terça-feira, 12 de março de 2013

Limpeza 2 - quarto do meu filho....


Olá, olá, olá....Graça e Paz!!
O quarto do meu filho, Felipe, é pequeno mas aconchegante porém ele vinha reclamando muito de poeira e tinha tosse pela manhã, ele tem acordado as 5:30h para pegar a van às 6h que o deixa no IPAE, então como disse nos post anterior (este link - http://pastoramariza.blogspot.com.br/2013/03/desabafo-e-limpeza-1.html) comecei a limpeza, vou contar o que fiz:
1º - tirei os organizadores de brinquedo que estavam alojados embaixo da cama e um aramado de tres cestas de brinquedos e coloquei na garagem coberta próxima a cozinha externa aqui de casa, faremos um canto só de brinquedos para ele, apesar de que aos 10 anos, tem muita coisa que ele já não liga mais, então tirei do quarto e quando chegar na garagem nós eliminaremos e doaremos algumas coisas.
- fiz uma limpeza no colchão e no travesseiro usando uma solução caseira para higiene de colchões, segue a receitinha:
Misture tudo em proporções iguais lisoforme, álcool, vinagre e água.
Coloque num borrifador, retire as fronhas e os lençóis e borrife sobre os colchões e os travesseiros pela manhã, antes de abrir as janelas dos quartos para ventilar.

Deixe agir por uns 20 minutos e só depois abrir as janelas para ventilação.
Leve os travesseiros e os colchões ao sol se possível ou no caso de apartamento, sem espaço livre, coloque os travesseiros e os colchões próximos a janela em horário que bata bastante sol e vá virando-os.
* Este procedimento faz uma higienização completa dos fungos e ácaros, minimizando as alergias respiratórias.

Outras Dicas para combater os ácaros, que atrapalham a vida de quem tem alergia (rinite):

1ª dica - misturar em um balde 1 litro de água, 50 ml de vinagre e 50 ml de álcool.ª 

Passar a mistura em colchões e travesseiros e depois colocá-los ao sol porque o cheiro do vinagre elimina os ácaros e o álcool faz com que evapore mais facilmente.
2ª dica - se você usa carpete ou tapetes, escolha os de fibras naturais e peça ao instalador que use métodos mecânicos em vez de adesivos.
Limpe, tire o pó e ventile a casa regularmente para reduzir pólen, ácaros, além de escamas da pele, fezes e pêlos dos animais.
3ª dica - os ácaros não toleram água quente ou vinagre, por isso limpar as superfícies com vinagre quente também é uma boa maneira de se livrar deles.
4ª dica - areje camas, colchões e roupas de cama regularmente, quando for fazer a troca de lençõis deixe o colchão sem lençol o maior tempo que puder.
5ª dica - lave as roupas de cama em água quente ou pendure-as ao sol por 3 horas para eliminar os ácaros,  mofo e ou bolor.

Para limpar as paredes e porta, o que? Pirou? 
Não pirei, não. Minha mãe (que faria aniversário hoje) fazia isso mensalmente e é o seguinte:
As paredes da casa são pintadas com os seguintes tipos de tinta: acrílica, esmalte e à base de PVA estas pedem esponja macia e detergente neutro (Ypê).
Deixe a espuma agir por uns minutos e limpe com pano úmido (pano branco de preferência).
Paredes foscas ficam mais manchadas caso você veja uma sujeirinha ou seu filho passe o tênis nela limpe na mesma hora com esponja e detergente.

OBS: Proibido: álcool e desinfetante.

A porta envernizada ou pintada/laqueada também pode usar o mesmo método, mas não esqueça que a casa precisa estar bem aberta para que a secagem seja rápida.

Algumas horas depois passe a vassoura com um pano seco e está limpo!!!

Ficou assim: cama e travesseiros higienizados, piso livre apenas com o pufe e o espelho, sobre a cama a prateleira com fones e alguns brinquedos que assim que o Felipe chegar da escola colocarei num organizador fechado (não quero mexer sem ele para respeitar o espaço).

Espero que gostem das dicas.

FONTE: caderninho de Ivete, minha mãe ...rsrs



BJKSSSS.....Graça e Paz!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário