sexta-feira, 8 de março de 2013

Qual a Origem do Batom?


batom é um ícone da beleza feminina. 
Qual mulher não adora esse acessório para valorizar ainda mais o rosto
O costume de colorir os lábios têm suas raízes no Egito antigo, quando as mulheres, principalmente esposas dos faraós, tinham o costume de usar pedras semi-preciosas em torno dos olhos e dos lábios, como se observa no busto de Nefertiti (imagens na web), a rainha egípcia que viveu cerca de mil anos antes da era de Cleópatra.
Na Grécia, no século II, havia uma lei que impedia que as mulheres usassem batom antes do casamento e no século VI, na Espanha, só usavam batom as mulheres das classes mais nobres. A popularidade do batom começou apenas no século XVI, na Inglaterra, durante o reinado da rainha Elizabeth I, quando se criou um padrão de moda nas classes mais elitizadas, em que o ideal era ter a face o mais branca possível e os lábios bem vermelhos.
Só no começo do século XX o batom finalmente conquistou todas as mulheres do mundo, ao deixar as classes sociais de lado, quando ganhou o formato atual de estojo e começou a ser comercializado em Paris, em 1921. E por incrível que pareça, só após a Primeira Guerra Mundial é que as donas de casa começaram a aderir à moda do batom vermelho, esquecendo preconceito - afinal, era uma cor muito sensual que lembrava as prostitutas e atrizes da época.
Com a evolução da indústria cosmética, atualmente o batom não dá apenas cor, mas também protege a pele delicada dos lábios contra o frio, o vento e o sol. Para obter todos esses resultados ao usar o cosmético, é preciso saber escolher bem a cor e, principalmente, qual marca você irá usar para cobrir os seus lábios.
FONTE: vilamulher.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário