sexta-feira, 10 de maio de 2013

Chocolate uma paixão!

Olá povo lindo e abençoado....Graça e Paz!!!

Vamos falar de chocolate?
Prefiro comer, mas vamos conhecer melhor este mocinho ou vilão.
Desde pequena sou louca por chocolates, já fui chocólatra um período da minha vida, onde deixava de almoçar/jantar e lanchar para comer chocolate, loucura, que tem cura e consequencias.
Mas o chocolate consumido com moderação faz um bem danado pra gente, principalmente o chocolate amargo que é o que venho consumindo desde que me apareceu uma diabete, e para honra e glória do nome do Senhor, assim como ela surgiu se foi. Porém os hábitos que adquiri neste período ficaram, como:
beber bastante água;
tomar muita limonada;
consumir chocolate amargo ou meio amargo.

Vou resumir uma matéria que li na Revista Saúde nº 18 de 2012, o texto é da Marisa Sei com colaboração da nutricionista Lilian Speziali

Todo mundo sabe que chocolate tem triptofano, um aminoácido que participa da produção da serotonina, que é o neurotransmissor responsável pelas sensações de bem-estar, prazer e relaxamento.
Tem gente que não fica um dia sem chocolate. Eu quando chego próximo ao período menstrual fico sedenta por chocolate.
O chocolate amargo é benéfico para saúde porque contém uma porcentagem maior de cacau (antioxidante), não contém leite e tem menos acúçar.

Para o coração - consumir até 30% de chocolate amargo duas vezes por semana, o que pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares sem interferir no ganho de peso. Quanto mais cacau melhor, porque assim como o chá verde, eles inibem a oxidação de gorduras no sangue.

O suíço Daniel Peter
Dá mais energia - consumir um ou dois quadradinhos no intervalo do trabalho ou estudos pode favorecer a concentração e melhorar a disposição, porque o chocolate contém cafeína e teobromina.

Chocolate na história - Antes da chegada dos colonizadores europeus na América, o cacau já era cultivado e consumido pelos Astecas e Maias. Era considerado um alimento sagrado e, misturado a especiarias como pimenta e gengibre, gerava uma bebida chamada de Tchocolath, que era consumida em rituais religiosos.

O chocolate em barra surgiu no começo do século XIX, seu inventor foi o suíço Daniel Peter, associado ao alemão Henrich Nestlé, acrescentou leite em pó a massa de cacau, criando assim o chocolate ao leite, produto macio e mais agradável ao paladar do que as primeiras experimentações.

O alemão Henrich Nestlé
Tipos de chocolates - existem vários tipos no mercado, todos deliciosos, diga-se de passagem, mas o chocolate amargo é o único capaz de trazer benefícios a saúde.

O chocolate ao leite é uma combinação de cacau, leite em pó e açúcar.

O chocolate branco é de manteiga de cacau e não de cacau.

Quem tem diabetes opta pela versão diet que não contém açúcar porém tem maior quantidade de gordura para poder manter o sabor e a consistência agradável. por isso a versão diet contém tantas ou até mais calorias do que a versão comum.

Enfim, espero que vocês tenham gostado e aprendido junto comigo.

Hoje entendo e só consumo o amargo ou meio amargo ou os que na embalagem vem escrito maior quantidade de cacau.

Chocolate é tudo de bem

Graça e Paz

Fonte: Revista Saúde n] 18 de 2012
Fotos: web/google


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário