sábado, 4 de maio de 2013

Velho Testamento - Os 5 Livros poéticos

Olá lindo e abençoados.....Graça e Paz!!!

Hoje deixo um resumo dos 5 livros poéticos da Bíblia, eles se destacam pela extensão e pela beleza.
Tenho um carinho muito especial com Provébios.
Mais uma vez informo que o número é a posição de como os encontramos na Bíblia.

18 – Jó – o tema é “Por que o justo sofre?” para dar graças a Deus em tudo o que acontece, essa é a lição deste livro, que é rico em filosofia e jóias de verdades espirituais. Apresenta Jesus como Meu Redentor.

19 – Salmos – em hebraico é “louvor” ou “Livro dos louvores”, seu conteúdo é louvor, oração e adoração. Salmos vêm do grego. O livro tem 150 poemas de adoração para serem cantados em louvor a Deus. Vemos o cristão de joelhos, a devoção do crente, o livro é para o lugar secreto de oração. Os autores são: Davi de 73 salmos, Moises fez o 90, Salomão fez o 72 e o 127, escreveram também, Asafe, os filhos de Coré e Jedutum. Apresenta Jesus como Nosso Tudo em Todos.

20 – Provérbios – neste livro o cristão esta de pé, nos ensina a andar, são para os negócios, o lar e as distrações. Seu autor foi Salomão. Foi rei e arquitetou o templo que se tornou uma das maravilhas do mundo. Sabedoria em provérbio é piedade. Apresenta Jesus como Nossa Sabedoria

21 – Eclesiastes – sabedoria em Eclesiastes é prudência e sagacidade, é uma autobiografia da alma onde vaidade é a palavra chave. O autor é Salomão. Os argumentos desse livro, não são os de Deus e sim os registros de Deus dos argumentos humanos, por isso, certas passagens estão em desacordo com o restante da bíblia. (1:15; 2:24; 3:3-4-8-11-19-20 e 8:15.) Apresenta Jesus como A Finalidade da Vida.
22 – Cantares – é o hino de amor do cristão, é um canto de amor entre casais, expresso em linguagem e imagens orientais. Serve de ilustração para o amor de Jeová e seu povo. Apresenta Jesus como O que ama Nossa Alma.


Fonte de pesquisa e bibliologia
Estudo Panorâmico da Bíblia – Henrietta C. Mears – 2003
A Bíblia da Mulher – 2003
Sociedades Bíblicas Unidas


Bjkssss.....Graça e Paz!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário