jesus como o que foi “Levantado”.

5 – Deuteronômio – significa “Segunda Lei”, indica a repetição da Lei, é uma coletânea de discursos e cânticos de Moisés que ele dirigiu ao povo de Israel em sua despedida, reflete mais o ponto de vista divino do que o humano. Apresenta Jesus como Nosso Verdadeiro Profeta.

Graça e Paz!!!!

Fonte de pesquisas e Bibliografia:
Estudo Panorâmico da Bíblia – Henrietta C. Mears – 2003
A Bíblia da Mulher – 2003
Sociedades Bíblicas Unidas
Instituto Cristão de Pesquisas


Nenhum comentário:

Postar um comentário