quarta-feira, 12 de março de 2014

Finanças - Saindo do vermelho

Olá....Graça e Paz!!!

Fico me perguntando porque entramos no vermelho com tanta facilidade?
Bem, pra começar o inicio do ano aqui no Brasil é uma festa de despesas porque tudo é no inicio do ano:
IPTU, IPVA, matriculas, uniformes, material escolar e a gente nem saiu do Natal e passagem de ano onde as pessoas enfiam o pé na jaca de tanto gastar com roupa pro natal e roupa pro réveillon, lembrançinhas e ainda comprar algo para casa parcelado....haja cartão de crédito e isso tudo vais explodir quando? Nos 3,4 e 5 primeiros meses do ano, juntinho com a listinha acima.

Aí começam as brigas, cheques voltando, especial estourado e vira uma avalanche de juros sobre juros.

Depois que se entra em cheque especial para sair só com muita disciplina, tem quem pegue empréstimo, mas empréstimo para pagar divida vira um problema, enfim, embolou geral.

E um diagnóstico negativo da vida financeira afeta todo o resto da nossa vida com preocupação, nervosismo, discussões e etc..

Pesquisei sobre sair do vermelho e me deparei com uma matéria com o educador financeiro Álvaro Modernell sobre passos para sair do vermelho, olhem só:

Vamos começar o caminho para sair do vermelho e ter uma vida próspera? 
Então observa e anota aí, os tópicos são dele, Arnaldo Modernell, e os comentários meus, vamos começar:
- gastar menos do que ganha - isso mesmo, é simples assim gente, nada de usar cartão de crédito e entrar numa de parcelar sem juros, porque na hora de pagar vai acumular parcelamentos sobre parcelamentos e é claro que isso vai estourar o orçamento lá na frente.
Junte, economize e compre a vista, normalmente conseguimos até descontos pagando em dinheiro.
Resumindo, tem dinheiro compra, não tem junte o valor necessário, como se fosse um consórcio, tira um valor todo més e ponha em um envelope ou cofrinho com um adesivo ou post it daquilo que você vai comprar sem fazer divida.
Se você ganha R% 1.000,00 não pode gastar 1.200,00 porque em 10 meses você está com um débito do tamanho de seu salário fora os juros.

- cortar as despesas - ninguém morre se diminuir as saídas ou pizzas no fim de semana, vale a pena, você vai ver que economia fará. Sai todo fim de semana, então passe a sair só dois ou procure algo em que você vai gastar menos para poder investir no que você quer.

- buscar novas fontes de renda - mulher tem mais facilidade pra isso, pode vender perfumes, bijuterias, lingeries e etc...., para o homem veja o que sabe fazer e use uns períodos de folga para por seu talento em ação e ganhar um dinheiro a mais que vai ajudar em seu orçamento.

- organizar o orçamento - organização é tudo, mantenha um caderno ou compre um livro caixa e anote tudo, tudo, tudo o que você gasta durante um més e você verá para onde o dinheiro está indo, vai enxergar onde a torneira está aberta. Use o livro caixa como se fosse o tesoureiro de suas finanças.

- renegociar as dívidas - procure o gerente do banco, ligue para o cartão de crédito e negocie. Se sua divida for com particulares ou lojas uma dica, jamais deixe de atendê-los para não acharem que você está fugindo de pagar o que deve. A pessoa ligou, atenda, ela vai cobrar e quando você disser que não tem ela vai pedir uma data para ligar novamente ou ela mesmo definirá a data. É o tempo que você terá para economizar e quitar uma parte da dívida na próxima ligação.

- buscar educação financeira - informe-se, seu gerente pode fazer isso, ou corra para a internet e procure blogs de educadores financeiros e finanças pessoais, sempre tem dicas interessantes.

- começar já - Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje, organize-se já.

- não esperar pelos outros, nem por milagres - faça você mesmo, dinheiro não cai do céu, trabalhe e conquiste o que é seu, quite suas dividas e economize para suas compras. Fique rico.

O educador financeiro enumera quatro passos simples para alguém que quer ficar rico:

1.   Não tenha pressa. Quando a pressa é exagerada a pessoa acaba assumindo riscos muito grandes e, na maioria das vezes, o resultado não é o esperado. Isso deve ser uma meta de longo prazo.

2.   Invista em planejamento. Para toda jornada que é longa, o mais importante é planejar. Dar importância ao planejamento, à capacitação e à organização das metas é fundamental.

3.   Pondere valores. Dinheiro é importante, é claro, mas não é o mais importante na vida. Algumas pessoas entram numa corrida desenfreada atrás de riquezas e se esquecem dos amigos, da família, da ética, de respeitar os outros.


4.   Seja equilibrado. Não é porque você tem um foco que vai viver 100% nele e se esquecer do resto. Algumas pessoas ficam tão gananciosas ou ávidas por sucesso que deixam até de cuidar da saúde. “Essas pessoas podem até ficar ricas, mas não ficam prósperas, o que, na minha visão, é muito mais importante do que ficar apenas rico”. Afinal, ser rico é acumular dinheiro e bens de valor, enquanto ser próspero é progredir, desenvolver-se, ser bem-sucedido e ter êxito naquilo que faz.

Eu gostei demais....

Bjkssss..........Graça e Paz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário