segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A hierarquia dos anjos

Olá povo lindo e abençoado........Graça e Paz!!!!

Nosso post hoje é sobre a hierarquia angelical.....
A Bíblia nos dá a entender que os anjos de Deus estão organizados de forma hierárquica, isto é, numa forma de graduação, de autoridade. Essa graduação, é destacada pelo tipo de atividade que os anjos exercem em todo o Universo e na presença de Deus, são elas:

Arcanjo – expressão sempre usada no singular, a Bíblia só menciona o Arcanjo Miguel (Jd 9), que tudo indica ser o grande líder dos anjos (Ap 1:4). É a posição mais elevada na hierarquia angelical, “arc” do grego “arch” trata-se de um chefe, um príncipe, um primeiro ministro.
Entre os livros Apócrifos existe o Livro de Enoque que aponta sete arcanjos: Uriel, Rafael, Raquel, Saracael, Miguel, Gabriel e Remiel. Porém, desta lista o único que aparece nos livros canônicos é Miguel, ele é administrador e protetor dos interesses divinos em relação a Israel (Jd 9 e Dn 12:1).
O Arcanjo Miguel é considerado “Principe dos Filhos de Israel” porque é o guardião dessa nação. Na visão de João, na Ilha de Patmos, o Arcanjo Miguel surgirá como o grande comandante dos exércitos celestiais contra as milícias satânicas, representadas pelo dragão que é o símbolo de Satanás (Ap 12:7-12). Na vinda pessoal de Jesus, na primeira fase da convocação dos remidos do Senhor, a escritura não dá nome ao arcanjo, mas declara que a voz do arcanjo será ouvida pelos mortos santos, os quais ressuscitarão e se levantarão de suas sepulturas para ir ao encontro do Senhor nos ares (I Ts 4:16).

Querubins – espíritos guardiões, dotados de grande glória, colocados a entrada do Éden para guardar o caminho que leva à arvore da vida (Gn 3:24). Além do éden havia em cima da Arca da Aliança a figura de dois querubins como se estivessem protegendo-a (Gn 25:1-8-20).
Eles se destacam pela ligação que tem com o trono de Deus, querubim no hebraico = “querub”, que tem o sentido de guardar, cobrir, eles aparecem pela primeira vez em Gn, no Jardim do Éden, para guardar a entrada oriental, a fé de que o homem que havia pecado contra o seu Criador não tivesse acesso ao caminho da árvore da vida. O que aprendemos acerca dos querubins, é que eles possuem uma posição elevada na corte celestial e estão diretamente ligados ao trono de Deus (I Sm 4:4; II Rs 19:15, Sl 80:1 e 99:1, Is 37:16).
Em Ezequiel 10:1-4, os querubins aparecem cheios de olhos e o trono de Deus está acima deles. A ligação deles com o trono de Deus nos mostram que eles guardam o acesso á presença de Deus. Só nos é possível entrar no “Santos dos Santos” ou “Lugar Santíssimo” com o sangue da aliança em nossas vidas (Hb 10:19-22).

Serafins – uma ordem de anjos que ao é mencionada por Isaías, voando sobre o trono de Deus e exaltando sua glória (Is 6:6-7). A palavra serafim vem de “Saraph” = brilhante, nobres ou afogueados. Eles estão ligados ao serviço de adoração e louvor ao Senhor.
Eles promovem, proclamam e mantém a santidade de Deus, na visão de Isaías, os serafins são representados com seis asas: com duas asas cobriam o rosto numa atitude de reverencia ao Senhor; com duas cobriam os  pés que é a santidade no andar diante de Deus e com as outras duas eles voavam.
Essa visão não significa que todos os anjos tem que ter asas. As asas desses anjos tinham por objetivo mostras ao profeta a capacidade de movimento e locomoção dos anjos para realizarem a vontade de Deus, é uma forma materializada que os seres espirituais usam para serem compreendidos, porque de fato, são incorpóreos.

Anjos – ministros de Deus para realizar tarefas juntos aos servos – Hb 1:14.

Anjos NÃO recebem adoração, são seres ministradores.

BJKSSSS.....Graça e Paz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário