sábado, 31 de março de 2018

Ansiedade - Sintomas, causas, tipos, tratamento, Bíblia)


Vamos falar um pouco sobre nosso corre corre diário, que não é nada fácil, por isso uma das maiores queixas hoje é a Ansiedade, um dos grandes males do século como a depressão (assunto para um próximo post).



* O que é a ansiedade?
É uma expectativa que criamos em relação ao futuro sobre algo que pode ou não acontecer, ou seja, incerteza, insegurança, desconforto, medo (nossa resposta emocional aquilo que é perigoso), preocupação excessiva, que se tem de uma situação ou pela realização de um desejo muito forte, ela pode ser leve ou grave e é bem difícil de ser controlada, pois atinge um alto grau de intensidade em poucos minutos, seria algo tipo um carro acelerando de 0 a 100km em segundos.
É um mal que atinge sem distinção, pobres, ricos, adultos, crianças, doutores, analfabetos enfim, segundo dados do Hospital Israelita Albert Einstein temos 2 milhões de casos só no Brasil. 

* Quais os sintomas?
São físicos e psicológicos que podem atrapalhar o dia a dia da pessoa, são eles: palpitações, dor no peito, boca seca, dilatação de pupilas, falta de ar, transpiração excessiva e fria, tremores, tonturas, sensação de fraqueza, incômodos abdominais (problemas digestivos ou gastrointestinais como diarreia e constipação), irritabilidade, dificuldade de concentração, inquietação, medo irracional, sensação de nervosismo (agitação com a sensação de que algo ruim vai acontecer), obsessões sobre certas ideias, roer unhas ou o cantinho dos dedos (até sangrar muitas vezes) e insonia.
Esses sintomas são a expressão de um conflito emocional que também ocorre quando certas experiências ou sentimentos foram perturbadores ou traumatizantes e temos medo de vivenciar novamente.

* Quais as causas?
Podem vir de experiencias vividas, caracteristicas hereditárias, efeito colateral de medicação tomada diariamente ou sinal de doença física (doenças cardíacas, diabete, hipertireoidismo, abstinência ou abuso de drogas como álcool, maconha, cocaína e etc.), doenças respiratórias e/ou tumores raros que causam mudanças nos hormônios.

* Quais pessoas são mais suscetíveis a ansiedade ? 
- as que possuem familiares que já tem transtorno de ansiedade;
as que sofreram traumas ou situações estressantes como: abuso sexual,  abuso emocional ou físico, assaltos, acidentes, desastres naturais, separação, cirurgias difíceis e etc.;
- as que apresentam doenças psicológicas como depressão, bipolaridade, esquizofrenia ou doenças cardiovasculares;
- as que sofrem de doenças cardiovasculares como arritmia cardíaca;
- as que apresentam doenças hormonais como hipertireoidismo ou o hiperadrenocorticismo (aumento de atividade da glândula adrenal);
- as que apresentam problemas respiratórios, como o DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica)
- as que apresentam dores crônicas;
as que abusam de drogas, álcool ou medicações como os benzodiazepínicos.

* Quais os tipos de ansiedade?
- agorafobia (medo de lugares ou situações que possam trazer a sensação de impotência, prisão ou vergonha).
- Transtorno de Ansiedade Generalizada - TAG - (preocupação constante, até com atividades diárias normais).
- Transtorno Obsessivo-compulsivo - TOC - é uma das que mais causa sofrimento, com pensamentos ou compulsões, que são repetidas com obsessão como trancar a porta, fechar o gás, desligar tomadas, verificar o carro, varrer a casa, são atos repetitivos, realizados a todo momento e com a função de aliviar a ansiedade, entre outros.
- Síndrome do pânico - crises repentinas e repetidas de ansiedade, medo ou terror em questão de minutos, acompanhadas de sintomas físicos, como falta de ar, aceleração cardíaca ou dores no peito. 
- Fobias - medo severo como de aranhas (aracnofobia), de lugares fechados (claustrofobia), de altura (acrofobia) ou de palhaços (coulrofobia).
- Transtorno de Estresse Pós Traumático - TEPT - após um evento traumático, como assaltos, desastres naturais, acidentes, guerras ou outros. 
- Transtorno de Ansiedade de Separação - TAS - muito presente nas crianças e é marcada pela separação de seus pais ou responsáveis. Um exemplo nítido disso é o primeiro dia na escolinha ou quando os pais voltam a trabalhar e passam longos períodos distante de seus filhos.
Tem mais...só coloquei as mais comuns....

* Tem tratamento?
Tem sim. 
O diagnostico não é fácil, procure um médico psiquiatra ou um terapeuta (Psicólogo ou Psicanalista) assim que você perceber que está com ansiedade, não permita chegar ao ponto de ter sua rotina alterada e procure entender a origem das crises, anote para não esquecer nada e procure ajuda.

Sobre o Tratamento pode ser feito com um Psiquiatra que lhe dará a medicação adequada e ou com um psicólogo ou Psicanalista.

Sobre a medicação NUNCA, JAMAIS se automedique (o que é bom pra sua amiga pode não funcionar pra você) ou interrompa o uso de um medicamento sem autorização do médico, somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico e siga as instruções dele e da bula e, se os sintomas persistirem, procure orientação médica ou farmacêutica.

* Tem medicamento natural pra controle da ansiedade?
Suco de maracujá - possui propriedades calmantes e ansiolíticas;
Chá de camomila, capim cidreira - possui ação calmante; 
Alface - ajuda a relaxar os músculos e o sistema nervoso; 
Passiflora, Kava-Kava, Valeriana, Lúpulo: são capazes de agir no sistema nervoso como calmantes naturais e sedativos leves.

* O que a Bíblia diz sobre ansiedade?
A Bíblia nos diz o seguinte: Por isso vos digo: Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Mateus 6:25


Deus não quer que seus filhos se preocupem com os aspectos que envolvem a vida, mas deseja que se preocupem em ajuntar tesouros nos céus, pois lá será eterno. 
Jesus nos alerta não vivermos ansiosos com o dia de amanha, sei que a pressão da vida moderna, o corre corre diário, a falta de comunicação no lar, o isolamento das pessoas até mesmo por causa da tecnologia, pois, quantas vezes vemos pessoas sentadas na mesma mesa mas cada uma com seu celular nas mãos. 
A ansiedade nos leva a sofrer por algo que pode nem acontecer, ela é inútil, pois além de não nos ajudar a resolver o problema amanhã, ela nos enfraquece hoje, tirando nossa paz e trazendo perturbações e desconforto em diversas áreas da nossa vida. 
Podemos até considera-la como um ato de incredulidade, pois parece que duvidamos que Deus é poderoso e suficiente para cuidar da nossa vida, das nossas questões por maiores que possam parecer, Deus nos capacita a enfrentá-las. 
A Bíblia diz que: Os pássaros não semeiam, não colhem nem ajuntam em celeiros, mas Deus os alimenta. Os lírios do campo se vestem garbosamente e eles não trabalham nem fiam, no entanto nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como eles. Mateus 6.28 e 29.

* O que mais nos perturba hoje?
- Finanças - Hebreus 13:5 diz: “Que o seu modo de vida seja livre do amor ao dinheiro; fiquem satisfeitos com as coisas que têm. Pois [Deus] disse: ‘Eu nunca deixarei você e nunca o abandonarei.’”
Não sejamos escravos do dinheiro, pois o dinheiro pode faltar, mas Deus nunca falta e lembremos sempre de glorificarmos à Deus sobre todas as coisas independente de circunstancias, gratidão trás bençãos.

- Erros do passado - quem nunca pecou que atire a primeira pedra, não se culpe, pare de se cobrar por algo que fez, peça perdão a quem você magoou ou a quem seu erro atingiu. Não viva do passado, só aprenda com ele, vire essa página mas deixe-a bem resolvida. Faça mudanças nas suas decisões e atitudes e confie em Deus. Seu erro do passado não te define mas de prepara pro futura para que você não volte a repeti-lo.

- Medo do futuro - Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5:7  Mais claro impossível, entrega pra Deus mesmo.

- Metas - Davi diz que devemos nos agradar de Deus, sabendo que Ele é poderoso para satisfazer os desejos do nosso coração - Salmo 34:4. Preocupado com suas metas/sonhos na vida, prepare-se para conquistá-lo com honestidade, dignidade e trabalho, muito trabalho, pois nada é de graça. Deus conhece nossos limites e necessidades, defeitos e qualidades. Deus jamais vai desistir de nos transformar, a gente só precisa deixar.

- Tribulações - situações difíceis não significa ausência de Deus, mas ensino para trabalhar nosso caráter e nos aproximarmos mais dEle. Viver é simples a gente que complica quando nos metemos onde não somos chamados ou tentamos dar passos maiores que nossas pernas permitem.

A ansiedade no coração do homem o abate” - Provérbios 12:25, mas “o ânimo sereno é a vida do corpo” - Provérbios 14:30.
O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” - Provérbios 17:22. Descanse em Deus. Tire os seus olhos das circunstâncias e ponha-os naquele que está acima e no controle das circunstâncias.

Guarde isso:
Excesso de passado trás depressão,
Excesso de futuro trás ansiedade, 
Então viva o presente!!

OBS - As informações contidas nesse breve estudo têm apenas a intenção de informar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um especialista ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. 

Fontes: 

Espero ter ajudado..

Bjkss...... Graça e Paz!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário