segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Namorinho de portão - Namoro adolescente

Olá....Graça e Paz!!!!

Que tal falarmos dos famosos, famigerados e problemáticos "namorinhos de portão".

Há uns 20 anos atrás os pais liberavam, com muito cuidado, o namoro de uma menina aos 15 anos, era um namoro na sala, no portão e na varanda de casa as quartas e domingos.
Aí o tempo passou....
A história hoje é ficar, beijar moooooito, pegar, ficar de pegação aos 13 anos ou menos sem ao menor conhecimento da família ou talvez com a autorização da mesma para que os pais tenham um controle melhor, enfim, tudo mudou....e pode até ser caretice minha...mas mudou para pior, muito pior.

A menininha que você criou com tanto cuidado aos 14 anos aparece em casa com outra criança do lado para namorar, com aliancinha de prata e tudo que eles chamam de "anel de compromisso", que nada mais é do que uma autorização para irem mais longe, sexo sem compromisso algum, e quando enjoar vai cada um pro seu lado e a menina sempre sai no prejuízo porque vivemos num mundo machista.
A maioria dos adolescentes hoje começam a namorar por volta dos 14 anos, cheios de sonhos mirabolantes, mas na realidade são namoros sem propósitos e que nem sempre vão adiante.
Para os pais são momentos difíceis, de brigas, proibições, ciúmes, ataques de histeria, chororôs e etc....

O que os pais devem fazer?
Dialogar....não existe fórmula mágica, existe diálogo, tipo reunião de família, para que se explique para a menina e o menino a falta de propósito de um relacionamento tão prematuro.
Normalmente os pais do menino se aborrecem menos mas esquecem que se houver gravidez vai sobrar para eles também.
Enfim, o namoro começa e a melhor solução é trazer o novo casal para dentro de casa.

E um casal de adolescentes dentro de casa, como fica?
A privacidade da família vai pelo ralo. Já não se pode andar mais de pijama ou short curto pela casa porque tem um adolescente no sofá, papos de família a mesa são censurados porque temos a visita a mesa.
Para que isso não aconteça, precisa-se impor regras desde o inicio, horários e e etc..., mas regras claras e muito bem explicadas para que não haja murmuração ou aborrecimentos posteriores.

Normalmente são relacionamentos breves por isso pais não se apeguem porque a mudança é repentina e em 3 meses ou menos você pode estar sendo apresentado a outro genro ou nora.

Conversas necessárias:
Caso a família seja cristã e siga os preceitos bíblicos, provavelmente não permitirão o namoro, mas se a modernidade já entrou em sua casa o melhor a fazer é impor regras de: não se falta culto, não pode faltar ensaios na igreja, nada de notas baixas e dias específicos para o namoro.
Quando a menina chega aos 16 anos a tradição muitas vezes fala mais alto e para evitar aborrecimentos em dobro o namoro acaba sendo permitido mas sempre com regras claras e vigilância.

Contraceptivos - oriente seus filhos a respeito disso sempre, caso não tenha coragem de falar leve-o a um ginecologista ou clinico geral que os orientarão de uma forma clara e correta. É melhor você direcioná-lo assim porque na rua vai aprender de forma errada.

Dormir em casa - esse assunto é polêmico, evite o máximo que puder porque depois que você abrir mão uma vez, acabou, vai dormir sempre.
Não resisti a essa bela dupla
Tem pais que permitem porque preferem ver os filhos dentro de casa do que na rua, enfim, cada um com seu cada um, embora isso as vezes, dia menos dia, pode acabar em sexo as escondidas na calada da noite. 
Outros preferem dentro de casa mesmo porque acaba cuidando da vida sexual do filho, outros acham que já que querem sexo, devem se virar e achar solução para seus desejos.
OBS: Pais nunca vão contra seus valores para agradarem o adolescente, jamais.

Enfim, postei mas cada um sabe onde seu sapato aperta mas lembre-se sempre.

Enquanto os filhos estiveram sob seus tetos e com vocês pais pagando as contas, quem manda são vocês, jamais negocie seus princípios e o dialogo é sempre a melhor solução. Entrem em acordo!

Bjksss....Graça e Paz!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário