quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Filhos e programa em família

Graça e Paz!!!

Sempre recebo perguntas sobre criação de filhos e hoje vim falar com vocês a respeito de filhos entre 11 e 14 anos que evitam sair com os pais porque querem não parecer crianças.
Criar filho hoje é um desafio porque a mídia está trazendo certos personagens ou trás certos ídolos, um exemplo aquele jovenzinho que passou pelo pais deixando um rastro de má educação e quando chegou a Argentina não foi diferente inclusive está sendo processado, mas enfim, coisas que nossos filhos as vezes tomam por modelo, por espelho que não ajuda, só atrapalha a educação, comportamento e nossa relação com eles.

Pois bem a faixa etária que mencionei é bem complicada então algumas mães comentam que querem fazer um programa em família e o adolescente prefere ficar em casa e elas não sabem o que fazer.

Primeiro vamos tentar entender. Nessa idade uma coisa que eles gostam muito é de se sentirem independentes para fazerem suas escolhas, vou dar um exemplo...
"Vamos comer uma pizza ou visitar uns amigos/avós ou tios?"
A resposta será: "Prefiro ficar em casa jogando videogame ou vendo TV"

É natural que, conforme eles vão crescendo, nós, os pais, venhamos a sentir o afastamento dos filhos mas isso não quer dizer que os programas com toda a família acabaram porque eles preferem estar com amigos ou vendo TV.
Lembre-se: jamais force um programa em família porque pode ser estressante para todos.

A melhor opção é fazer um acordo, negociar e não obrigar.

Tenho um filho de 11 anos e muitas vezes ao invés de sair ele opta ficar em casa assistindo TV ou jogando, nunca brigo, mas procuro fazer acordos ou mostrar que a escolha não é a melhor opção por questões de segurança em ficar só, ou porque a saída vai ser rápida e depois podemos passar em algum outro lugar que ele queira.



Por exemplo, o meu, não rejeita cinema, passeios de bicicleta e idas ao centro da cidade para lanchar ou comprar. 

Nesta idade ao mesmo tempo, que eles querem se afastar ele querem estar perto, são impulsos contraditórios. Por exemplo:
Ele não se importa de depender de você para coisas como arrumar o quarto e providenciar o livro que a escola pede. Nesta hora eles não se importam de serem tratados como crianças, mas vai olhar torto se a gente dizer que já é hora de ir pra cama, rsrsrsrsrs, aí quer ser independente.

Em outras palavras, se os pais continuam a cuidar, eles se sentem mais seguros para explorar o mundo fora de casa. Por isso não ache que está perdendo seu filho, não é isso, a idade está fazendo o comportamento mudar. Cabe a nós adultos decidirmos até onde a liberdade deles pode ir e definir o que é importante nesta convivência.

Bjksss........Graça e Paz!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário