sábado, 9 de novembro de 2013

Pais e Filhos - Amigos!!!!

Olá abençoados.....Graça e Paz!!!

Num post sobre namoro (http://pastoramariza.blogspot.com.br/2013/09/namoro-cristao-e-possivel-parte-1.html} recebi a seguinte sugestão: 

Olá Pastora,
gostaria de ler uma mensagem que direcione os pais (mesmo que não evangélicos, como eu), a como lidar com os filhos na adolescência. Poxa... que fase difícil!!! Um grande beijo da sua sempre ovelhinha e amiga, Flávia.


Então vamos...
O cenário hoje não é nada bom, vemos a mídia deturpando ensinamentos com uma atenção toda especial voltada para crianças, pré-adolescentes e adolescentes. É só olharmos em volta e vemos namoros iniciados antes do tempo, drogas, marginalidade, rebeldia e etc.... Tudo o que os meios de comunicação lançam dentro da nossa casa estão sendo repetidos nas ruas pelas nossos filhos Programas como que incitam namoros, mentiras, traições tudo bem que no final o vilão sempre se dá mau mas até isso acontecer em 30 minutos do último dia de exibição a galerinha já se alimentou daquilo e os colegas em voltam já o pressionam para que as atitudes e mentalidade sejam as mesmas se não for é quadrado, careta, boiola e por aí vai, o que chamamos de bulling, em alguns casos extremos.



Mas a pergunta é, como os pais devem lidar com esta situação?
Desculpem mas sou evangélica e não tem como não falar da Bíblia então digo que a resposta vem do Senhor em:
Deuteronômio 6.6-8 - "E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos".
Provérbios 22.6 - "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele".
Esses 2 versículos retratam mandamentos que devem ser cumpridos independente de sua crença e por aqueles que querem ver seus filhos crescerem na presença do Senhor e cheios do Espirito Santo.
É impossível criar filhos aos pés do Senhor se os país não o estiverem mas se você não é evangélico umas dicas práticas vou deixar pra vocês:
1 - jamais reclamem, digam falhas ou defeitos um do outro na frente dos filhos;
2 - jamais discutam na frente deles;
3 - Diga NÃO - aprenda a dizer NÃO para que ele não tenha sua vontade feita a hora que quiser e sim, quando vocês puderem.
4 - Coloque bloqueios na internet para que sites com determinados conteúdos não seja acessados por eles, use o famoso "bloqueio dos pais", faça isso na TV também caso seu canal seja por assinatura, na TV aberta ou parabólica não tem jeito.
5 - Diga NÃO PODE ou NÃO É BEM ASSIM mas explique sempre a forma certa de se fazer e o "por que?" deste NÃO.
6 - Seja sempre o melhor amigo deles e explique que amizade na rua é perigosa porque enquanto amigos coisas intimas e problemas são contados, quando a amizade acaba é provável que tudo que foi compartilhado venha a tona, então, ensina-os a se abrirem com você e não com os outros, amizade é bom mas segundo a Bíblia, no salmo 118.8, "melhor confiar no Senhor do que no homem".
7 - Fale a seu filho que você não está ali para criticar ou condenar mas para ajudar. Muitas das vezes nossos filhos não se abrem com a gente com medo de serem criticados sem serem ouvidos. Lembre-se toda história tem 2 lados.
8 - Converse sobre os prós e contra de qualquer decisão, todas as nossa atitudes geram consequencias e a faze "adolescente" nós temos a impressão de que nada de ruim nunca nos acontecerá, é um engano, problemas acontecem com a gente sim!
9 - Observe com quem anda seu filho e filha, qual o comportamento daqueles que lhe são companhia.
10 - Onde seu filho vai com seus amigos fora da escola????? 
Analise bem o 9 e o 10 e se for necessário tenha pulso e procure corrigir ou proibir o que está errado.
11 - Quem manda é você, adolescentes se acham donos dos seus narizes e se tornam rebeldes e respondões por isso, mas lembre-o que você é pai/mãe e que quem manda é você e que enquanto ele estiver na sua casa você quem fala mais alto e não ele.
12 - Não se deixe manipular se algo lhe foi pedido ou perguntado e te deixou confuso, diga que vai pensar e depois responde, nunca os deixe sem respostas ou explicações, analise a situação com calma e responda com segurança.
13 - Seja firme e não volte atrás no NÃO que destes, não se deixe manipular.
Conheço adolescente que manipula os pais com mentiras e eles não questionam acreditam, assinam embaixo e ainda defendem. Cuidado!!!
14 - Falaram alguma coisa de seu filho. Investigue, observe, procure saber aí sim resolva.
15 - Quando cometem erros, não passe a mão por cima, corrija-os com amor, se seu filho errar, diga a ele "Você errou" e não fique justificando, ensina-o a aceitar seus erros e limitações assim fica mais fácil de corrigir. Não justifique ou procure desculpas para defender seu filho de um erro, se errar assuma e o ajude a superar ensinando-o a fazer o certo, sem condenações, por favor.
16 - Um grande mandamento pra você ensiná-lo - "Honra teu pai e tua mãe para que te prolongue os teus dias na terra"
Honrar é amar, obedecer, ouvir, respeitar e etc.....
17 - Arrume um tempo para ficarem juntos, jogando videogame, assistindo filmes, andando de bicicleta ou um passeio mas se faça presente sempre.
18 - Elogie os acertos e enfatize o motivo, explique sua alegria ao v~e-lo obedecendo e crescendo como um homem e uma mulher de verdade que não tem medo de errar mas coragem para tentar até acertar.

Espero ter ajudado.

Tenho um filho de 11 anos e exerço tudo o que eu escrevi e somos grandes amigos.

Bjkssss......Deus os abençoe...Graça e Paz!!!


3 comentários:

  1. Obriigado pelas dicas, vou praticar e conto o resultado.

    ResponderExcluir
  2. Pastora seja sincera e posta uma lista de coisas e atitudes que te irritam dentro da igreja. Mas seja sincera. Topa o desafio? Claudia Pereira

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma de 13 e esta complicado, discutimos mais do que conversamos. Cristiane

    ResponderExcluir