quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Namoro Cristão bem sucedido - Parte 2

Olá povo lindo e abençoado....Graça e Paz!!!


Vamos para a segunda parte do nosso assunto sobre namoro cristão. Peguei alguns tópicos de um pastor e deixo a referencia da matéria dele completa em fonte.

Por que namoro Cristão?
Porque é dentro de principios biblicos.
Porque não aceita, não se conforma com as coisas que veem acontecendo neste mundo e não aquele que a sociedade pressiona mesmo sendo a vida uma criança ou adolescente, que alguns chamam de namorico ou namoradinhos.

O padrão de Deus para um namoro bem sucedido é este:

1) Vida Espiritual – forte (lendo a Bíblia, orando, participando de cultos e atividades da igreja). Deus em primeiro lugar, nunca seu namorado(a). 

2) Santidade - vontades, emoções e mente dentro do plano de Deus. Santo é aquele que é separado do mundo, que não é chamado por Deus para ser diferente mas para fazer a diferença. Ter metas para crescimento e prosperidade em todas as áreas da sua vida.

3) Corpo (físico) – sob controle. A carne pode até ser fraca mas se a vida espiritual estiver em dia, o Espirito está forte então voce não vai cair em erros/pecados que vão envergonhar o Espirito Santo que habita em você.


Em contra partida do que vemos acima, quando um namoro está fora do padrão de Deus, o que acontece é justamente o contrário:

1) Espiritual – fraco. A sensibilidade espiritual está cauterizada. Você olha a pessoa no culto e ela parece estar em outro lugar, brinca com as mãos, fica olhando fixamente para um ponto qualquer, enfim, não está nem aí pra nada.
Ficam 2 cegos espirituais um do lado do outro.


2) Emoções, vontade e mente – descontrolada, aí acabam raciocinando de forma sensual e o físico fica corrupto.


3) Físico – sensual.

4) Isolamento - pior é isso, quando o casal se fecha no mundinho deles e ninguém mais chega perto. A Bíblia diz que quem se isola peca

A vontade de Deus é mais importante que o seu namoro? 
Sem dúvida que sim e Deus tem sempre o melhor para cada um de nós, no tempo certo sem precisarmos atropelar as etapas da vida e depois ficar reclamando que não viveu o que deveria porque seu casamento foi precoce, que não tinha maturidade suficiente pra casar e etc....

Como Começar um Namoro Cristão?
Quando houver maturidade;
Quando as metas estão traçadas e estão trabalhando para atingirem o alvo;
Quando existe vida espiritual saudável de ambos os lados;
Quando se sentirem prontos para um relacionamento saudável e sério. 


Vejamos alguns requisitos importantes para se começar um namoro:

1 . Salvação - Ambos os jovens ou adultos devem ser verdadeiramente salvos, ou seja, ambos já devem ter aceitado a Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador pessoal (João 3.16; Lucas 19.10; Romanos 10.9-10). Sabendo ambos que salvação é uma conquista diaria e que quem está de pé que cuide para que não caia em tentações ou pecados. Jugo desigual não funciona. O peixinho pode se apaixonar pelo passarinho mas quando se casarem vão morar aonde?


2. Maturidade física e Espiritual -  Não devem ser crianças, pois maturidade é importante e essencial no relacionamento entre duas pessoas (Efésios 4.13; 1Coríntios 14.20).



3. Comunhão com Deus -  Primeiramente Deus deve estar sendo uma fonte de luz em sua vida, uma fonte de vigor espiritual. Se não tiver comunhão com Deus, nunca será abençoado em qualquer tipo de relacionamento (1 João 1.6-7).



4. O rapaz inicia - Em nosso tempo moderno é "comum" uma moça querer iniciar um namoro. Mas isso fere o princípio bíblico. Mesmo num namoro, o rapaz é o líder, é ele quem deve iniciar, é ele quem deve pedir à moça para namorar.

5. Permissão dos pais - Ambos os pais dos pretendentes devem estar de acordo com o namoro. Isso demonstra confiança e honra dos filhos para com seus pais. Um namoro onde os pais não apóiam, geralmente resulta em muitas dificuldades. Isso não significa que os pais são a autoridade final no namoro, significa que estão querendo a bênção paterna para o relacionamento.

6. Apoio do seu pastor - Isso é importante e muitas vezes negligenciado pelos cristãos. O pastor de ambos deve apoiar e dar sua bênção. Pode ser que pastor veja coisas que eles não estão vendo e por isso é importante receber o apoio, o conselho deste servo de Deus.

7. Comunicação e visitas - Deve-se procurar estabelecer um determinado ritmo nas visitas por parte do rapaz à casa da moça. É claro que não todos os dias. Estabelecer uma boa comunicação entre ambos.

8. Confiança dos pais - No decorrer do namoro, deve procurar ganhar e manter a confiança dos pais. Verificar como é a relação entre a pessoa e seus pais. Procurar ser sensível para qualquer mudança.


Há um tempo atrás fiz este post
http://pastoramariza.blogspot.com.br/2011/05/os-10-mandamentos-do-namoro-cristao.html
tem muitos acessos mas sempre haverá assuntos e discussões sem fim sobre este tema. Mas a verdade biblica sempre deve prevalecer. Santificação.

Bjksss.....Graça e Paz!!!



FONTE:  Princípios para um Namoro Cristão -  Pr. Cleverson de Abreu Faria

Pr. Cleverson de Abreu Faria é Bacharel em Teologia pelo Seminário Batista Regular do Sul (Curitiba - PR). Atualmente é membro da Igreja Batista Salém, em Pinhais - PR, onde desenvolve seu ministério voltado para jovens e adolescentes.
Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).
Link para esta página de http://solascriptura-tt.org


FOTO: Web/Google

Um comentário:

  1. Muito legal o texto mas como não sou evangélica...não preciso segui-lo. Amém

    ResponderExcluir